Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Três pontos para seguir líder

Cruzeiro tem a volta de Éverton Ribeiro no jogo contra o Grêmio em Porto Alegre. Raposa busca a vitória para continuar na ponta da tabela

postado em 14/08/2013 08:46

O empate por 0 a 0 com o Santos, que acabou com os 100% de aproveitamento no Mineirão, não estava nos planos. Por isso, o objetivo do Cruzeiro é vencer o Grêmio, hoje, às 21h50, em Porto Alegre, mantendo-se na liderança do Campeonato Brasileiro, ainda que todos considerem a partida muito difícil, não só por ser fora de casa, mas também pela força do tricolor gaúcho.

A confiança em conquistar um bom resultado na Arena do Grêmio vem, em parte, com a volta do armador Éverton Ribeiro ao time, depois de ele cumprir suspensão contra o Peixe. E também da força apresentada fora de casa desde a intertemporada nos Estados Unidos, onde a Raposa venceu o local Strikers e o Monarcas Morelia-MEX. Desde então, em cinco partidas como visitante, ganhou três – São Paulo e Criciúma pelo Nacional, além do Atlético-GO, pela Copa do Brasil –, empatou uma – Portuguesa – e perdeu uma – Fluminense, em jogo em que dominou o primeiro tempo.

Até pelo aproveitamento de 66,66% desde então, e também pela longa maratona a que as equipes vêm sendo submetidas, o técnico Marcelo Oliveira decidiu repetir a estratégia de deixar um dos titulares em Belo Horizonte. Se na semana passada o volante Nílton não viajou ao interior catarinense, desta vez o poupado será o lateral-direito Mayke.

Assim, o titular será Ceará. Experiente, o jogador de 33 anos se diz pronto para atuar contra o tricolor gaúcho, a quem enfrentou algumas vezes quando defendeu o Internacional, entre 2005 e 2007. “Não me dei muito bem em Gre-Nal, chegando a perder uma decisão de Gaúcho no Beira-Rio. Mas agora estou aqui no Cruzeiro, em um novo estádio, e espero ajudar a equipe a conquistar a vitória”, declarou.

Na partida de hoje, ele espera que o time celeste volte a se apresentar bem, depois de atuação pouco inspirada contra o Santos. “Tenho acompanhado os jogos e acho que não terei dificuldade de dar continuidade ao trabalho”, afirmou o lateral, que, além de se sair bem na marcação, quer ser boa opção de ataque pelo lado direito. “Cada jogo tem sua história, mas nosso time tem mostrado bom poder ofensivo, variando bem as jogadas por ambos os lados. Dependendo de como a partida se apresentar, apoiarei mais ou menos.”

Ceará não sabe o que é começar uma partida desde 23 de junho, no amistoso contra o Strikers, no qual deixou o campo logo aos 16min devido a uma dor na coxa direita. Ele já havia reclamado da mesma contusão 15 dias antes, no início da partida contra o Corinthians, em Sete Lagoas.

Assim, perdeu a posição para o prata da casa, mas garante não ter se acomodado. “Disputa de posições é natural no futebol. Ser titular ou reserva é relativo, o treinador é quem decide, pois o grupo é muito qualificado. A gente tem que se adaptar ao momento, mas não se conformar com ele. No dia a dia, no treinamento, procuro sempre trabalhar forte para estar pronto quando escalado”, afirmou.

TEMOR
Também temendo o desgaste, Marcelo Oliveira chegou a pensar em poupar o zagueiro Bruno Rodrigo. Porém, apesar de confiar em outros defensores do grupo, decidiu mantê-lo para não fazer duas mudanças simultâneas na defesa.

Até para que os atletas tivessem mais tempo para descansar, ele poupou a maioria dos titulares do treino recreativo de ontem. Dos que começam jogando, apenas Ceará e Éverton Ribeiro, que não atuaram no domingo, ficaram no campo depois da tradicional roda de bobinho que também serviu de aquecimento. Os demais seguiram para a sala de musculação.

O ADVERSÁRIO
Mistério
Se Marcelo Oliveira poupou os titulares do último treino do Cruzeiro, no Grêmio o técnico Renato Gaúcho fechou para a imprensa a primeira hora da última atividade, na tarde de ontem. Quando os portões foram abertos, os jogadores realizavam apenas o tradicional rachão, sendo possível notar as ausências do zagueiro Rhodolfo, do lateral-esquerdo Alex Telles, do volante Adriano e do armador Elano. A informação é de que todos estiveram em campo na primeira parte da atividade, mas o treinador escondeu as alternativas do time porto-alegrense para receber o líder do Brasileiro. Se o técnico não terá os armadores Riveros, que serve à Seleção Paraguaia, e Zé Roberto, contundido, mesma situação do atacante Vargas, por outro lado, o atacante Kléber e o latearl-direito Pará, livres de suspensão, voltam. A tendência é a volta do sistema 3-5-2, com Ramiro entrando no meio. Matheus Biteco também tem alguma chance de atuar, e Souza corre por fora.

Grêmio X Cruzeiro

Grêmio
Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Adriano, Ramiro, Elano e Alex Telles; Kléber e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nílton, Souza, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Luan; Vinícius Araújo
Técnico: Marcelo Oliveira

Estádio: Arena do Grêmio
Horário: 21h50
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Vicente Romano Neto (SP)
TV: Globo e pay per view