Futebol Nacional
None

Campo menor e ala vip

postado em 04/02/2013 08:59 / atualizado em 04/02/2013 09:01

Quase três anos depois do fechamento para reforma e modernização com vistas à Copa das Confederações’2013 e Mundial’2014, muita coisa mudou no Mineirão. O novo estádio é moderno, luxuoso e funcional, apesar de ter apresentado diversos problemas de organização no jogo inaugural, um clássico entre Cruzeiro e Atlético, antecipado da terceira rodada do Campeonato Mineiro.

O antigo estacionamento deu lugar à bela esplanada por onde os torcedores têm acesso com mais segurança. Mais catracas foram instaladas no local, onde existia uma escadaria de entrada ao antigo portão 14 com apenas quatro. Agora subterrâneas, as vagas de estacionamento, porém, foram reduzidas de quase 5 mil a pouco mais de 2,6 mil.

Dentro do novo Gigante da Pampulha, a geral deu lugar a camarotes e setores com cadeiras numeradas e cobertas como as do anel superior. O campo foi reduzido conforme os padrões da Fifa para a Copa do Mundo, motivando um jogo mais rápido e pegado: de 110m x 75m para 105m x 68m. E o fosso, que antes separava a geral do gramado, agora é mais raso e com largura reduzida. E as redes, em lugar do modelo véu de noiva, passaram ao formato reto.

Há camarotes confortáveis e seguros em toda a extensão do anel inferior, o que não havia no velho estádio. Os banheiros são mais amplos e limpos, mas alguns ainda estão inacabados e apresentam problemas como infiltrações e falta d’água.

O setor para o trabalho da imprensa também foi alterado, com mais espaço para os jornalistas e bancadas com pontos de internet para a maioria. Do antigo estádio pouca coisa sobrou, como a fachada, tombada pelo patrimônio histórico. Mas restou a certeza de que, se bem administrado, o palco abrirá as portas para uma nova era do futebol no estado.

Tags: atleticomg cruzeiroec