Futebol Nacional
None

CRUZEIRO

Cruzeiro defende invencibilidade de meio século em confrontos contra o Tupi em Belo Horizonte

Única vitória do alvinegro na capital ocorreu em 17 de abril de 1966, no Mineirão

postado em 13/02/2016 10:00 / atualizado em 12/02/2016 20:52

Rodrigo Clemente/EM D.A Press
Mandante na partida deste domingo, às 17h, no Mineirão, o Cruzeiro defende um retrospecto amplamente favorável nos confrontos contra o Tupi em Belo Horizonte. Em 29 jogos disputados na capital mineira, o clube celeste triunfou 22 vezes e perdeu apenas uma, além de seis empates. E a vitória do Galo Carijó ocorreu há quase 50 anos: no dia 17 de abril de 1966, Mauro e João Pires marcaram os gols da equipe de Juiz de Fora, enquanto Zé Carlos, em cobrança de pênalti, descontou para a Raposa. O duelo de caráter amistoso valeu pela primeira rodada do Torneio Pentagonal, que ainda contou com as participações de América, Botafogo e Palmeiras.

De lá até aqui, Cruzeiro e Tupi se enfrentaram mais 24 vezes em BH, com 19 vitórias celestes e cinco empates. No dia 23 de março de 2003, o então atacante Deivid marcou um dos gols da vitória por 4 a 0 no Mineirão – os outros três foram do meia Alex. Era o jogo das faixas do título estadual daquela temporada.

Treze anos depois, Deivid, na condição de treinador, comenta as modificações realizadas na escalação durante os últimos treinos. “Foi muito positivo, pois testamos algumas peças. Contamos com grupo cheio, então precisamos dar oportunidades para todo mundo. Ser coerente e justo. Temos testado jogadores para achar posição certa. Essa semana foi perfeita para ajustar a equipe”.

Os números gerais de Cruzeiro x Tupi apontam 62 duelos desde 20 de maio de 1928. A equipe azul e branca venceu 40 vezes e marcou 144 gols. O alvinegro, por sua vez, somou seis resultados positivos, com 49 tentos assinalados. Houve ainda 16 empates.

O atual cenário das equipes na tabela do Mineiro mostra situações distintas. O Cruzeiro está no G-4, na terceira posição, com quatro pontos. Já o Tupi encara uma situação difícil: perdeu os dois primeiros jogos e ocupa a lanterna, sem nem sequer ter feito gols.

Apesar do momento instável do adversário, o lateral-direito Mayke prevê dificuldades. “A URT veio fechada, pensamos que o Tupi virá assim também. Estamos apostando nas bolas de escape. Temos de ter paciência, não adianta querer atacar e atacar, prender a bola e tomarmos contra-ataque. Vamos procurar trabalhar bem a bola para chegar ao ataque e concluir em gol”.

Tags: tupi cruzeiro jogos confrontos retrospecto seriea interiormg futnacional