Futebol Nacional
None

REDUÇÃO DE ELENCO

Botafogo planeja reduzir elenco por meio de empréstimos de alguns jogadores

Clube carioca está com elenco 'inchado' e pretende se desfazer de alguns de seus atletas

postado em 24/06/2013 15:14

Diante da valorização de vários de seus jogadores, a diretoria do Botafogo se movimenta para segurar suas principais peças, já que não pretende mais contratar. No entanto, uma dessas peças já deixou o clube. No último final de semana, Fellype Gabriel trocuou o alvinegro pelo futebol árabe.

O zagueiro Dória, por exemplo, já foi alvo de dois grupos de investidores e de dois clubes portugueses, Benfica e Porto. O meia Lodeiro aparece na lista de reforços de equipes da Itália e do Sporting de Portugal. O meia Andrezinho interessa ao Grêmio, enquanto que o volante Renato já foi sondado por dois times do futebol paulista. Isso sem falar no goleiro Jéfferson, um dos líderes do elenco, e que recebeu sondagens dos ingleses Manchester United e Tottenham e dos italianos Napoli e Roma.

A explicação para não repor a vaga deixada por Fellype Gabriel é que o clube vem lutando com dificuldades para pagar os salários atrasados do elenco e algumas premiações que estão em aberto. Além disso, dentro do elenco existem jogadores cotados para a função. Apenas para o meio-de-campo, o Alvinegro conta, sem serem considerados titulares, com Renato, Andrezinho e Vitinho, todos vistos como capazes de suprir a ausência de Fellype Gabriel.

Além de Fellype Gabriel, o Botafogo negociou outros jogadores que não estavam nos planos da comissão técnica para a sequência da temporada. O volante Fabiano, revelado nas categorias de base e com contrato até 2015, foi cedido ao Red Bull, de São Paulo. O zagueiro Matheus Menezes, outra cria da base com contrato até 2015, está sendo emprestado ao Icasa para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador é visto com potencial, mas, sem espaço, vai ser emprestado para ganhar experiência. Isso porque o clube conta hoje para a zaga com Bolívar e Dória, considerados titulares pelo técnico Oswaldo de Oliveira, além de Antônio Carlos, André Bahia e Rodrigo Defendi, reservas.

Existe ainda a possibilidade de o clube negociar alguns outros jogadores revelados em suas categorias de base e que não estão sendo utilizados. O atacante Sassá recebeu uma sondagem de uma equipe de Goiás e pode ser emprestado. Hoje o clube conta para o setor com Rafael Marques, Bruno Mendes e Henrique, além dos contratados Elias e Alex.

Além das questões envolvendo o elenco, a diretoria procura um campo para o elenco treinar nas últimas atividades da semana, já que Oswaldo de Oliveira pediu para que algumas atividades sejam realizadas longe de General Severiano, que tem dimensões menores que o padrão. O Engenhão se encontra fechado por apresenta riscos em sua estrutura. O Botafogo volta a campo no dia 3 de julho, uma quarta-feira, quando vai enfrentar o Figueirense, em casa, pelo confronto de ida da terceira fase da Copa do Brasil.