Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Aposta na velocidade

Flamengo diz que está pronto para resistir a possível pressão celeste e joga suas fichas nos contra-ataques. Marcelo Moreno é liberado, mas Ernane deve ser mantido na frente

postado em 21/08/2013 09:16 / atualizado em 21/08/2013 09:31

O Flamengo aposta nos contra-ataques, aproveitando a boa fase do volante Elias, para tentar construir boa vantagem sobre o Cruzeiro, hoje, às 21h50, no Mineirão, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Por isto, paciência para resistir a uma possível pressão e atenção redobrada para as roubadas de bola são as palavras de ordem no rubro-negro. O objetivo é marcar gols na casa da Raposa e levar a decisão da vaga para o duelo decisivo, no Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira.

Campeão da competição nacional com o Corinthians, em 2009, Elias sabe bem como o fator psicológico será importante diante da Raposa. Levando em consideração, principalmente, a força do time celeste no Gigante da Pampulha, onde está invicto desde a reinauguração do estádio neste ano. “O fator campo ajuda muito. Quando se tem uma torcida vibrante durante os 90 minutos, é criado um ambiente favorável, mas temos jogadores experientes que sabem jogar dentro e fora de casa e capazes de pôr fim a esta invencibilidade. Vamos jogar para isto”, promete Elias.

Vontade não vai faltar aos rubro-negros, assegura o jogador, ao destacar a entrada no torneio das equipes que disputaram a Copa Libertadores. “A Copa do Brasil ficou mais importante com a inclusão dos times da Libertadores. A competição ficou mais forte e todos querem ganhar.”

Por isto, o volante recomenda tranquilidade e sabedoria diante do time de Marcelo Oliveira. “É preciso que tenhamos paciência, são dois jogos e nada será definido amanhã (hoje), mas também sabemos que uma péssima atuação pode decretar a eliminação no primeiro jogo. Falo com a experiência de quem já conquistou este título e outros mata-matas. Não podemos entrar em desespero se tomarmos um gol. Temos de fazer uma boa partida para resolvermos no Rio.”

Elias deixou claro que o Flamengo não está preocupado com tabus, quando questionado sobre a decisão de 2003 protagonizada pelos dois times. Na ocasião, o Cruzeiro foi campeão. “Não faz a menor diferença. Tabus existem só do lado de fora. Quem está aqui hoje não fez parte daquele jogo. Eu, por exemplo, nunca assisti ao vídeo. Então, vai ser contra esta equipe, a atual. Temos que esquecer tudo que criam fora disto, posição no Brasileiro e focar só nesta partida.”

O volante assegura que o Flamengo tem condições de vencer o Cruzeiro no Mineirão e menciona o triunfo sobre o Atlético (3 a 0), arquirrival dos cruzeirenses, pelo Brasileiro, logo depois da conquista da Libertadores pelos alvinegros. “Somos um time mais maduro e mais organizado taticamente. Fizemos boas partidas com grandes equipes, vencemos o campeão da América. No futebol, tudo pode acontecer.”

MARCAÇÃO ESPECIAL De qualquer forma, ele recomenda atenção redobrada sobre o armador Éverton Ribeiro. “Trabalhei com ele no Corinthians e sei das qualidades que tem. Será necessária atenção total. Conheço bem e sei que é um jogador de extrema qualidade.”

Os rubro-negros desembarcaram despercebidos na capital mineira no fim da manhã de ontem. À tarde, o técnico Mano Menezes orientou treino secreto no CT Lanna Drumond. Os jornalistas só tiveram acesso à casa do América no fim da atividade, quando os reservas treinavam finalizações. O atacante Marcelo Moreno, recuperado de contusão, é opção para iniciar a partida contra a Raposa. O treinador, no entanto, deve manter o time que ficou no empate sem gols com o São Paulo na rodada passada do Campeonato Brasileiro, com Ernane isolado na frente.