Futebol Nacional
None

ALTERAÇÕES

Vasco perde Leonardo por lesão e Gaúcho deve escalar Bernardo no domingo

Atacante foi vetado pelo departamento médico por conta de uma lesão no calcanhar de Aquiles e Bernardo deve ser seu substituto na partida contra o Duque de Caxias

postado em 22/02/2013 16:52

O técnico do Vasco, Gaúcho, recebeu uma má notícia na manhã desta sexta-feira, quando estava acertando os últimos detalhes sobre o time que vai enfrentar o Duque de Caxias neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, pela última rodada da fase de classificação da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O atacante Leonardo, que não conseguiu participar da atividade reclamando de dores no joelho esquerdo, foi vetado pelo departamento médico por conta de uma lesão no calcanhar de Aquiles.

"O Leonardo até chegou a começar o treino, mas sentiu e saiu logo. Ele não vai jogar por conta deste problema no calcanhar de Aquiles", informou o médico Albino Pinto. A ausência de Leonardo acabou gerando em Gaúcho um problema na armação de seu ataque. Isso porque o treinador pretendia usar o atacante como o substituto do equatoriano Carlos Tenorio, vetado no meio da semana por conta de um edema na panturrilha esquerda, que o tirou do triunfo por 2 a 0 sobre o Audax. No treino desta sexta-feira o comandante vascaíno optou por Bernardo no setor e sem atuar com um homem fixo de área.

Gaúcho lamentou os problemas que vem encontrando para armar o setor de ataque, mas descartou lançar mão desde o começo do jogo do único centroavante que restou, Romário, promovido recentemente das categorias de base.

"Estamos enfrentando problemas no ataque há duas semanas e isso logicamente não é bom. Mas entendo o departamento médico, pois não podemos lançar mão de um jogador agora e correr o risco de perdê-lo para o restante do campeonato. No domingo temos o Bernardo e também temos o Romário, mas que é jovem e precisamos ir aos poucos com ele", disse Gaúcho.

Se serve de consolo para Gaúcho, o treinador, com a opção por Bernardo, vai promover um trio ofensivo que conta com o ex-jogador do Santos, Carlos Alberto e Éder Luís. Os três formaram o ataque nas primeiras rodadas do Estadual, quando o Cruz-maltino somou nove pontos e teve cem por cento de aproveitamento.

A entrada de Bernardo na vaga de Leonardo será a única modificação em relação ao time que derrotou o Audax na semana passada. Dessa maneira, o Cruz-maltino vai a campo com a seguinte escalação: Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Dieyson; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Éder Luís e Bernardo. Neste sábado pela manhã os jogadores participam de um recreativo e depois começa o período de concentração para a partida diante do Duque de Caxias.

Os vascaínos aparecem na segunda posição do Grupo A da Taça Guanabara com 13 pontos conquistados e se garantem com um triunfo. Se isso acontecer podem até mesmo acabar na liderança da chave, desde que o Botafogo não supere o Boavista no mesmo horário. Ser o líder garante a vantagem do empate na próxima etapa. O Vasco também pode se classificar em caso de empate, mas aí terá que torcer para o Madureira não golear o Fluminense, no mesmo horário, por cinco ou mais gols de vantagem. Em caso de derrota o Cruz-maltino só avança se o Madureira não vencer.

Fora de campo o diretor do departamento de futebol do clube, René Simões, agendou uma reunião para a próxima semana com o meia Carlos Alberto e com seus representantes para tratar da renovação de contrato do jogador, que tem vínculo com o clube até o dia 2 de agosto. O apoiador recebeu sondagens de clubes da Turquia e dos Emirados Árabes Unidos, mas deseja permanecer em São Januário.