Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Chance de mostrar serviço

Com a decisão de poupar jogadores contra o Bahia para evitar contusões, quem estava de molho e retorna quer mostrar a Marcelo Oliveira que pode ser titular. É o caso de Nílton

postado em 19/04/2014 09:14 / atualizado em 19/04/2014 09:17

Paulo Galvão /Estado de Minas

GLADYSTON RODRIGUES / EM DA PRESS
Preocupado com o desgaste acentuado dos titulares, o técnico Marcelo Oliveira vai escalar uma equipe alternativa na estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, contra o Bahia, amanhã, às 16h, na Fonte Nova, em Salvador. Avaliações feitas pela comissão técnica mostraram que todos os titulares de linha estão próximos do limite e que correriam grande risco de sofrer contusões musculares se fossem escalados neste fim de semana – o atacante Dagoberto, por exemplo, sofreu estiramento na coxa direita na final do Campeonato Mineiro.

Melhor para quem está em busca de chance para tentar reconquistar o espaço, casos do volante Nílton e do atacante Borges. Ambos ficaram bastante tempo no departamento médico este ano e agora, recuperados e recondicionados fisicamente, não veem a hora de começar jogando uma partida.

“Fiquei um período afastado, perdi a pré-temporada, tive de correr contra o tempo para encaixar na condição física. Mas agora estou recuperado, na mesma forma do ano passado, e, se possível, vou demonstrar isso contra o Bahia”, disse Nílton, que não só foi titular absoluto no ano passado como acabou eleito para a Seleção do Brasileiro da CBF e ganhou a Bola de Prata da revista Placar.

Para recuperar a condição de intocável, ele aposta na garra que demonstra desde o início da carreira. “Sempre quero jogar, ajudar os companheiros, correr pelos torcedores. Estou com aquela fome de bola de sempre. Não tem porque mudar, foi assim que consegui me destacar e é assim que pretendo continuar atuando”, afirmou o jogador, que espera um jogo “eletrizante” entre o campeão mineiro e o baiano.

Mesmo que o time celeste vá à capital baiana sem seus principais jogadores, Nílton acredita que tem condições de voltar com três pontos na bagagem. “Quem está fora quer mostrar serviço. Então, acho que o Cruzeiro entrará forte (contra o Bahia), qualquer que seja a formação.”

Como os demais atletas, o volante ressalta a importância de pontuar desde a primeira rodada, seja jogando em casa ou fora. Até porque, na opinião dele, a concorrência está ainda mais acirrada que no ano passado, quando o Cruzeiro foi campeão. “Este ano o Brasileiro está ainda mais difícil, pois muitas equipes contrataram jogadores e devem vir mais fortes. Mas nós vamos procurar manter a regularidade e nos sagrar campeões mais uma vez”, declarou.

Este ano, Nílton participou de nove dos 22 jogos do Cruzeiro, sendo titular em seis. A última vez em que atuou foi no clássico contra o Atlético, no jogo de ida da final do Mineiro, que terminou 0 a 0, em 6 de abril, quando entrou no segundo tempo no lugar de Ricardo Goulart. Como titular, sua última aparição foi em 30 de março, nos 2 a 1 sobre o Boa, na volta das semifinais do Estadual.

SÓ UM TITULAR Da decisão de poupar os titulares, apenas o goleiro Fábio é exceção. Ele está confirmado para o jogo de amanhã e comandará o time formado ainda por Mayke, Leo, Wallace e Egídio; Nílton, Tinga, Souza e Marlone; Willian e Borges. Também foram relacionados o goleiro Elisson, o zagueiro Alex, os volantes Eurico e Willian Farias, o armador Alisson e os atacantes Marcelo Moreno e Martinuccio.


ESTRELADAS
Folga
O Cruzeiro embarca hoje pela manhã para Salvador, onde treina à tarde, no CT do Vitória. A volta a Belo Horizonte será apenas na tarde de segunda-feira, com os jogadores sendo liberados no aeroporto de Confins. A reapresentação será apenas na manhã de quarta-feira, com os atletas ganhando a terça-feira de merecida folga, depois de seis partidas decisivas desde 30 de março, tanto pelo Campeonato Mineiro quanto pela Copa Libertadores.

Sem descanso
Quem não vai ter moleza são o zagueiro Wallace e o armador Alisson. Eles retornaram ontem a Belo Horizonte depois do período de treinamento com a Seleção Brasileira Sub-21, em Mogi das Cruzes (SP), que serviu de preparação para o Torneio de Toulon, na França, em maio. Relacionados para o jogo com o Bahia, eles iniciaram a concentração às 23h com os demais atletas. Outro cruzeirense que trabalhou sob o comando do técnico Alexandre Gallo foi o goleiro Georgemy, que volta ao time júnior.