Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em confronto direto, Cruzeiro derrota Coritiba e retoma a liderança do Brasileiro

Com gol de Luan, Cruzeiro vence Coritiba, no Mineirão, por 1 a 0, e volta ao primeiro lugar da tabela; sem Alex, Coxa amarga perda de invencibilidade na competição

postado em 03/08/2013 20:25 / atualizado em 03/08/2013 22:05

Joao Miranda/Esp.EM/D.A Press

O Cruzeiro é o novo líder do Campeonato Brasileiro. Em confronto direto pela primeira colocação, a Raposa teve muita dificuldade diante do Coritiba, mas conseguiu a vitória por 1 a 0, neste sábado, no Mineirão, pela 11ª rodada. O atacante Luan foi o autor do gol celeste, aos 11 minutos do primeiro tempo. No entanto, a equipe de Marcelo Oliveira pode perder a liderança no domingo, em caso de triunfo do Botafogo no clássico contra o Vasco, no Maracanã.

Com o resultado, o Cruzeiro mantém 100% de aproveitamento no Mineirão - 13 vitórias no mesmo número de jogos - , chega a 21 pontos e volta ao topo da tabela. Já a Coritiba amarga a perda da invencibilidade no Brasileirão e fica no terceiro lugar, com 18 pontos.

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Criciúma, nesta quarta-feira, às 19h30, no Heriberto Hulse, em Santa Catarina. O Coritiba, por sua vez, encara o Grêmio, na quinta-feira, às 21h, em Porto Alegre.

Um dos grandes ídolos da história do Cruzeiro, Alex reencontraria a torcida celeste neste sábado, dez anos depois da conquista da tríplice coroa. No entanto, o camisa 10 e capitão do Coxa foi cortado do jogo no Mineirão devido a uma entorse no tornozelo direito. Os reencontros marcantes, então, ficaram por conta de Marcelo Oliveira e Everton Ribeiro, que defenderam o Coritiba nas duas últimas temporadas.

Luan define vitória no primeiro tempo

Joao Miranda/Esp.EM/D.A Press
Desfalcado de Alex e Deivid, o Coritiba partiu para cima no primeiro tempo e criou lance de perigo logo aos quatro minutos. Robinho recebeu passe de Gil e finalizou forte. A bola desviou na zaga e saiu sobre o travessão de Fábio. O Coxa manteve o posicionamento, trocou passes com objetividade e empurrou o adversário para o setor defensivo.

Porém, a resposta do Cruzeiro veio aos 11 minutos. Em rápida jogada, Ricardo Goulart lançou Mayke, que disparou pela ponta direita, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro. Oportunista, Luan apareceu na pequena área e apenas completou para o gol: 1 a 0.

O gol sofrido não abalou a estratégia do Coritiba. A equipe paranaense continuou trabalhando o toque de bola no campo ofensivo, enquanto o Cruzeiro apostava nas jogadas em velocidade, principalmente com os laterais Mayke e Egídio. Ricardo Goulart, Vinícius Araújo e Everton Ribeiro também se destacaram pela movimentação no ataque. No Coxa, Lincoln e Botinelli articulavam as principais jogadas e abriam espaços para Robinho e Gil.

A partir dos 30 minutos aconteceram as melhores oportunidades de gol. A troca de passes do Cortiba deu resultado, o lateral-esquerdo Diogo chegou livre na área e finalizou forte, para boa defesa de Fábio. Aos 35, Everton Ribeiro desperdiçou grande chance para ampliar o placar. Após roubar a bola na intermediária, Luan lançou o camisa 17, que passou por dois adversários e chutou forte, rasteiro. Vanderlei, com a perna direita, evitou o segundo gol celeste. Na sequência, o técnico do Cortiba, Marquinhos Santos, precisou fazer a primeira alteração: ex-cruzeirense Keirrison no lugar de Bill, contundido.

No fim da etapa, Ricardo Goulart arrancou pelo ataque e serviu Vinícius Araújo, bem colocado na grande área. O centroavante conseguiu driblar o goleiro Vanderlei, mas, sem ângulo, mandou por cima do gol. Nos acréscimos, Souza, em cobrança de falta, cobrou rasteiro e mandou à direita, com muito perigo.

Cruzeiro desperdiça boas chances e segura Coxa

Joao Miranda/Esp.EM/D.A Press
O Cruzeiro mudou sua postura no segundo tempo. A equipe de Marcelo Oliveira deixou de esperar as investidas do Coritiba e pressionou. Antes dos dez minutos, duas grandes chances: Everton Ribeiro, em chute forte no travessão, e Vinícius Araújo, que tocou na saída de Vanderlei, mas, devido a um leve toque do goleiro, mandou à rente à trave esquerda.

Com Coritiba totalmente acuado, Marquinhos Santos promoveu a segunda alteração: atacante Arthur na vaga do meia Bottinelli. O Coxa melhorou em campo e, aos 17 minutos, acertou a trave de Fábio, com Keirrison. Após o susto, Marcelo Oliveira realizou duas alterações no Cruzeiro: Tinga e Borges substituíram Ricardo Goulart e Vinícius Araújo, respectivamente.

A entrada de Arthur deu maior velocidade e ofensividade ao Coritiba. No entanto, a defesa do Cruzeiro, formada por Dedé e Bruno Rodrigo, se manteve firme e conseguiu frear o ímpeto dos paranaenses. Aos 37 minutos, o atacante Keirrison, dono de longo histórico de contusões, voltou a sentir uma lesão e foi substituído por Everton Costa. Pelo mesmo motivo, Nilton também cedeu lugar para Leandro Guerreiro.

Forte na marcação, o Cruzeiro dominou o Coritiba nos minutos finais e não foi ameaçado. Souza ainda arriscou de fora da área, mas o placar no Mineirão terminou 1 a 0.

CRUZEIRO 1 X 0 CORITIBA

CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Nilton (Leandro Guerreiro), Souza, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Tinga); Luan e Vinícius Araújo (Borges)
Técnico: Marcelo Oliveira

CORITIBA
Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Willian, Gil, Bottinelli (Arthur), Robinho e Lincoln; Bill (Keirrison, depois Everton Costa)
Técnico: Marquinhos Santos

Gol: Luan, aos 11 minutos do primeiro tempo

Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, 3 de agosto de 2013
Arbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Thiago Gomes Brigido (CE )

Cartões amarelos: Everton Ribeiro, Mayke e Tinga (Cruzeiro); Willian, Bottinelli eArthur (Coritiba)


Público pagante:
25.108
Renda: R$ 1.298.444,00