Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro vence o Criciúma fora de casa por 2 a 1 e retoma a liderança do Brasileirão

Gols do clube celeste foram marcados por Vinicius Araújo e Ricardo Goulart

postado em 07/08/2013 21:22 / atualizado em 07/08/2013 23:46

Eduardo Valente/Frame/Folhapress

O Cruzeiro criou muitas chances e poderia ter vencido o Criciúma com facilidade, nesta quarta-feira, no estádio Heriberto Hulse. Porém, o time de Marcelo Oliveira desperdiçou oportunidades de golear o adversário e acabou encontrando dificuldades para vencer por 2 a 1, gols de Vinicius Araújo e Ricardo Goulart. Bruno Lopes descontou para os donos da casa.

Com a vitória, o clube estrelado chegou aos 24 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, beneficiado pelo empate do Botafogo com o Atlético, por 2 a 2, no Independência.

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Santos, no domingo, às 16h, no Mineirão. Será o reencontro da torcida celeste com o meia Montillo, vendido ao Peixe no início do ano por 10 milhões de euros. Já o Criciúma visita a Ponte Preta, no mesmo dia, mas às 18h30.

O jogo

O primeiro tempo da partida foi muito movimentado. O Cruzeiro adotou uma postura ofensiva e o Criciúma, com três atacantes, também buscou o gol a todo momento. Com isso, o duelo foi muito aberto e repleto de lances de perigo, principalmente contra o gol de Hélton Leite.

Logo no primeiro minuto de jogo, Egídio cobrou escanteio pela esquerda e Bruno Rodrigo desviou a bola na pequena área. Por pouco o Cruzeiro não abriu o placar. Aos 11 minutos, foi a vez de Dedé tocar de cabeça pela linha de fundo, rente à trave.

O time da casa descontou aos 13. Lins penetrou pela direita, cortou para o centro e chutou forte, para ótima defesa de Fábio. Dez minutos depois, o Cruzeiro abriu o placar. Ricardo Goulart cruzou rasteiro para a área, Sueliton cortou errado e a bola sobrou para Vinicius Araújo empurrar para as redes.

Eduardo Valente/Frame/Folhapress

A partida seguiu movimentada e, depois do gol marcado, o Cruzeiro criou inúmeras chances reais para ampliar o marcador. Em uma delas, Everton Ribeiro chutou da entrada da área e a bola desviou na defesa, saindo à linha de fundo, muito perto da trave.

Luan perdeu duas ótimas chances de cabeça, dentro da área. Uma delas em cruzamento de Everton Ribeiro e outra de Souza. Na última delas, o atacante cabeceou na pequena área e o goleiro Hélton Leite fez excelente defesa.

A melhor oportunidade desperdiçada ocorreu no fim do primeiro tempo. Everton Ribeiro foi lançado pela direita do ataque e saiu cara a cara com o goleiro, mas demorou demais para finalizar e foi desarmado.

No segundo tempo, o Cruzeiro voltou com Willian no ataque, no lugar de Luan, que já tinha cartão amarelo e fez muitas faltas na etapa inicial. A equipe celeste voltou a ter muitas chances de ampliar, mas errava na conclusão.

Em pouco tempo, o Criciúma equilibrou as ações do jogo e pressionou o Cruzeiro em busca do empate. Aos 22 minutos, Bruno Lins penetrou sozinho pela direita do ataque e cruzou na medida para Bruno Lopes perder o gol na pequena área.

Aos 24, Lins novamente fez grande jogada na área cruzeirense e mandou a bola no travessão de Fábio. No rebote, Bruno Lopes cabeceou para as redes. O Cruzeiro passou a buscar o empate incessantemente e ficou ainda mais vulnerável na defesa. Aos 32 minutos, Egídio cobrou escanteio pela esquerda e a bola foi desviada na pequena área, mas passou rente à trave.

Aos 38, o Cruzeiro foi premiado com o gol. Depois de muita pressão, Martinuccio cruzou pela direita e Ricardo Goulart marcou um golaço, de letra, para selar a vitória cruzeirense.

Criciúma 1 x 2 Cruzeiro

Criciúma
Hélton Leite; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira (Leonardo) e Marlon (Leandro Brasília); Ewerton Páscoa, Gilson, Fabinho e Ivo; Cassiano (Bruno Lopes) e Lins
Técnico: Vadão

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Leandro Guerreiro, Souza; Everton Ribeiro (Martinuccio), Ricardo Goulart e Luan (Willian); Vinícius Araújo (Borges)
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo:
12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Heriberto Hulse, em Criciúma-SC
Data: 7 de agosto (quarta-feira), às 19h30
Gols: Vinicius Araújo, aos 23’ do primeiro tempo; Bruno Lopes aos 24’ do segundo tempo e Ricardo Goulart aos 38’
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Rener Santos de Carvalho (AC)
Cartões amarelos: Marlon, Matheus Ferraz (Criciúma), Luan e Everton Ribeiro (Cruzeiro)

Tags: líder cruzeiro botafogo brasileirão liderança