Futebol Nacional
None

CLÁSSICO

Entrada de Julio Cesar deixa Botafogo com dúvida única para clássico com Flamengo

Com Vitinho criticado, Oswaldo tem dúvidas entre Andrezinho e Cidinho para o meio

postado em 13/02/2013 16:27 / atualizado em 13/02/2013 16:32

O volante Marcelo Mattos, com uma lesão no tornozelo direito, não participou do treino realizado pelo elenco do Botafogo na manhã desta quarta-feira, em General Severiano, e não vai reunir condições de atuar no clássico do próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Flamengo, no Estádio do Engenhão, pela sétima rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. Pelo que se viu na atividade, o técnico Oswaldo de Oliveira optará pela improvisação do lateral esquerdo Julio cesar no setor.`

Com o ex-jogador de clubes como Fluminense, Grêmio e Goiás improvisado no meio, o setor tem justamente a única dúvida do comandante para definir o time do clássico: com Vitinho sendo alvo de críticas pelo individualismo, Andrezinho pode voltar ao time titular, competindo com Cidinho pela posição.

O trabalho foi realizado em metade do campo, com o time titular sendo formado por apenas oito jogadores, mas com Julio Cesar entre eles. Essa é parte da estratégia de Oswaldo de Oliveira para esconder a formação para domingo, tanto que o meia holandês Clarence Seedorf trabalhou entre os reservas, assim como o meia Andrezinho, recuperado de lesão na coxa direita, e o atacante Bruno Mendes.

A escolha por Julio Cesar teve como principal ponto favorável o fato de o jogador ter entrado bem na função durante a vitória de 4 a 2 sobre o Resende, na quinta-feira passada, quando Marcelo Mattos se machucou. O jogador disputava posição com Jadson, uma vez que Gabriel, em recuperado de uma lesão no músculo adutor da coxa direita, vai realizar um exame nesta quinta-feira para saber se pode ser liberado aos treinos, mas está fora do clássico. Gabriel, por sinal, treinou em separado ao lado do também volante Lucas Zen, que retorna de uma operação no joelho esquerdo, e do zagueiro André Bahia, contratado para o Estadual mas que ainda não tem condições de atuar.

Com a entrada de Julio Cesar começa-se a desvendar o time para domingo. O jogador será om primeiro volante e provavelmente Fellype Gabriel atuará como segundo homem. O uruguaio Lodeiro e Seedorf também têm presença assegurada e dificilmente o treinador vai abrir mão de Bruno Mendes como único homem de ataque, mesmo com o ex-jogador do Guarani não sendo em 2013 nem sombra do atleta que conquistou a torcida no ano passado.

Dessa maneira a única dúvida para domingo envolve quem será o quinto jogador de meio-de-campo. Vitinho vem fazendo essa função, mas o jovem jogador tem abusado da individualidade e irritado o treinador, que pode dar um período de descanso para ele no banco de reservas. Seria a deixa necessária para que Andrezinho volte ao time. Correndo por fora aparece Cidinho, que entrou muito bem no time contra o Resende, marcando inclusive o terceiro gol botafoguense.

Ainda nesta quarta-feira, o volante Renato, que se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda, deu voltas ao redor do gramado. A atividade marcou o retorno do jogador ao campo, mas ainda não há previsão de quando ele poderá ser relacionado.

Na manhã de quinta-feira, dessa vez no campo anexo do Engenhão, Oswaldo deverá comandar um coletivo que será decisivo para a escalação da equipe que vai participar do clássico. Na liderança do Grupo A com 14 pontos conquistados, o Botafogo estará matematicamente classificado para as semifinais da Taça Guanabara em caso de uma vitória sobre os flamenguistas.

Tags: botafogorj flamengorj