Futebol Nacional
None

Raposa tenta acertar o pé

Para se manter na liderança do Campeonato Brasileiro, jogadores do Cruzeiro buscam melhorar o desempenho ofensivo, que caiu bastante nas últimas rodadas

postado em 13/08/2013 08:54

O Cruzeiro conseguiu se manter na liderança do Campeonato Brasileiro, mas, ao ficar no 0 a 0 com o Santos, no Mineirão, desperdiçou a chance de abrir vantagem em relação aos concorrentes. Para seguir na ponta, a equipe está ciente da necessidade de voltar a ter um bom desempenho ofensivo, que caiu bastante.

Se nos 32 jogos em 2013 marcou 85 gols, média de 2,65 por jogo, nos últimos quatro balançou as redes apenas três vezes, ou 0,75 gol por vez que entrou em campo. No domingo, foi apenas a quarta vez na temporada que não marcou gol, mas a segunda em 10 dias – a outra foi no 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã.

Agora, tentará marcar diante do Grêmio, amanhã, às 21h50, em Porto Alegre. O problema é que o time gaúcho tem a quarta melhor defesa do Brasileiro, atrás apenas do Corinthians, do próprio Cruzeiro e do Santos.

Para o setor, o técnico Marcelo Oliveira ainda não contará com um de seus principais jogadores, o atacante Dagoberto. Ele participou de atividade técnica na tarde de ontem, voltando em seguida para a preparação física. O mais provável é que só tenha condições de atuar no fim do mês, pois a comissão técnica está tendo bastante cuidado depois da grave contusão na coxa esquerda.

Mas, para quem vai jogar, o importante é o Cruzeiro continuar apresentando o futebol que o levou à liderança do Nacional, com direito ao ataque mais positivo, com 25 gols marcados. “Quando você está lá em cima, na primeira posição, a tendência é de que as coisas fiquem realmente mais difíceis, pois todos querem vencê-lo, estudam você, que desperta a atenção. Mas seguimos com o melhor ataque e temos de manter o aproveitamento”, afirmou o armador Éverton Ribeiro, que volta ao time depois de cumprir suspensão diante do Peixe por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

Ele aproveitou a “folga” para descansar, uma vez que, como outros jogadores, vem sentindo o desgaste de entrar em campo duas vezes por semana desde o início de julho. Assim, se sente com energias renovadas para ajudar os companheiros a conquistar mais uma vitória. “O Grêmio é um time forte e ainda vai estar em casa, onde certamente terá o apoio da torcida. Não será fácil, mas temos plenas condições de ir lá e vencer”, declarou ele, ressaltando que tem se dado bem fora de casa, como nas vitórias por 3 a 0 sobre o São Paulo e 2 a 1 sobre o Criciúma.

Como é considerado um dos principais jogadores da equipe, para muitos sua ausência acabou contribuindo para que o time celeste não vencesse o Santos. Para ele, porém, foi um dia em que as coisas não deram certo para a Raposa, que até tentou bastante, mas desperdiçou as poucas chances que criou, além de ter esbarrado na forte marcação do adversário, que se fechou na defesa, principalmente no primeiro tempo.

MUDANÇAS
Além da volta de Éverton Ribeiro, o técnico Marcelo Oliveira deverá promover outras alterações na equipe, justamente poupando os que estão mais desgastados. Ainda no domingo, o treinador citou o lateral-direito Mayke, mas outros também devem entrar na lista. A definição sairá na manhã de hoje, quando está marcado o último treino antes da viagem para a capital gaúcha.


PROMOÇÃO "OS DEZ MAIS DO CRUZEIRO"
A página do Superesportes MG no Facebook lançou uma promoção que sorteará o livro Os dez mais do Cruzeiro, de Cláudio Arreguy, que resgata a história dos 10 maiores ídolos da história cruzeirense: Niginho, Tostão, Dirceu Lopes, Piazza, Raul, Natal, Nelinho, Joãozinho, Sorín e Alex. Para participar, basta acessar a página do Superesportes no Facebook, compartilhar a imagem da promoção e se inscrever no link indicado. O sorteio será dia 19. A entrega ao premiado será entre os dias 21 e 23.


ENQUANTO ISSO...
Quase pronto
A torcida vive grande expectativa para ver a estreia de Júlio Baptista com a camisa do Cruzeiro, porém, deverá ter de esperar mais um pouco. O armador fez treino físico ontem e, segundo o técnico Marcelo Oliveira, poderá estrear no sábado, quando o time celeste recebe o Vitória, no Mineirão. “Ele está na parte física e vamos provocar trabalhos técnicos para dar ritmo e condicioná-lo melhor. Se não for neste fim de semana, será para a outra semana”, afirmou o treinador, se referindo ao compromisso com o Flamengo, dia 21, novamente no Gigante da Pampulha, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.