Futebol Nacional
None

Mexer e seguir vencendo

Com a contusão de Nilton, Marcelo Oliveira é obrigado a mudar o time depois de quatro partidas. Nada que abale a confiança para encarar nesta quarta o Criciúma, em Santa Catarina

postado em 06/08/2013 08:45 / atualizado em 06/08/2013 08:47

Depois de quatro jogos com a mesma escalação, o Cruzeiro terá mudança para enfrentar o Criciúma, neta quarta, às 19h30, no Estádio Heriberto Hülse, pela 12ª rodada do Brasileiro. O volante Nilton, com cansaço muscular, não viajou para Criciúma. O técnico Marcelo Oliveira ainda não anunciou o substituto, mas Leandro Guerreiro, Tinga e Lucas Silva são as opções para o time vice-líder, que tenta melhorar seu desempenho como visitante.

Desde a vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, no Morumbi, passando pela goleada sobre o Atlético (4 a 1), derrota para o Fluminense (0 a 1) até o triunfo sobre o Coritiba (1 a 0), sábado, no Mineirão, a formação da equipe celeste foi a mesma para começar os jogos. Agora, Nilton ficará de fora, algo raro nas 34 partidas da temporada. O volante não começou jogando apenas duas vezes, ambas quando vários titulares foram poupados: contra o Villa Nova (1 a 0), pelas semifinais do Mineiro, e diante do Atlético-GO (1 a 0), pela Copa do Brasil.

Hoje à tarde, no CT do Criciúma, Marcelo Oliveira comandará o único treino antes do jogo de amanhã, quando deve definir o substituto de Nilton. Nos minutos finais da partida contra o Coritiba, foi Leandro Guerreiro quem substituiu o titular, mas Tinga já estava em campo, no lugar de Ricardo Goulart. Ontem pela manhã, na Toca da Raposa, antes da viagem para Santa Catarina, os titulares não foram para o campo.

Quem está cada vez mais firme na posição é o lateral-direito Mayke, um dos destaques da equipe na vitória sobre o Coritiba. Apesar de ter-se recuperado de contusão, o ex-titular Ceará está no banco. Apesar disso, o relacionamento entre os dois jogadores continua o mesmo, e Mayke procura seguir os conselhos do experiente lateral e do treinador. “Procuro escutar. Escuto muito e faço o que o Marcelo me pede: entrar em campo, fazer o simples, ele gosta do jogo que faço. Procuro ouvi-lo mais. E não mudou em nada nosso relacionamento (com Ceará). Ele brinca comigo e eu com ele”, garantiu Mayke.

O jovem lateral conta também que se espelha em outros dois laterais formados no clube: “Sempre acompanhei o Jonathan e o Maicon. Sempre achei que eles são excelentes jogadores. Desde quando subi, procuro ver vídeos para fazer igual a eles. Sempre é bom jogar e ser comparado a eles”, disse Mayke, que, no entanto, não se acomoda com a situação atual. “Graças a Deus, estou conseguindo fazer boas partidas e ajudar o Cruzeiro. Agora é trabalhar para poder manter esse ritmo”, afirmou.

RECONHECIMENTO Mayke fez a assistência para o gol de Luan, na vitória sobre o Coritiba, e teve o reconhecimento do atacante. “Esse moleque está jogando demais. Então, tenho que agradecer a ele. O gol totalmente foi para ele, mérito dele”, comentou Luan, artilheiro da equipe no Brasileiro com cinco gols.

Para o jogo de amanhã, contra o Criciúma, Mayke poderá ser novamente uma arma importante, nos cruzamentos para a área, já que o campo do time catarinense tem dimensões reduzidas. “Todos têm falado que o nosso time vem muito bem na bola aérea. Temos que jogar pela beirada, fazer os cruzamentos e utilizar a nossa bola parada. Vai ser um jogo muito difícil, mas temos de ir lá para conseguir a vitória”, declarou, confiante.


O ADVERSÁRIO
Caras conhecidas no Tigre
Apenas uma posição e um ponto acima da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Criciúma, que, domingo, perdeu para o Corinthians por 2 a 0, em casa, não faz boa campanha na competição, mas o técnico Osvaldo Alvarez acredita na recuperação de sua equipe, já a partir do jogo de amanhã, contra o Cruzeiro, no Heriberto Hülse. “Nós estamos na frente do Atlético, que também não teve uma boa sequência. Estamos na frente do São Paulo. Mas a gente sabe que essas equipes têm um elenco e uma experiência maior e podem reagir com mais facilidade. Então acho que nós precisamos dar uma embalada”, avaliou o treinador, após a derrota para o Corinthians. O time catarinense tem vários jogadores conhecidos do torcedor mineiro. Com passagem pelo Cruzeiro, estão no clube o lateral-esquerdo Gílson, o volante Amaral (que também jogaram no América), os atacantes Fabinho, Wellington Paulista e Marcel e o zagueiro Thiago Heleno. Dos jogadores envolvidos na contratação do atacante Lucca, somente Wellington Paulista não poderá jogar por força de contrato. Além do atacante, no entanto, apenas Amaral é titular. O Criciúma tem ainda os ex-atleticanos Serginho, Daniel Carvalho e Morais, além do goleiro Helton Leite, filho do ex-goleiro João Leite.