Futebol Nacional
None

CRUZEIRO

Ceará se queixa de demora em negociação para renovar contrato e vê comodidade do Cruzeiro

Lateral-direito em vínculo até o fim da temporada e tem pressa em discutir renovação

postado em 30/11/2015 18:18 / atualizado em 30/11/2015 19:05

No Cruzeiro desde julho de 2012, Ceará ainda não sabe se permanecerá no clube na próxima temporada. A demora da diretoria em discutir a renovação de seu contrato, com término em dezembro, tem incomodado o lateral-direito, que já manifestou a intenção de estabelecer um novo vínculo.

“Acho que já passou da hora de a gente iniciar uma conversa sobre essa situação. E, se depender de mim, tenho deixado claro que permanecerei em 2016 no Cruzeiro. Só não ficarei se, por ventura, os dirigentes não quiserem”, afirmou o camisa 2.

Ceará apontou uma situação cômoda para a diretoria em esperar para discutir as renovações de contrato. Além do lateral-direito, Charles, Leandro Damião e Júlio Baptista têm vínculo no fim.

“Na verdade, cada um tem uma postura. Os dirigentes adotaram essa postura de conversar com os atletas que finalizam o contrato somente depois da competição, uma vez que são quatro atletas, dois já passaram dos 30 e os outros dois não se firmaram como titulares da equipe. Então é cômodo para os dirigentes ficarem numa situação como essa”, disse.

“Se fosse um jovem, eles já teriam agilizado a situação. Com um ídolo como o Fábio, agilizaram o quanto antes. Então é cômodo para os dirigentes. A gente continua fazendo o trabalho de cabeça erguida. Continuo me dedicando. A gente se dedica, em primeiro lugar para Deus e, depois, para uma agremiação que tem uma história formidável como o Cruzeiro”, acrescentou.

Questões físicas deixam renovação em xeque

Enquanto se destaca pela liderança, o camisa 2 vê os problemas físicos ao longo de sua trajetória no clube serem empecilho para a assinatura de um novo vínculo. Criado recentemente pelo Cruzeiro, o departamento de análise de desempenho já coletou os dados de Ceará. O baixo percentual de partidas disputadas desde sua chegada à Toca da Raposa deixa a renovação contratual do lateral-direito em xeque, embora ele goze de prestígio com a torcida e com a diretoria.

Ceará esteve em campo em 56,2% das partidas do time celeste desde que se apresentou ao clube, em 5 de julho de 2012. Vale ressaltar que nem todas as ausências foram por lesões. Em algumas ocasiões, ele foi preterido por opção técnica, especialmente quando Mayke se destacava.

Em 2015, Ceará participou de 24 dos 64 jogos disputados pelo Cruzeiro. Grande parte das ausências no início deste ano foram consequências de sacrifícios na temporada passada. Na final da Copa do Brasil de 2014, contra o arquirrival Atlético, o Cruzeiro encontrava obstáculos para definir quem ocuparia a lateral direita. Mayke se recuperava de um edema na coxa direita, enquanto Ceará se queixava de problemas musculares. Embora não estivesse em condições ideais, o camisa 2 foi titular. Ter atuado no sacrifício teve consequências para o início de 2015.

Ceará até participou de amistoso do Cruzeiro contra o Londrina, na pré-temporada, mas, posteriormente, ficou afastado dos gramados até março, quando retornou em jogo contra o Villa Nova, pelo Estadual. No início de abril, o lateral-direito foi submetido a uma cirurgia no joelho direito para corrigir uma lesão no menisco. Ele voltou a defender a Raposa no fim de maio, em partida contra a Ponte Preta, pelo Brasileirão. O longo período no departamento médico durante o primeiro semestre o levou a participar de apenas um jogo da equipe na Copa Libertadores.

Ao fazer uma autoavaliação, Ceará admitiu que pouco participou nos primeiros meses de 2015. “No primeiro semestre, infelizmente, algumas lesões me tiraram do gramado. Fiz poucos jogos no primeiro semestre. Depois que retornei na cirurgia no joelho, com um pouco de dificuldade, devido ao incômodo que ainda sentia, mas, uma vez que esse incômodo foi amenizando, consegui dar uma sequência de jogos”, observou.

Aos 35 anos, o lateral-direito encerra a temporada como titular. Ele esteve em 15 das últimas 18 partidas disputadas pelo Cruzeiro. “Tenho procurado ajudar da melhor maneira possível, defendendo bem, dando assistência, um suporte ofensivo. Tem dado certo. E pretendo prossseguir da mesma forma, porque tenho fôlego para correr, para me dedicar e continuar jogando em alto nível”, comentou.

Os números de Ceará no Cruzeiro:

2015

64 jogos disputados pelo Cruzeiro
24 jogos disputados por Ceará, sendo dois como suplente

2014
76 jogos disputados pelo Cruzeiro
45 disputados por Ceará, sendo cinco como suplente

2013
63 jogos disputados pelo Cruzeiro
44 disputados por Ceará, sendo um como suplente

2012
32 jogos disputados pelo Cruzeiro desde a chegada de Ceará
20 jogo disputados por Ceará, todos como titular

Tags: cruzeiro ceará renovação mercadobola