Futebol Nacional
None

BRASILEIRÃO

Pensando para a frente

Jogadores do Cruzeiro esquecem derrota para o Fluminense e já projetam uma vitória amanhã contra o Coritiba para que o time se mantenha entre os primeiros

postado em 02/08/2013 08:28 / atualizado em 02/08/2013 08:39

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press-9/5/13
A derrota para o Fluminense tirou o Cruzeiro da liderança do Campeonato Brasileiro, mas não abateu a equipe. A intenção de todos no clube é retomar o caminho das vitórias o mais rápido possível, de preferência já no jogo deste sábado, contra o Coritiba, outra equipe que briga pelas primeiras posições na tabela de classificação. Para isso, nada melhor que voltar ao Mineirão, onde o time celeste tem 12 vitórias em 12 jogos nesta temporada.

Para continuar com 100% de aproveitamento no Gigante da Pampulha, o técnico Marcelo Oliveira quer o time aproveitando as chances que criar ou surgirem. Segundo ele, faltou “poder de decisão” ao time no 1 a 0 para o tricolor carioca. “Até os 35min de jogo fomos soberanos, marcamos forte, não deixamos o Fluminense jogar e tivemos chances para decidir. (…) Agora temos de agregar ainda mais. Não vamos nos abater. Muito pelo contrário. Vamos fortes para o próximo jogo, contando com a presença do torcedor para buscar a vitória e retomar o nosso caminho”, afirmou o treinador.

Os jogadores concordam com o comandante. Para eles, os tropeços são naturais em um campeonato tão acirrado quanto o Brasileiro e é preciso manter a tranquilidade diante das adversidades. “Vamos fazer valer nossa força no Mineirão. Só a vitória nos interessa”, garantiu o armador Éverton Ribeiro, que teve uma bela finalização defendida por Diego Cavalieri na quarta-feira.

Eles se mostram otimistas, mesmo reconhecendo a ótima fase do adversário de sábado, único invicto no Brasileiro. “O Coritiba realmente está muito bem, mas em casa temos de fazer prevalecer nossa força.”

Para vencer a equipe Coxa-Branca, o time celeste terá de voltar a mostrar seu poder ofensivo. Melhor ataque do Campeonato Brasileiro, a Raposa passou em branco diante do Fluminense, apenas pela terceira vez na temporada – isso só havia ocorrido no empate com o Guarani, pela primeira fase do Campeonato Mineiro, e na derrota para o Atlético, no primeiro jogo da final do Estadual.

Assim, o atacante Borges, recuperado de contusão na coxa esquerda, poderá ser importante opção. Como está fora desde 29 de maio, o atleta, que marcou 10 gols nesta temporada, não deve começar jogando, mas poderá entrar no decorrer da partida.

Quem também deve ficar no banco de reservas é Martinuccio. Ele não pôde atuar no Rio de Janeiro por força de contrato, já que está emprestado pelo Fluminense, mas agora volta a ficar à disposição de Marcelo Oliveira.

MUDANÇA DE PLANOS Com problemas para voltar do Rio a Belo Horizonte, a comissão técnica cancelou a atividade marcada para a tarde de quinta-feira, na Toca da Raposa II. Inicialmente a delegação iria desembarcar às 12h04, mas, devido ao mau tempo, a chegada foi adiada para as 16h. Esse voo também atrasou e só no fim da tarde os jogadores conseguiram chegar à capital mineira. Assim, o único treino para pegar o Coritiba será realizado nesta sexta pela manhã.

Segundo Marcelo Oliveira, nas atuais circunstâncias, não dá mesmo para exigir muito nos treinamentos, pois os jogos ocorrem duas vezes por semana. “Tem de ser mais na preleção, trabalhando o posicionamento, falando alguma coisa sobre o adversário. Havendo alguém mais desgastado, poderemos fazer modificações, mas não é o ideal, pois o time perde em entrosamento”, argumentou.


ESTRELADAS

Enxugando o grupo
O Cruzeiro deu início a redução de seu grupo de jogadores, que chegou a ter 37 atletas. O zagueiro Thiago Carvalho, o lateral-direito Leandrinho, o zagueiro Nirley e o volante Uelliton estão fora dos planos do técnico Marcelo Oliveira e vão treinar em horário diferente dos demais atletas na Toca da Raposa II, a exemplo do que já ocorre com o atacante Farías. Já o atacante Leo Bonatini, que retornou de empréstimo da Juventus-ITA, foi reintegrado à equipe de juniores. Assim, o grupo conta agora com 32 jogadores.

Interesse
O atacante Anselmo Ramon está na mira do Atlético-PR. Sem muitas chances atualmente na equipe, tendo perdido espaço para Vinícius Araújo, ele poderia ser emprestado para ter chance de jogar. Inicialmente a proposta dos paranaenses não interessou à diretoria celeste, mas o negócio não está descartado.

Registrado
O armador Júlio Baptista ainda nem treinou com os demais jogadores do Cruzeiro, mas já tem condições legais de estrear com a camisa celeste, pois teve o nome publicado ontem no Boletim Informativo Diário (Bid) da CBF. Apresentado no domingo como jogador da Raposa, ele retornou à Espanha em seguida para providenciar a mudança e deve começar a trabalhar na Toca da Raposa II na segunda-feira.


O ADVERSÁRIO

Alex de fora
Quem gostaria de ver Alex novamente em ação no Mineirão, estádio onde fez grandes partidas defendendo o Cruzeiro, em 2003, terá de esperar mais um pouco. Devido a uma pancada no tornozelo esquerdo, sofrida durante a vitória por 5 a 3 sobre a Ponte Preta, quarta-feira, o armador vai desfalcar o Coritiba no jogo contra seu ex-clube, neste sábado, no Gigante da Pampulha. Além dele, o técnico Marquinhos Santos não contará com o volante Júnior Urso e o lateral-esquerdo Raúl Iberbia, contundidos, além do armador Geraldo, que cumpre suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Já o atacante Deivid continua fora devido a uma cirurgia num joelho. Ele só deverá voltar aos gramados em setembro. A delegação coxa-branca chega a Belo Horizonte no fim da manhã desta sexta e treina à tarde na Cidade do Galo.

Tags: cruzeiro coritiba mineirão