Futebol Nacional
None

CRUZEIRO

Manutenção da ponta e estreia de Luxa: desafios do Cruzeiro contra o Fluminense

Clube celeste entra em campo para continuar no topo e evitar reação do Tricolor

postado em 31/07/2013 07:00 / atualizado em 31/07/2013 11:27

Denilton Dias/ VIPCOMM

O Cruzeiro entra em campo nesta quarta-feira, às 19h30, no Maracanã, como líder do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos e um jogo a menos que o Internacional, segundo colocado. Embalado pela vitória sobre o arquirrival Atlético na última rodada, o clube celeste encara o Fluminense, que atravessa fase instável e trocou de treinador. Os desafios celestes passam pela manutenção da liderança em uma competição tão longa e em evitar uma reabilitação carioca, que pode ser motivada pela presença de Vanderlei Luxemburgo no banco de reservas.

Embora o adversário venha de cinco derrotas consecutivas, o técnico Marcelo Oliveira não crê em vida fácil no Rio de Janeiro. “Temos de nos prevenir. Não podemos nos iludir em relação ao adversário. O Fluminense é difícil em qualquer circunstância. Eles têm tradição, grandes jogadores e é importante fazermos nossa parte e evoluirmos sempre. Vamos nos preocupar menos com adversário e buscar fazer uma boa atuação”, disse Marcelo.

No treinamento dessa terça, o comandante confirmou a equipe dos últimos jogos. O Cruzeiro vai a campo com Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Souza, Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Luan e Vinícius Araújo.

Para o atacante Luan, mantido entre os titulares devido à lesão de Dagoberto, o segredo para continuar no topo do Brasileiro é a entrega dos jogadores. “A vontade é a diferença. Vai do Fábio ao Vinícius Araújo. Estamos marcando demais e isso está ajudando a sair vitoriosos. Sabemos que é difícil jogar com o Fluminense. Até porque caiu um grande treinador que é o Abelão. Os jogadores demonstrarão pelo técnico e também devem querer mostrar serviço para o Luxemburgo”, concluiu o jogador.

O jogo no Maracanã será a primeira vez no maior palco do futebol brasileiro para alguns cruzeirenses, casos de Mayke e Vinícius Araújo. Porém, a preocupação celeste não é sobre o estádio, mas em parar Fred, que apresenta boa média de gols diante do Cruzeiro.

“Fred é jogador de referência, aos longos dos anos se firmando como esse jogador, agora na Seleção se firmou também. Temos de estar sempre atentos, não só para ele não finalizar, como não proporcionar oportunidades aos outros jogadores. Isso que faremos”, afirmou o goleiro Fábio.

Fluminense

Vitorioso diante do Cruzeiro nos últimos dois anos ou quatro jogos, por Flamengo e Grêmio, respectivamente, o técnico Vanderlei Luxemburgo estreia no banco de reservas carioca. Ele fez apenas um treinamento com o grupo e foi contratado para apagar o incêndio nas Laranjeiras após a demissão de Abel Braga. Com derrotas consecutivas para Portuguesa, Botafogo, Vasco, Internacional e Grêmio, o Tricolor está na zona de rebaixamento, com nove pontos.

Fluminense x Cruzeiro

Fluminense
Diego Cavalieri; Jean, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Wagner; Rafael Sóbis e Fred.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Souza, Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Luan e Vinícius Araújo
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Maracanã
Data: 31 de julho de 2013, às 19h30.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio/GO
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva/GO e Patrício de Araújo/GO