Futebol Nacional
None

CRUZEIRO

Cruzeiro deve repetir diante do Atlético a tática que lhe rendeu 100% de vitórias no Mineirão

Marcação forte e saída rápida para o ataque renderam nove vitórias em nove jogos

postado em 20/09/2014 08:24 / atualizado em 20/09/2014 08:40

Paulo Galvão /Estado de Minas

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Com nove vitórias em nove jogos no Mineirão neste Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro aposta no fator casa para vencer o Atlético, amanhã, às 16h, pela 23ª rodada e seguir folgado na liderança. A intenção é fazer contra o maior rival o que tem feito contra os demais adversários: imprimir ritmo forte no ataque e marcando a saída de bola, não dando espaço na defesa.

A tática vem funcionando bem, ainda que na Toca da Raposa II todos saiam pela tangente quando questionados sobre ela. Mas é sabido que o que vem dando certo não será modificado em função de se tratar de um clássico ou de a Raposa estar tranquila na competição.

Para os cruzeirenses, são vários os fatores que permitem ao time ter 100% de aproveitamento até o momento. “Até falo para os jogadores que não é o estádio que nos faz fortes, mas a atitude, a marcação, a boa qualidade de nosso time, apoiado por um bom número de torcedores. Esperamos continuar assim”, afirma o técnico Marcelo Oliveira.

A verdade é que o esquema dele tem funcionado bem, principalmente por contar com jogadores não só criativos, mas que também combatem os adversários, preenchendo espaços quando a equipe está sem a bola. Um dos que fazem isso é o armador Éverton Ribeiro, que tem motivo de sobra para ir bem amanhã: será seu 100º jogo com a camisa celeste.

“Só de ser um clássico já há uma motivação extra em relação aos demais jogos. Com uma marca importante como essa, ainda mais. Vamos buscar a vitória para ter um dia ainda mais feliz para mim e para todos os cruzeirenses”, declara o jogador, que tem sido fundamental para o excelente aproveitamento do time celeste no Gigante da Pampulha neste Brasileiro.

Ainda que fale pouco sobre o esquema da equipe, ele acredita que não é hora de mudar nada, mas sim de cada um se concentrar ainda mais. “Temos de continuar fazendo valer o mando de campo, marcando firme e buscando aproveitar as chances que surgirem. Nosso time está bem mobilizado para este jogo e vamos procurar ter uma grande atuação.”

BEIRADAS Além dos atletas criativos, como o próprio Éverton Ribeiro e o jovem Alisson e, claro, o artilheiro Ricardo Goulart, que volta ao time depois de cumprir suspensão, o time celeste usa bem também seus jogadores teoricamente defensivos. Os volantes, por exemplo, costumam atuar como verdadeiros armadores, casos de Henrique e Lucas Silva, que costumam também finalizar jogadas com chutes de fora da área.

Já os laterais têm bastante liberdade para ir à frente, o que deve se repetir amanhã, quando Mayke está confirmado na direita e Egídio, na esquerda. O camisa 6, inclusive, mereceu elogios do “chefe” depois de se recuperar de fratura na mão direita e ter boa atuação na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR. “A saída do Egídio (por quase três semanas) deve ter feito o torcedor refletir um pouco mais sobre a situação desse jogador. Ele dá um volume grande ofensivo e todos gostam disso. Ele é extremamente benéfico para nosso time”, argumenta Marcelo Oliveira, que hoje pela manhã comandará a última atividade antes do clássico – ontem, apenas os goleiros estiveram em campo, com os demais atletas se exercitando na academia da Toca da Raposa II.



VISITA ILUSTRE
A Toca da Raposa II recebeu uma visita ilustre, ontem. O ex-jogador Dirceu Lopes, ídolo do clube nos anos 60 e 70, compareceu ao CT e conversou com alguns jogadores, para levar incentivo aos atletas. “A presença do Dirceu Lopes é sempre muito bem-vinda, é um amigo, está sempre com pensamentos e uma palavra positiva, acreditando sempre no trabalho. Tomara que nossos jogadores possam se inspirar neste grande jogador, neste ídolo, e de repente fazer aquelas jogadas que ele fazia quando jogava”, disse o técnico Marcelo Oliveira, conterrâneo e amigo de Dirceu.


INGRESSOS
Mais de 50 mil

Segundo a Raposa foram comercializados 30.031 bilhetes. Já a Minas Arena informou que contabiliza 4.800 ingressos negociados. O Cruzeiro tem ainda 16 mil sócios do futebol com lugar garantido no Mineirão. A venda prossegue hoje

Tags: cruzeiro clássico mineirão campeonatobrasileiro