Futebol Nacional
None

COPA LIBERTADORES

Na raça, Grêmio derrota Santa Fé com um a menos e abre vantagem em casa

Tricolor tem Cris expulso, mas se supera e vence time colombiano por 2 a 1

postado em 01/05/2013 22:21 / atualizado em 01/05/2013 22:30

AFP PHOTO / Jefferson BERNARDES

Caiu o último invicto da Copa Libertadores da América. Com muita raça, o Grêmio superou a adversidade de perdeu um jogador expulso no começo do segundo tempo e venceu o Santa Fé por 2 a 1 nesta quarta, na Arena. Eduardo Vargas e Fernando fizeram os gols gremistas, e Omar Pérez descontou para a equipe colombiana

O Grêmio dominou o jogo no primeiro tempo. Com marcação adiantada, forçou o erro do time colombiano e pressionou até marcar seu gol, aos 28, com Vargas. Na etapa final, o Santa Fé empatou em um pênalti que resultou também na expulsão de Cris. Mas, na raça, com um a menos, o Grêmio chegou ao segundo gol em um belo chute de Fernando de fora da área, consolidando a vitória.

O próximo jogo entre Santa Fé e Grêmio, em Bogotá, ocorrerá no próximo dia 16, no Estádio El Campín. Com os 2 a 1, o Tricolor joga pelo empate na Colômbia. O Santa Fé se classifica se vencer por 1 a 0 ou dois gols de diferença.

O jogo

Sem poder ficar à beira do gramado da Arena, Vanderlei Luxemburgo escalou o Grêmio como no segundo tempo do jogo diante do Huachipato, no Chile: André Santos fez a meia ao lado de Elano, que retornou de lesão, e Alex Telles foi o ala canhoto. O auxiliar Roger comandou a equipe nesta quarta-feira.

O Grêmio pressionou o Santa Fé nos minutos iniciais, com marcação forte sob pressão. Na primeira boa chegada gremista, aos 8 minutos, Barcos recebeu passe de Vargas dentro da área, mas o goleiro Vargas saiu e evitou a conclusão. Aos 11, Elano quase marcou um golaço: em cruzamento para área, encobriu o goleiro e a bola tocou no travessão. Aos 16, em falta na linha da área, Elano bateu com muito perigo por cima.

Depois de equilibrar o jogo por alguns minutos, o Santa Fé recuou novamente e o Grêmio aproveitou para abrir o placar. Aos 28, Alex Telles cruzou da esquerda na cabeça do baixinho Vargas, que venceu seu xará e fez 1 a 0. Tentando aproveitar o bom momento, Fernando quase ampliou em chute perigoso de fora da área, aos 30. O Santa Fé só chutou uma vez a gol, aos 39, em chute torto de Torres.

O Santa Fé começou o segundo tempo com mais iniciativa. Aos dois minutos, Elano atravessou um passe na frente da área, Pérez serviu Medina e o chute saiu fraco. Aos sete, Cris derrubou Cuero na área, cometeu pênalti e foi expulso. Omar Pérez cobrou forte, no meio, e empatou, complicando a vida do Grêmio na Arena.

O Tricolor reagiu, apesar de ficar com um homem a menos. Aos 19, Pará tocou para Souza, que chutou em cima da zaga já dentro da área. Aos 26, Fernando cobrou escanteio na cabeça de Barcos, que cabeceou raspando a trave. O volante gremista foi mais feliz aos 34: após forte pressão gremista, aparou rebote da intermediária e marcou um golaço, recolocando o Grêmio na frente do placar.

O Santa Fé esboçou uma pressão no fim. Aos 42, um cruzamento na área encontrou a cabeça de Pérez, que tocou para fora, desajeitado. Nos descontos, Valencia chutou de longe e Dida mandou para escanteio.

GRÊMIO 2 x 1 SANTA FÉ


Local:
Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 1º de maio de 2013, quarta-feira
Árbitro:
Patricio Loustau (Argentina)
Assistentes: Diego Bonfa e Iván Nuñez (ambos argentinos)
Público: 35.650
Renda: R$ 1.895.151,00
Cartões amarelos: Fernando (Grêmio); Bedoya, Valdés, Cuero, Medina e Roa (Santa Fé)
Cartão vermelho: Cris (Grêmio)
Gols:  GRÊMIO: Vargas, aos 28 minutos do primeiro tempo; Fernando, aos 34 minutos do segundo tempo
SANTA FÉ: Pérez, de pênalti, aos 10 minutos do segundo tempo

GRÊMIO
Dida; Pará, Cris, Bressan e Alex Telles (Guilherme Biteco); Fernando, Souza, Elano (Gabriel) e André Santos; Vargas e Barcos (Kleber)
Técnico: Roger

SANTA FÉ
Vargas; Roa, Valdés, Meza e García; Torres, Bedoya (Valencia), Anchico e Pérez; Cuero (Borja) e Medina
Técnico: Wilson Gutiérrez