Futebol Nacional
None

CAMPEONATO GAÚCHO

Barcos perde pênalti, mas Grêmio derrota Caxias com dois do Gladiador Kleber

Resultado deixa o Tricolor bem perto da classificação para as quartas de final

postado em 24/03/2013 00:21 / atualizado em 24/03/2013 00:25

Grêmio


O Grêmio não deu a goleada que sua torcida esperava na Arena Grêmio e um dos jogadores mais exaltados recentemente até falhou. A vitória, contudo, apareceu. Barcos perdeu pênalti, mas o Grêmio teve Kleber, que não desperdiçou sua cobrança de pênalti e ainda marcou de voleio para definir os 2 a 0 impostos ao Caxias neste sábado.

O resultado deixa o Tricolor bem perto da classificação para as quartas de final da Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho. O time de Vanderlei Luxemburgo mantém 100% de aproveitamento, com nove pontos em três jogos, e dispara na liderança do grupo A com cinco pontos de distância para o quinto colocado, e só restam nove em disputa.

A caminhada ficou mais tranquila pela eficiência do trio de ataque armado nos minutos iniciais de jogo. A movimentação gerou pênalti em Welliton, que deu ao Gladiador a oportunidade de balançar as redes, aos 16 minutos do primeiro tempo. No minuto seguinte, Kleber foi derrubado na grande área. Desta vez, quem bateu foi Barcos, que parou nas mãos do goleiro Anderson.

Durante todo o resto da partida, os anfitriões buscaram o segundo gol que gerariam mais tranquilidade em campo, e só conseguiram outra vez com Kleber, que acertou belo voleio aos 36 minutos do segundo tempo. As redes podem ser balançadas novamente por gremistas às 19h30 (de Brasília) de quarta-feira, quando recebe o Cruzeiro. No mesmo dia, mas às 17 horas, o Caxias recebe o Lajeadense.

A equipe de Caxias do Sul está em antepenúltimo lugar no grupo A, com três pontos. A zona de classificação da chave tem o Passo Fundo – que soma seis pontos e recebe neste domingo o Cerâmica, vice-lanterna com zero –, o Novo Hamburgo, que atingiu seis pontos ao bater o Cruzeiro por 2 a 1 fora de casa neste sábado, e o Pelotas, em quarto com quatro pontos após ficar no 1 a 1 neste sábado, em casa, com o Lajeadense.

O jogo

Vanderlei Luxemburgo optou por deixar Elano, suspenso do jogo contra o Fluminense pela Libertadores, no banco para testar uma formação com três atacantes: Welliton, Kleber e Barcos, com o argentino centralizado, mas se mexendo como os colegas de setor.

A dinâmica dominou o Caxias, que não conseguia afastar a bola de sua grande área. a pressão fez o visitante errar, a ponto de Welliton aparecer livre na frente de Anderson e forçar o goleiro a cometer pênalti. Aos 16, Kleber converteu. E, segundos após a saída, a bola voltou à área visitante, com o Gladiador derrubado por Luiz Felipe. Dessa vez, porém, Barcos mostrou onde bateria e Anderson pôde se redimir defendendo.

Na sequência, o Grêmio perdeu força ofensiva porque Welliton não se recuperou da falta que recebeu ao sofrer pênalti. Foi trocado pelo meia Marco Antônio e a tática mudou, mantendo mais a bola no pé do que trocando-a com velocidade pelos lados. O meio-campista, porém, garantiu o controle da partida aos donos da casa.

Na volta do intervalo, contudo, a equipe começou a errar muitos passes na frente e até irritar parte da torcida, que ainda viu parte do sistema de iluminação falhar no segundo tempo. O recém-contratado Barcos era bem marcado e, quando tinha a posse, falhava. Zé Roberto também não encontrou espaço suficiente para ajudar como costuma. E o Caxias não estava tão dominado quanto antes.

Para não dar chances de levar sustos, Kleber apareceu de novo. Aos 36 minutos da etapa final, após cobrança de escanteio da direita, o atacante mostrou estilo e habilidade para dominar a bola no peito e completar voleio nas redes adversárias, tranquilizando de vez o confronto para os comandados por Vanderlei Luxemburgo.

Tags: kleber gladiador do dois com caxias derrota grêmio mas pênalti, perde barcos