Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Após liderança mudar sete vezes de mãos, Cruzeiro tentará ser 1º a se firmar no topo

Com triunfo em clássico, time celeste voltou ao 1º lugar, que já teve cinco donos

postado em 30/07/2013 07:04 / atualizado em 29/07/2013 20:47

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Com a goleada sobre o Atlético, por 4 a 1, o Cruzeiro voltou a liderar o Campeonato Brasileiro. A missão do time comandado por Marcelo Oliveira agora é se manter no topo da tabela, em uma competição que se firmar como primeiro colocado, por enquanto, não foi meta alcançada por nenhuma equipe.

O Cruzeiro já havia sido o líder do Brasileirão na primeira rodada, quando goleou o Goiás por 5 a 0. Porém, o topo da tabela foi deixado ao empatar com o Atlético-PR no jogo seguinte. Aquela foi a primeira de sete vezes em que a liderança mudou de mãos.

O São Paulo foi o responsável por assumir a ponta da tabela na segunda rodada, permanecendo no topo até a jornada seguinte. Na quarta rodada, o Coritiba aproveitou derrota do Tricolor Paulista para o Goiás, em pleno Morumbi, para saltar à primeira colocação.

Assim como o São Paulo, o Coxa seguiu na liderança por duas rodadas. Na sexta, o Botafogo ultrapassou o time paranaense, que reassumiu a ponta na rodada seguinte. A queda do Coritiba, sendo superado pelo time carioca, aconteceu novamente na oitava jornada do Campeonato Brasileiro.

Um quinto líder diferente no Brasileirão surgiu na última quarta-feira. Em jogo antecipado, o Internacional venceu o São Paulo, por 1 a 0, e assumiu a primeira colocação. Porém, o Colorado foi goleado, por 3 a 0, pelo então lanterna Náutico e caiu para o sexto lugar. Com a vitória sobre o Atlético, o Cruzeiro atingiu a ponta da tabela.

Cruzeirenses indicam caminho

Para não deixarem escapar a liderança, os jogadores do Cruzeiro indicam o caminho. “Sempre ter equipe competitiva em todos os jogos. A gente não pode jogar muito bem só no Mineirão. Fora de casa, temos de ter consistência, o mesmo nível de jogo. No Campeonato Brasileiro, temos de ter essa força. Fundamental é ir para jogos fora com mesma força e empenho”, analisou o goleiro e capitão Fábio.

Autor de dois gols na goleada sobre o Atlético, Ricardo Goulart planeja como abrir vantagem na liderança. “Se entrarmos determinados como nos jogos anteriores, podemos dar 'esticada' em cima. Vamos fazer de tudo para que isso possa acontecer”, observou.

Novamente no topo, o time comandado por Marcelo Oliveira defenderá a liderança nesta quarta-feira. Em jogo pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro enfrentará o Fluminense, às 19h30, no Maracanã.