Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Na briga pela liderança do Brasileirão, Cruzeiro pega Criciúma em Santa Catarina

Time celeste precisa vencer fora de casa para poder voltar à ponta nesta rodada

postado em 07/08/2013 07:00 / atualizado em 07/08/2013 17:01

Samuel Venâncio/TV Alterosa

Na luta para retomar a liderança do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro enfrentará o Criciúma nesta quarta-feira, às 19h30, no estádio Heriberto Hulse. Com um triunfo em cinco jogos fora de casa, a equipe comandada por Marcelo Oliveira precisa vencer em Santa Catarina para poder assumir a primeira colocação.

Segundo colocado, o Cruzeiro soma 21 pontos, dois a menos que o Botafogo. Para voltar à liderança nesta quarta-feira, a equipe celeste precisa derrotar o Criciúma e que o time carioca não vença o Atlético, no Independência. Em caso de empate no Horto, a Raposa, se vencer em Santa Catarina, ficará à frente por ter saldo de gols superior.

Embora o Criciúma não vença há três jogos, Marcelo Oliveira espera enfrentar muitas dificuldades. “Independentemente da situação, historicamente o Criciúma é muito difícil, um time sempre competitivo, com torcida que empurra e apoia. Temos de nos preparar para um jogo difícil”, disse.

Em Santa Catarina, o Cruzeiro terá novidade. Depois de utilizar a mesma formação em quatro jogos consecutivos, Marcelo Oliveira será obrigado a mudar a escalação. Com dores musculares, Nilton será poupado. O substituto do camisa 19 está definido: Leandro Guerreiro.

“Joga o Leandro Guerreiro, o substituto natural, que faz a proteção da zaga. Estamos absolutamente confiantes, porque o Guerreiro jogou muitas vezes como titular neste ano”, observou o treinador.

Com vários ex-cruzeirenses no elenco, o Criciúma não iniciará o jogo com atletas que passaram pela Toca da Raposa. Por cláusula contratual, Wellington Paulista não poderá ser escalado. O volante Amaral, por sua vez, cumprirá suspensão automática. Já o lateral-esquerdo Gilson e o atacante Fabinho são reservas. O também lateral Diego Renan está contundido, enquanto o zagueiro Thiago Heleno está afastado.

Além dos titulares Wellington Paulista e Amaral, o técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, não contará com o volante Elton, lesionado. “Jogamos com dois esquemas táticos e um deles será utilizado. Vamos estudar um pouco mais para saber quem vamos colocar. O Cruzeiro tem um grande time, mas vamos dificultar ao máximo o jogo deles. Será um jogo parecido com o do Grêmio”, analisou o treinador, relembrando a última vitória sobre o Tricolor Gaúcho, na oitava rodada. Desde então, foram duas derrotas e um empate.

Criciúma x Cruzeiro

Criciúma

Hélton Leite; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Ewerton Páscoa, Gilson, Leandro Brasília e Ivo; Cassiano e Lins
Técnico: Vadão

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Souza; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Luan; Vinícius Araújo
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Heriberto Hulse, em Criciúma-SC
Data: 7 de agosto (quarta-feira), às 19h30
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Rener Santos de Carvalho (AC)