Futebol Nacional
None

Botafogo estuda contratação de reforços após mau desempenho em clássicos

Revés para Flamengo no último domingo ligou 'sinal de alerta' no clube. Diretoria volta os olhos para o mercado e cogita reforçar elenco em duas posições: volante e atacante

postado em 19/02/2013 15:24 / atualizado em 19/02/2013 15:35

Divulgação/Botafogo F. R.


A derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no último domingo, mostrou ao Botafogo que o clube ainda está longe de ter um elenco confiável para o que está por vir na temporada. O time, que também não teve um bom desempenho no empate por 1 a 1 com o Fluminense, deixou evidente nos clássicos que ainda precisa de algumas peças de reposição.

Justamente por isso, a diretoria voltou a olhar com mais atenção o mercado e duas posições são consideradas prioridades em General Severiano: volante e atacante.

Apesar de ter muitos jogadores para o meio, o técnico Oswaldo de Oliveira sente falta de um volante de mais pegada, para ser o número 'cão de guarda' do time. Marcelo Mattos, que seria o dono do posto, sofreu no ano passado com uma lesão na região pubiana e mal começou 2013 já voltou para o departamento médico para cuidar de uma lesão no tornozelo direito. Substituto imediato, Gabriel, revelado nas categorias de base de General Severiano, também não consegue boa sequência por conta de lesões e é considerado muito jovem para assumir de vez a posição.

Visto que Renato e Jadson, os outros volantes do time, estão no departamento médico e não se encaixam tão bem na posição de primeiro homem do meio, na partida contra o Flamengo, Julio César foi improvisado, mas a experiência deixou o time um tanto vulnerável.

“O Flamengo, que nos venceu, é prova do que estou falando, pois só conseguiu crescer no Campeonato Carioca quando fortaleceu o meio de campo. Em um clássico é muito complicado jogar sem um volante de origem”, disse Oswaldo.

Mas enquanto os reforços não chegam, Oswaldo vai ter que pensar na melhor equipe para a partida do próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), diante do Boavista no Engenhão, pela última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Gabriel, que realizou alguns exames médicos na manhã desta terça-feira, tem grandes chances de reaparecer. Assim, ele entraria no posto de Julio Cesar. Já Marcelo Mattos deverá continuar de fora, embora esteja otimista quanto a sua recuperação.

“Quem olha o meu tornozelo hoje nem chega a perceber que teve aquela torção contra o Resende. Estou trabalhando e confiante de voltar o mais rapidamente possível ao time”, disse Marcelo Mattos em entrevista à Rádio Tupi.

Quem não deverá ser problema para domingo é o meia Fellype Gabriel, que deixou o clássico sofrendo com uma pancada no joelho esquerdo, mas que está fazendo tratamento no departamento médico com boas perspectivas. O elenco, que se reapresentou na manhã desta terça-feira, volta a trabalhar nesta quarta-feira, só que em período integral. Na liderança do Grupo A com 14 pontos conquistados, o Botafogo garante a primeira colocação da chave se derrotar o Boavista. Em caso de tropeço, torce para o Vasco não superar o Duque de Caxias.

Sobre os atrasos salariais, revelados pelo goleiro Jefferson na segunda-feira, a diretoria espera equacionar a situação até sexta-feira. Ao todos são dois meses em aberto, mas não existe indício de crise no clube, pois os jogadores parecem ter bastante confiança no presidente Maurício Assumpção, que está tratando diretamente do assunto.