Futebol Nacional
None

PARA TROCAR

Flamengo pretende utilizar o meia Ibson como moeda de troca do clube

Jogador foi preterido pelo técnico Jorginho e tem um dos maiores salários do elenco

postado em 23/04/2013 16:54 / atualizado em 23/04/2013 16:57

Com tempo para se preparar para o Campeonato Brasileiro, o Flamengo vem estudando a melhor maneira de reforçar seu elenco. A necessidade de trazer jogadores de peso para alguns setores é visível, e uma das maneiras que os dirigentes estão encontrando para obter sucesso nesta empreitada é a troca de atletas. Alguns nomes que fazem parte do plantel e não estão nos planos da comissão técnica serão colocados à disposição de clubes que tenham nomes que interessem ao Rubro-Negro. Neste cenário, um dos primeiros "negociáveis" é o meia Ibson.

Ibson tem contrato com o Flamengo até 2015, mas seu salário é considerado alto para a realidade do clube - ainda mais porque o jogador parece não fazer parte dos planos do técnico Jorginho. O volante, que está com seis meses de direitos de imagem atrasados, não vem sendo relacionado para os jogos.

O Internacional está interessado em Ibson, mas não pretende fazer loucuras em seu orçamento para contratar o jogador. Portanto, poderia disponibilizar algum jogador em uma troca. O nome que o Flamengo deseja é o do apoiador argentino Jesús Dátolo, considerado reserva no Colorado. A transação pode evoluir nos próximos dias, faltando aida o aval do técnico Dunga.

Outro jogador que não está nos planos da comissão técnica é o zagueiro Alex Silva. O jogador, inclusive, vinha treinando em separado por pedido próprio, a fim de aprimorar a forma física. O problema neste caso é encontrar mercado. O defensor teve atuações abaixo da crítica no Campeonato Carioca e não há propostas de clubes da elite do futebol nacional, o que dificulta até mesmo o envolvimento em uma troca.

O Flamengo procura reforços em várias posições. As prioridades são um zagueiro, um lateral esquerdo e um atacante. Nesses três casos, a ideia é contratar jogadores de nome. Além disso, o clube procura um lateral direito, um meia e um atacante apenas para compor o elenco. Os nomes estão sendo mantidos em sigilo pela diretoria. O diretor de futebol Paulo Pelaipe, inclusive, tem recebido diariamente ligações de empresários oferecendo jogadores, e muitos deles são de outros países da América do Sul.

Um nome que chegou a ser especulado é o do atacante Adriano, que vem tentando entrar em forma, mas ainda está longe do que é considerado ideal. O Imperador, inclusive, já teria procurado Jorginho, mas o assunto ainda está bem no início, já que seu nome encontra forte resistência por parte de alguns aliados do presidente Eduardo Bandeira de Mello.

A contratação do jogador em 2012 foi considera um dos principais erros da gestão da ex-presidente Patricia Amorim, o que deixa os dirigentes atuais assustados com um possível aproveitamento do Imperador.

Sem jogos à vista, elenco do Flamengo treina

Dentro de campo, o elenco treinou nesta terça-feira e volta a trabalhar nesta quarta-feira em tempo integral. A estreia no Campeonato Brasileiro acontecerá apenas no dia 26 de maio, diante do Santos, em Brasília (DF). Antes disso, porém, o Rubro-Negro fará as partidas contra o Campinense-PB pela segunda fase da Copa do Brasil.

O clube aguarda apenas a CBF agendar as datas desses duelos para poder programar um período de treinos longe da capital. O destino mais provável é mesmo Pinheiral (RJ), que agrada a comissão técnica.