Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Quase complicou

Cruzeiro joga melhor que o Flamengo, abre 2 a 0, mas sofre um gol depois de falha bisonha de Dedé e perde a chance de decidir com mais tranquilidade no Maracanã

postado em 22/08/2013 08:49

A intenção era vencer, de preferência por dois ou mais gols de diferença e sem sofrer gols, encaminhando a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Mas o Cruzeiro deixou o Mineirão conformado com os 2 a 1 sobre o Flamengo, na noite de ontem. Assim, joga pelo empate na quarta-feira, no Maracanã, e até por derrota por um gol de diferença, desde que marque ao menos duas vezes.

A resignação não é em função do resultado, mas pelo que o time celeste apresentou. Com amplo domínio das ações, poderia ter vencido por placar bem melhor, ainda que tenha passado por alguns sustos. Para completar, sofreu um gol em uma bobeada incrível do sistema defensivo.

Até pelo bom momento da equipe, que no sábado havia goleado o Vitória por 5 a 1, o técnico Marcelo Oliveira enalteceu o resultado de ontem. “Enfrentamos uma equipe muito bem montada e mesmo assim pressionamos o tempo todo. Sofremos o gol em uma bobeada e podemos lamentar isso, mas não o fato de termos saído com a vitória”, afirmou o treinador, lembrando que o time celeste soma 15 vitórias e um empate em 16 jogos no Gigante da Pampulha na temporada.

No jogo de ontem, a Raposa entrou com Ceará na lateral direita, pois Mayke reclamou dor na região lombar, fruto de pancada sofrida durante o treino da terça-feira, em disputa com Dedé. Mas a mudança não alterou a forma de jogar da equipe, que continuou usando bem os lados do campo e os cruzamentos. Em um deles, aos 7min, Bruno Rodrigo, que jogou graças a efeito suspensivo conseguido pelo departamento jurídico do clube mineiro, cabeceou rente à trave.

Aos 14min, Borges recebeu lançamento de Éverton Ribeiro e bateu de dentro da área. Felipe, em grande defesa, colocou pela linha de fundo.

Sete minutos mais tarde, Willian recebeu na área, mas foi travado por González na hora de concluir. O cruzeirense ficou reclamando ter sido seguro pelo defensor flamenguista no início do lance, o que foi ignorado pela arbitragem.

Mesmo dominado, o Flamengo quase marcou aos 24min, quando Marcelo Moreno passou por Dedé e bateu de fora da área, acertando a trave. Mas quem abriu o placar foi o Cruzeiro, com Willian. Ele aproveitou sobra de bola depois que Felipe pegou finalização à queima-roupa de Ricardo Goulart. A bola entrou mansamente e nem chegou a tocar na rede.

DE PLACA O Cruzeiro iniciou o segundo tempo abusando da ligação da defesa para o ataque. Quando colocou a bola no chão, aos 8min, quase ampliou com Borges, que bateu rasteiro da entrada da área, mas Felipe desviou. Na sequência, Bruno Rodrigo cabeceou na trave.

Mas aos 11min, o lance que valeu outro ingresso. O time celeste fez o segundo em contra-ataque puxado por Ricardo Goulart, que lançou Éverton Ribeiro. Ele deu chapéu em Luiz Antônio, dentro da área, e acertou belo chute de primeira, marcando um golaço.

A vantagem deu a tranquilidade de que os donos da casa precisavam para tentar administrar o jogo. Mas aos 23min, em falha coletiva da defesa celeste, principalmente de Dedé, os visitantes diminuíram com Carlos Eduardo, pegando rebote na pequena área, depois que a bola bateu na trave.

O Cruzeiro sentiu o baque e até tentou algumas jogadas, mas sem a mesma inspiração. Antes de voltar a pensar no torneio mata-mata, o time celeste vira suas atenções para o Campeonato Brasileiro, pelo qual visita a Ponte Preta, sábado, às 18h30.

Cruzeiro 2 X 1 Flamengo

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé Bruno Rodrigo e Egídio; Nílton, Souza, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart (Luan 34 do 2º) e Willian (Júlio Baptista 21 do 2º); Borges (Vinícius Araújo 32 do 2º)
Técnico: Marcelo Oliveira

Flamengo
Felipe; Chicão, González e Samir (Paulinho 33 do 2º); Luiz Antônio, Cáceres, Elias, Fernandinho (João Paulo 24 do 2º), Gabriel (Carlos Eduardo 18 do 2º) e André Santos; Marcelo Moreno
Técnico: Mano Menezes

Estádio: Mineirão
Gol: Willian 27 do 1º; Éverton Ribeiro 11 e Carlos Eduardo 23 do 2º
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Bruno Boschillia (PR) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Cartão amarelo: Cáceres e Elias
Pagantes: 33.645