Futebol Nacional
None

CLÁSSICO

Na volta ao Mineirão, Cruzeiro e Atlético lutam para dar alegria ao 'sofrido' torcedor

Público enfrentou problemas de toda ordem para ir à reinauguração do Gigante

postado em 03/02/2013 00:24 / atualizado em 03/02/2013 00:32

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press e Paulo Filgueiras/EM/D.A Press


O Mineirão está de volta. Depois de dois anos e meio sem o principal palco do futebol mineiro, a bola volta a rolar no Gigante da Pampulha neste domingo, às 17h. O clássico entre Cruzeiro e Atlético marcará a reinauguração do estádio, que agora segue os padrões da Fifa para receber a Copa das Confederações, em junho, e o Mundial de 2014.

Apesar de uma série de problemas na venda antecipada de ingressos, encerrada na sexta-feira, é aguardada uma grande festa para a reabertura oficial do Mineirão. Desde 20 de fevereiro de 2010, o clássico não era disputado com a presença de torcedores cruzeirenses e atleticanos. Neste domingo, o estádio da Pampulha receberá o público de 58.968 pagantes.

O goleiro Fábio é o único cruzeirense remanescente do último clássico disputado no Mineirão e que foi vencido pelo Cruzeiro, por 3 a 1. A equipe celeste, depois de campanhas frustrantes na última temporada, apresentará uma equipe remodelada, sob o comando do novo treinador Marcelo Oliveira.
Paulo Filgueiras/EM/D. A Press


Entre os titulares do Cruzeiro, seis jogadores contratados para 2013 serão titulares: Bruno Rodrigo, Paulão, Egídio, Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. Outra novidade pode ser Vinícius Araújo. Revelação da base, ele disputa posição com Anselmo Ramon. A escolha do centroavante é a única dúvida levada por Marcelo Oliveira para a partida.

“Penso que um jogo de futebol, principalmente um clássico, nunca se tem lógica absoluta. Deve ser um jogo muito equilibrado. O Atlético já vem de uma organização, uma base, e o Cruzeiro está, a cada treinamento, mais consistente. O mérito de uma bola parada e a ação de um craque podem decidir o jogo”, analisou Marcelo Oliveira.

Uma das principais contratações cruzeirenses para a temporada, o meia Diego Souza não foi regularizado a tempo e está fora do clássico. No banco de reservas, a Raposa terá outra esperança para boas campanhas em 2013: o atacante Dagoberto.

Atual campeão estadual, com campanha invicta, o Atlético é considerado o favorito na competição deste ano. O Galo aposta na manutenção da base do time vice-campeão brasileiro para conquistar o título pela 42ª vez em sua história. No clássico deste domingo, por exemplo, dez titulares formavam o time de 2012.

Seis jogadores foram contratados para reforçar o time alvinegro nesta temporada: os atacantes Luan, Araújo e Alecsandro; o volante/zagueiro Gilberto Silva; e os meias Morais e Rosinei. A Copa Libertadores é o grande objetivo do Atlético em 2013. No entanto, o Estadual não foi deixado de lado.
Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press


Enquanto o Cruzeiro terá diversas mudanças, o técnico Cuca tem apenas uma dúvida para a escalação. Reforços para esta temporada, os atacantes Araújo e Alecsandro brigam por vaga na equipe com o volante Serginho.

Cuca deve escalar o Atlético para o clássico com Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Junior César; Pierre, Leandro Donizete, Araújo (Alecsandro ou Serginho) e Ronaldinho Gaúcho; Bernard e Jô. O treinador descarta favoritismo atleticano no Mineirão.

“Todo mundo fala que o Atlético é favorito, mas eu não vejo assim. O Atlético tem conjunto, mas não tem ritmo. O Cruzeiro tem a empolgação de quem vai estrear, tem empolgação de estrear um estádio, treinador novo. Vai ser um jogo muito igual. A responsabilidade é dividida”, comentou Cuca.

Do lado alvinegro, apenas o zagueiro Leonardo Silva disputou o último clássico no Mineirão, em fevereiro de 2010. O detalhe é que, na época, ele defendia o Cruzeiro e até marcou um dos gols da vitória celeste por 3 a 1.

Chuva

Os 58.968 torcedores que compraram ingressos também torcem contra a chuva. Neste sábado à tarde, um forte temporal alagou grande parte do novo gramado do Mineirão. Por volta das 21h, ainda havia muitas poças nas extremidades do campo. A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anuncia “chuva com trovoada” para o domingo à tarde. A temperatura mínima será de 20ºC e a máxima de 30ºC.
Bruno Fonseca/Divulgação


Quem quer se prevenir contra a chuva na chegada e na saída do estádio deve levar capas plásticas. A entrada de guarda-chuvas será proibida no estádio, por medida de segurança.

CRUZEIRO X ATLÉTICO

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Paulão e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Everton; Anselmo Ramon (Vinícius Araújo)
Técnico: Marcelo Oliveira

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre, Leandro Donizete; Araújo (Serginho ou Alecsandro), Ronaldinho e Bernard; Jô
Técnico: Cuca

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro (jogo antecipado)
Estádio: Mineirão, em Belo Jorizonte
Data: 3 de fevereiro (domingo), às 17h
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa) e Guilherme Dias Camilo (Aspirante Fifa)

Tags: clássico cruzeiroec atleticomg novomineirao mineirão