Futebol Nacional
None

De olho na reta final

Torcida azul está pronta para comemorar o título do Campeonato Brasileiro. Data mais provável é 17 de novembro, no jogo contra a Ponte, no Mineirão

postado em 08/10/2013 08:48

Rodrigo Clemente EM DA PRESS
A torcida do Cruzeiro não consegue esconder a ansiedade para soltar o grito de tricampeão brasileiro. A grande pergunta dos cruzeirenses no momento é: quando será? A questão não é mais se o time será campeão. Com 11 pontos de vantagem sobre o Grêmio, na liderança do campeonato, a Raposa, a cada rodada, se aproxima de assegurar matematicamente o título de 2013. No cálculo dos matemáticos, as chances de o time celeste ser campeão beiram os 100%. Jogadores e o técnico Marcelo Oliveira, no entanto, seguem firmes no discurso de que a equipe ainda não conquistou nada e que tem de continuar com os pés no chão.

O torcedor, no entanto, ainda terá de esperar mais alguns jogos para gritar “é campeão!”. Na melhor das hipóteses, o Cruzeiro pode garantir matematicamente o título na 31ª rodada, contra o Criciúma, dia 27, no Mineirão. Para isso, no entanto, é preciso uma combinação improvável de resultados, apesar da brilhante campanha da equipe. O time celeste teria de vencer os cinco jogos seguintes, e o Grêmio teria de perder todos, além de contar com tropeços de Botafogo e Atlético-PR nessas rodadas.

Se a atual diferença de 11 pontos para o vice-líder se mantiver nas próximas partidas, o Cruzeiro será campeão matematicamente na partida diante da Ponte Preta, no Mineirão, em 17 de novembro, com três rodadas de antecipação. Nos jogos restantes, o Grêmio poderia descontar apenas nove pontos para o líder. Na era de pontos corridos, o campeão com maior antecedência foi o São Paulo, em 2007, que garantiu o título quatro jogos antes do fim.

Outra possibilidade será se tornar campeão no confronto direto com o tricolor gaúcho, no Mineirão, em 10 de novembro, pela 33ª rodada. Para isso, no entanto, será preciso aumentar a diferença de 11 para 13 pontos até lá. Com a vitória na partida, essa vantagem passaria a 16 pontos, quando só restariam cinco jogos para o término do campeonato.

JOGO DO ANO Apesar da ampla vantagem na liderança, Marcelo Oliveira mantém o discurso de seguir trabalhando jogo a jogo. “Não dá para ficar pensando muito na sequência, nem ficar preocupado. Todas as equipes vão se enfrentar. Lá atrás falaram que teríamos uma sequência mais difícil que o Botafogo, mas passamos bem. Temos que estar mais unidos, mais fortes. Faltam 12 jogos, são todos extremamente importantes. Vamos fazer do próximo o jogo do ano para nós”, afirmou, após a goleada por 4 a 1 sobre o Náutico, domingo, no Recife.

O técnico celeste também evita falar em título: “Historicamente, o futebol já pregou muitas peças. Equipes que estavam muito na frente se descuidaram, entraram na zona de conforto e perderam. Nunca é demais reforçar essa atenção, melhorar, vibrar mais e chegar na reta final com tranquilidade”.