Futebol Nacional
None

CRUZEIRO

Cruzeiro recebe o Grêmio no Mineirão e inicia série de partidas decisivas no Brasileirão

Time titular de Mano Menezes para o jogo deste sábado ainda é um mistério

postado em 01/10/2016 08:00 / atualizado em 30/09/2016 17:56

Edesio Ferreira/EM/D.A. Press
O Cruzeiro inicia neste sábado, às 18h30, diante do Grêmio, no Mineirão, a série de partidas que, de alguma forma, decidirá seu futuro no Campeonato Brasileiro [depois, Ponte Preta (c), Palmeiras (f) e Chapecoense (c)]. Sem vencer há quatro partidas na competição, o time voltou para a zona de rebaixamento e precisa do resultado positivo para não ver a situação ficar ainda mais agravada. O adversário deste sábado viveu situação parecida, mas iniciou a recuperação na última rodada, quando derrotou a Chapecoense na estreia do técnico Renato Gaúcho no torneio.

Como tem realizado em ‘tempos difíceis’, Mano Menezes fechou a última atividade antes da partida e não revelou o time que escalará no Mineirão. A única pista sobre a escalação foi dada em entrevista coletiva. O treinador revelou que a equipe já está definida em sua cabeça e que, por motivo de desgaste, mudanças podem acontecer em relação ao time que saiu derrotado por 2 a 1 para o Corinthians, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil.

A tendência é que o lateral-direito Ezequiel ganhe oportunidade entre os titulares na vaga de Lucas. Antes do jogo pela Copa do Brasil, o treinador havia adiantado essa possibilidade. Fora do compromisso contra o Corinthians, o meia uruguaio Arrascaeta e o atacante Ramón Ábila também são candidatos a recuperar as vagas ocupadas por Rafinha e Willian na equipe. No setor defensivo, Mano teve um problema de última hora. Manoel foi suspenso por quatro jogos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e deverá ser substituído por Leo. 

"As escolhas são de pequenos detalhes para lá e para cá. Vou obedecer essa questão do desgaste, pois precisamos ter todos bem inteiros. A escalação sai uma hora e 15 minutos antes do jogo (risos). Não é mistério, é porque os jogadores não sabem ainda. Então não é justo passar para vocês antes de falar aos jogadores", disse Mano.

Se vencer o duelo deste sábado, o Cruzeiro poderá ultrapassar até quatro adversários diretos na luta para fugir da degola. Na 17ª colocação, com 30 pontos, a Raposa torce contra Figueirense, Vitória, Coritiba e Sport que enfrentam, respectivamente, Internacional, Chapecoense, América e Fluminense. Em caso de derrota, porém, o time celeste pode ser ultrapassado pelo Internacional, que tem 27 pontos e ocupa o 18º lugar da Série A.

Grêmio

Depois de voltar a vencer na última rodada do Brasileiro, o Grêmio espera ratificar a reabilitação na competição. Marca da nova fase tricolor, o recém-contratado Renato Gaúcho não terá o lateral Edílson, com dores na panturrilha esquerda. Outro desfalque é o meia-atacante Lincoln, também lesionado. Ao longo da semana, o comandante deu a receita para bater o Cruzeiro no Mineirão: “A palavra certa é malandragem. Tem que aproveitar o momento ruim do adversário”, disse.

CRUZEIRO X GRÊMIO

Cruzeiro
Rafael; Ezequiel (Lucas), Leo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e Arrascaeta (Rafinha); Rafael Sobis e Ramón Ábila (Willian). Técnico: Mano Menezes.

Grêmio
Bruno Grassi; Wallace Oliveira, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Kaio, Jaílson, Ramiro, Pedro Rocha e Douglas; Luan. Técnico: Renato Portaluppi.

Motivo: 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 1º de outubro às 18h30
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO/CBF)

Tags: gremiors seriea cruzeiro Mano Menezes