Futebol Nacional
None

Briga por premiação empaca o Zebu

postado em 28/03/2013 08:25

Arquivo EM/D.A Press-7/4/81

O Uberaba fez bela campanha no Campeonato Brasileiro de 1981. Começou na Taça de Prata, a Segunda Divisão da época, e conseguiu sua promoção para a Taça de Ouro na mesma temporada. Entrou na segunda fase no Grupo L, ao lado de Atlético, Flamengo e Colorado. Mas um desentendimento entre o técnico Domingos Baroni, conhecido como Mingo, e o presidente Edward Lopes atrapalhou o rendimento da equipe do Triângulo Mineiro.

A crise começou na segunda quinzena de março, depois que o Zebu havia empatado seus três primeiros jogos na Taça de Ouro, todos por 1 a 1: com o Colorado, em Curitiba, e com Flamengo e Atlético, em Uberaba. Com os resultados, o time estava em terceiro lugar na chave, à frente do Galo e atrás de paranaenses e cariocas – os dois primeiros se classificavam para as oitavas de final.

Após discutir com o presidente Edward Lopes, o técnico Mingo pediu demissão e foi acompanhado por quase todos os diretores do clube. O atrito começou com a definição das gratificações para jogadores e treinador. O clube não seguia o padrão nacional de pagar em dobro ao técnico. Houve áspera discussão entre Mingo e o presidente, presenciada por jogadores, funcionários e imprensa, na segunda-feira, dia 16. Alguns diretores até prometeram pagar do próprio bolso a diferença na gratificação, para evitar uma crise maior justamente num momento em que o Uberaba estava se destacando nacionalmente.

CRISE CONTORNADA Na noite de terça-feira, uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Uberaba conseguiu contornar a crise e fazer voltar a tranquilidade ao Boulanger Pucci, antigo estádio do Zebu e local de treinamento da equipe. A participação do grupo denominado Cardeais Colorados (figuras tradicionais do clube) foi importante para selar a paz. O técnico Domingos Baroni continuou no comando do time – com salário melhorado –, e os diretores que haviam renunciado também voltaram aos cargos.

Em campo, no entanto, o rendimento caiu muito. No sábado seguinte, dia 21, o Uberaba voltou a empatar, 0 a 0 com o Colorado (que se fundiria com o Pinheiros para formar o atual Paraná). Com duas derrotas nos dois últimos jogos (4 a 2 para o Flamengo, depois de estar vencendo por 2 a 0, no Maracanã, e 2 a 0 para o Atlético, no Mineirão), o Zebu terminou na lanterna do grupo, com apenas quatro pontos.