Futebol Nacional
None

CAMPEONATO ESTADUAL

Clássico entre Cruzeiro e Atlético é a atração da abertura do Mineiro de 2013

Duelo entre Raposa e Galo está marcado para o dia 3 de fevereiro, no Mineirão

postado em 30/11/2012 19:32 / atualizado em 30/11/2012 20:13

Gil Leonardi/Imprensa MG

O clássico entre Cruzeiro e Atlético é a principal atração da primeira rodada do Campeonato Mineiro de 2013. A divulgação oficial da tabela do torneio foi feita no final da tarde desta sexta-feira, na Federação Mineira de Futebol. O duelo entre Raposa e Galo no domingo, dia 3 de fevereiro, marcará a volta do Mineirão ao calendário do futebol estadual. A partida está marcada para as 17h e será a única que acontecerá no dia, já que os outros jogos do Estadual serão realizados no sábado, dia 2.

No sábado, o confronto entre Boa Esporte e Nacional, em Varginha, dará início à disputa da competição a partir das 16h, no Estádio Melão. No mesmo dia, às 17h, o América enfrentará o Araxá no Uberabão, arena em que o Ganso mandará seus jogos no Estadual, enquanto o Villa Nova receberá o Tupi no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Para concluir a primeira parte da abertura, Caldense e Guarani medem forças no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, às 19h30.

O confronto entre América de Teófilo Otoni e Tombense foi marcado para domingo, dia 17 de fevereiro. O jogo acontecerá no Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni, às 10h.

Atual campeão Mineiro, o Atlético terá a vantagem de jogar seis partidas como mandante. Na Arena Independência, o Galo enfrentará Araxá, Guarani, América, Tupi, Boa Esporte e Villa Nova. Além disso, a torcida do Alvinegro dividirá espaço com a do Cruzeiro no clássico da primeira rodada, já que o duelo será realizado no Mineirão. Fora de seus domínios, a equipe atleticana jogará contra Tombense, América de Teófilo Otoni, Nacional e Caldense.

Mandante do clássico da primeira rodada, o Cruzeiro jogará cinco partidas em casa e seis fora. Em Belo Horizonte, além do Atlético, o time celeste enfrentará América de Teófilo Otoni, Tombense, Caldense e Nacional. Todos esses jogos serão realizados no Mineirão. Fora de casa, a Raposa duelará contra Guarani, Araxá, Boa Esporte, Villa Nova, América e Tupi. O duelo contra o Coelho também será disputado na capital, porém, na Arena Independência.

Já o atual vice-campeão América, além de receber o Cruzeiro no Independência, pegará também Boa Esporte, Caldense, Nacional, Guarani e Tombense em casa. Fora de seus domínios, além de enfrentar Araxá e Atlético, o Coelho medirá forças com Tupi, América de Teófilo Otoni e Villa Nova.

Formato de disputa do Estadual


A primeira fase do Campeonato Mineiro de 2013 acontecerá entre os dias 2 de fevereiro e 21 de abril. Doze clubes se enfrentam em turno único e os quatro melhores avançam às semifinais. Os dois últimos colocados serão rebaixados ao Módulo II de 2014.

Nas semifinais do Mineiro, que será disputada em mata-mata e com cruzamento olímpico (primeiro contra o quarto e o segundo contra o terceiro), os dois mais bem colocados da etapa anterior terão a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Na decisão do Estadual, programada para os dias 12 e 19 de maio, a mesma regra será aplicada a favor do dono da melhor campanha da fase inicial.

Veja local, data e horário dos principais jogos do Mineiro de 2013:

Cruzeiro x Atlético - Mineirão - domingo, dia 3 de fevereiro, às 17h
Atlético x América - Independência - domingo, 17 de março, às 16h
Boa Esporte x Cruzeiro - Estádio Melão - domingo, 17 de março, às 18h30
Atlético x Boa Esporte - Independência - sábado, 6 de abril, às 18h30
América x Cruzeiro - Independência - domingo, 7 de abril, às 16h

Tags: cruzeiroec atleticomg americamg boaec novomineirao