Futebol Nacional
None

Missão: seguir na ponta

Cruzeiro enfrenta o Fluminense e tenta a sexta vitória seguida para manter a boa fase e continuar liderando o Brasileiro. Tricolor já será dirigido por Luxemburgo

postado em 31/07/2013 09:05

Pela segunda vez no atual Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro defende a liderança da competição, desta vez diante do Fluminense, hoje, às 19h30, no Maracanã. Na outra vez que isso aconteceu foi logo na segunda rodada e os cruzeirenses esperam que o resultado seja bem diferente: em um gramado muito ruim da Vila Olímpica do Boqueirão, em Curitiba, o time celeste ficou no 2 a 2 com o Atlético-PR, perdendo o primeiro lugar para o São Paulo.

A situação agora é bem diferente. Além de jogar em um estádio que oferece todas as condições para a prática do futebol, a Raposa vem embalada por cinco vitórias seguidas, sendo quatro por goleada, inclusive uma sobre o rival Atlético, que usou time misto, e uma sobre outro tricolor, também fora de casa, o São Paulo.

Outra coincidência é que, como o adversário de hoje, na partida no Morumbi, há 10 dias, o time paulista também atravessava uma crise – trocou o técnico Ney Franco por Paulo Autori depois de sofrer 3 a 0 do time celeste, que hoje pegará uma equipe que trocou de técnico pouco antes de enfrentá-lo, com a saída de Abel Braga e a chegada de Vanderlei Luxemburgo (leia texto abaixo).

No jogo com os paulistas, o grande destaque foi o atacante Luan, autor dos três gols. Hoje, ele volta a ser titular e sabe da importância de o Cruzeiro manter o bom momento. “O importante é apresentar a mesma vontade dos últimos jogos. Tomara que eu esteja novamente em uma noite feliz e consiga ajudar a equipe a sair com mais uma vitória”, disse o jogador, artilheiro da equipe no Brasileiro, com quatro gols.

Para ele, tão difícil quanto chegar à liderança do Nacional é mantê-la. Por isso, garante que a concentração dos atletas é total. “Todo mundo vai querer nos derrotar, mas nos esforçamos muito para chegar ao primeiro lugar e não queremos sair mais.”

A troca de comando no adversário também é levada em conta na Toca da Raposa II. De acordo com Luan, a chegada de Luxemburgo certamente mudará o ânimo de alguns jogadores, que vão querer provar para o novo comandante que merecem chance na equipe. “De qualquer forma, estamos preparados para fazer um grande jogo e sair com os três pontos”, declarou.

O técnico Marcelo Oliveira também aposta em seus comandados hoje. Porém, não prevê facilidade, mesmo com o adversário vindo de cinco derrotas seguidas e estreando treinador. “Não podemos nos iludir com os últimos resultados do Fluminense, que continua sendo um clube de tradição, com grandes jogadores. Temos de fazer nossa parte, evoluir e buscar mais uma boa atuação”, argumentou.

Com o Cruzeiro vivendo excelente momento na temporada – vem fazendo boa campanha também na Copa do Brasil –, é natural que os elogios se multipliquem. Mas isso não muda em nada os métodos de trabalho na Toca da Raposa II. “Com tantos anos no futebol, aprendi que você não pode se abater quando as coisas não saem como desejado, nem se empolgar quando consegue bons resultados. Vamos continuar nos empenhando a cada dia para alcançar nossos objetivos”, disse o treinador.

REPETIÇÃO
Um dos trunfos da equipe celeste vem sendo a repetição da equipe, o que volta a ocorrer hoje, uma vez que o lateral-direito Mayke se recuperou de pancada na canela direita, sofrida no clássico de domingo. “O time é o mesmo (dos últimos três jogos) pelo rendimento, pelas vitórias e pelo comportamento, a produção, que nos agradaram bastante”, afirmou Marcelo Oliveira.


ESTRELADAS
De volta
A novidade entre os 21 jogadores relacionados por Marcelo Oliveira para a viagem ao Rio de Janeiro foi a presença do zagueiro Victorino. Ele não atua desde 23 de setembro do ano passado devido a problemas físicos, mas já vem treinando com o grupo desde o mês passado.

Garantido
A diretoria celeste anunciou ontem que renovou antecipadamente o contrato do atacante Vinícius Araújo, de 20 anos. O compromisso anterior iria até maio de 2015 e agora vai ter 24 meses mais, indo até maio de 2017. A renovação antecipada é uma forma de proteger o jogador, que subiu este ano para o profissional, do interesse de clubes europeus, como os italianos Udinese e Napoli.

Fluminense X Cruzeiro


Fluminense
Diego Cavalieri; Jean, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Wagner; Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nílton, Souza, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Luan; Vinícius Araújo
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Maracanã
Horário: 19h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e João Patrício de Araújo (GO)
TV: SporTV e pay per view