Futebol Nacional
None

ENGANO DA CONFEDERAÇÃO?

Villa Nova alega 'erro' da CBF na definição de grupo da Série D do Brasileiro de 2013

Diretoria entende que o Leão deveria ter sido colocado no Grupo A7, e não no A6

postado em 21/05/2013 18:15 / atualizado em 21/05/2013 18:28

Marcos Michelin/EM/D.A Press

O Villa Nova encaminhou um documento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando a mudança de chave na Série D do Campeonato Brasileiro. Um dos representantes de Minas Gerais na competição, o Leão entende que deveria estar no Grupo A7 da competição, e não no A6, conforme a tabela publicada pelo site oficial da entidade na segunda-feira, 20 de maio.

Por ter terminado o Campeonato Mineiro na terceira posição geral, o Villa esperava fazer parte da mesma chave de Tupi, Nova Iguaçu-RJ, Resende-RJ e Aracruz-ES. No entanto, a CBF colocou o clube de Nova Lima no grupo de Penapolense-SP, Santo André-SP, Marcílio Dias-SC e Juventude-RS.

O presidente do Villa Nova, Jairo Gomes, revelou os procedimentos tomados para a resolução do problema . “O nosso representante na FMF, Ricardo Machado, tomará todas as providências para que o erro da CBF seja corrigido com a maior rapidez possível”, afirmou.

Em contato com o Superesportes, o presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino, confirma o apoio necessário ao Villa Nova, mas ressalta que a CBF justificou as condições apresentadas após a divulgação da tabela da Série D do Brasileiro.

“Tentaremos ir em busca do que é melhor para o Villa. Vamos defender os clubes do nosso futebol. Mas que fique claro que o Virgílio Elísio, que é o diretor de competições da CBF, sempre afirmou que o que determina os grupos na Série D não é a classificação nos campeonatos estaduais, mas sim a proximidade geográfica entre as cidades. Por isso o Tombense havia sido colocado juntamente com Tupi, Resende, Aracruz e Nova Iguaçu”, afirmou o mandatário.

“O Virgílio ainda sugeriu que nós fizéssemos uma busca nas tabelas anteriores da Série D e verificássemos a proximidade geográfica das cidades. É assim que, segundo ele, os confrontos são definidos”, completou Schettino.

A Série D do Brasileiro será disputada por 40 clubes divididos em oito grupos e começa no dia 1º de junho. Além de Villa Nova e Tupi, a FMF pretende confirmar mais um representante mineiro, já que quatro clubes rejeitaram o convite alegando problemas financeiros e de montagem do elenco.