Futebol Nacional
None

AMISTOSO

Dudu estreia bem e Palmeiras vence o Red Bull

Alviverde viveu altos e baixos durante a partida e conquistou vitória por 3 a 2

postado em 25/01/2015 21:35

Divulgação/Palmeiras
O Palmeiras promoveu a estreia de seis jogadores no amistoso da noite de domingo, contra o Red Bull, no Palestra Itália, último teste antes da estreia no Campeonato Paulista. Os reforços entraram no segundo tempo e tiveram um desempenho razoável na vitória por 3 a 2, assegurada apesar dos protestos dos visitantes no final.

Já nos acréscimos, Wilson Júnior seguiu na jogada pela esquerda após falta dura de Jackson e rolou para Edmilson definir o empate. A árbitra Regildenia de Holanda Moura não observou a lei da vantagem, anulou o gol, apitou a infração e assegurou o triunfo alviverde.

Protestos à parte, os palmeirenses observaram uma boa atuação da mais festejada das novas caras, Dudu. Ele atuou predominantemente pela esquerda, teve movimentação constante, deu uma assistência para Cristaldo e animou os torcedores esperançosos em seu futebol, obtido em vitória na disputa com os rivais Corinthians e São Paulo.

No primeiro tempo, com a repetição do time usado no teste anterior, o ritmo não havia sido dos mais rápidos. Mendieta irritou frequentemente o público com seus erros, e Maikon Leite alternou jogadas razoáveis com péssimas escolhas. Em uma das razoáveis, Allione pegou rebote para abrir o placar.

Com a equipe totalmente modificada no intervalo, Cristaldo aproveitou o passe de Dudu para superar o goleiro Juninho. O ex-corintiano Lulinha chegou a descontar, mas a vantagem alviverde foi ampliada com um gol de outro estreante, Alan Patrick. Anderson Marques ainda marcou de cabeça pelo Red Bull, que esteve perto do empate.

Ritmo lento e gol
Escalado com a mesma escalação do amistoso com o Shandong Luneng, o Palmeiras não fez questão de imprimir um ritmo forte no início da partida. A uma semana da estreia no Campeonato Paulista, contra um adversário que também disputará a competição, dominou a posse de bola em um primeiro tempo equilibrado.

Os donos da casa tiveram a primeira oportunidade na única subida de Zé Roberto nos 45 minutos iniciais. O lateral esquerdo não chegou a tocar na bola, mas puxou a marcação e permitiu que Allione carregasse pelo meio. O chute da entrada da área bateu no poste direito do goleiro Juninho.

Especulando em lançamentos longos, o Red Bull pouco fez além de chutar de fora da área – Jocinei e Gustavo Scarpa fizeram Fernando Prass. Com Renato no lugar do contundido Amaral desde os 15, o time de Oswaldo de Oliveira chegava mais pela direita, dependendo das questionáveis escolhas de Maikon Leite.

Deu certo aos 37, quando o atacante aproveitou dividida ganha por Lucas, invadiu a área pela direita e tentou surpreender Juninho com um chute direto. O goleiro rebateu o arremate rasteiro e viu a bola cair no pé direito de Allione, que aproveitou a sobra para abrir o placar.

Estreias e gols
Oswaldo mexeu em quase todo o Palmeiras na volta do intervalo. Só ficaram em campo o goleiro Fernando Prass e o volante Renato, que havia entrado durante o primeiro tempo. Foram seis estreias, sendo a mais festejada delas a do atacante Dudu, contratado em vitória na disputa sobre Corinthians e São Paulo.

Cristaldo parou em boa defesa de Juninho na primeira oportunidade, mas não foi contido na segunda. Aos nove minutos, o argentino recebeu nas costas da zaga em boa jogada de Dudu, saiu na cara do goleiro e bateu no canto esquerdo, na saída do camisa 1.

Dois minutos depois, o Red Bull construiu boa jogada pelo meio, com Gustavo Scarpa. Lulinha, que havia entrado no intervalo recebeu na entrada da área, fez um bom domínio e finalizou no canto direito de Prass para descontar. Aí, o técnico Maurício Barbieri começou a fazer substituições por atacado.

Fabiano Eller chegou a empatar, após cobrança de falta, mas o impedimento foi corretamente assinalado pelo trio de arbitragem feminino. Pouco depois, Marcelo recebeu nas costas da defesa, conseguiu o domínio na área e acertou o poste esquerdo na saída de Prass.

A essa altura, o Palmeiras, que havia iniciado muito bem o segundo tempo, encontrava dificuldade para se manter no campo de ataque. O mau momento esteve perto de ser quebrado com um passe do festejado Dudu para Robinho, mais um tento no jogo anulado por impedimento.

Com novas substituições – até os goleiros foram trocados –, tudo ficou mais aberto. E o risco de os torcedores não deixarem o Palestra Itália comemorando uma vitória diminuiu – mas não se extinguiu – aos 30 minutos, quando Cristaldo deixou a bola passar para Alan Patrick. O estreante se livrou da marcação e bateu de pé esquerdo na saída do goleiro.

O confronto parecia definido, mas Anderson Marques apareceu bem de cabeça, aos 43, após cobrança de escanteio, e deixou a diferença em apenas um gol. Ela só não foi tirada na sequência porque a juíza impediu que o Red Bull aproveitasse a lei da vantagem.

Tags: amistoso palmeiras dudu