Futebol Nacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

O campo está bom. O estádio nem tanto

Responsável pela Arena do Jacaré interdita setor com 757 assentos devido a rachaduras. Laudo do Departamento de Obras Públicas garante que não há risco para os torcedores

postado em 05/06/2013 08:00 / atualizado em 05/06/2013 08:44

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press


Sete Lagoas –
Com o Mineirão cedido à Fifa para a Copa das Confederações, a Arena do Jacaré, distante 70km de Belo Horizonte, volta momentaneamente nesta quarta-feira, às 22h, com Cruzeiro x Corinthians, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, a ser o principal palco do futebol mineiro. Apesar do excelente estado do gramado, o estádio não pode ser integralmente usado pelos torcedores. Devido ao surgimento de rachaduras próximas a uma das estruturas pré-moldadas que dão sustentação ao bloco E das arquibancadas, os 757 assentos do setor foram interditados de forma preventiva pela Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg).

Embora não haja risco de desabamento, de acordo com laudo expedido por engenheiros do Departamento de Obras Públicas (Deop), o órgão preferiu isolar a área como forma de evitar possíveis desentendimentos. Além de feias, as partes de concreto expostas nas fissuras, no entendimento da Ademg, poderiam ser encaradas como potenciais armas por torcedores. As obras de reparo por meio de preenchimento das falhas com cimento foram iniciadas no início desta semana pela Construtora CDR, mas ainda não têm término de conclusão previsto. Todas as fissuras surgiram num ângulo de 45 graus e estão nas paredes de vedação, não comprometendo os pré-moldados que sustentam a arquibancada.

Enquanto a bola não rola, a Arena do Jacaré passa pelos ajustes finais para receber os torcedores com conforto e segurança. Depois de forte temporal em Sete Lagoas na última quarta-feira, vidraças, grades, portões e o forro do teto do estádio estão sendo substituídos, mas até a tarde de ontem ainda era possível ver os estragos causados pela chuva em algumas áreas das arquibancadas, como pedaços de vidro espalhados pelo bloco E, normalmente usado por torcedores do time visitante.

As torcidas das equipes de fora serão realocadas para uma parte da arquibancada do bloco A, do lado esquerdo das cabines de imprensa e de um dos gols. Apesar da restrição, será montada uma estrutura de apoio com 10 banheiros químicos e lanchonete nas arquibancadas. “A decisão de interditar o bloco E foi de comum acordo entre os clubes. Para os próximos jogos, a Prefeitura de Sete Lagoas fez todo um trabalho de limpeza no entorno do estádio. Só não decidimos abrir toda a capacidade porque a obra de aplicação de concreto para correção das fissuras está sendo feita”, justifica o gerente do estádio, Feliciano Alves.

Na vizinhança, apesar da movimentação dos jogos, a expectativa é grande, e já tem gente pensando em faturar um dinheirinho extra. Vizinho da Arena do Jacaré, o construtor Murilo Martins, de 58 anos, voltou a improvisar um estacionamento num lote de uma rua próxima. “Para nós, é bom ter futebol aqui. O faturamento varia de jogo em jogo, principalmente por causa do público, mas já consegui ganhar até R$ 300”, diz.

Para o comerciante Artur Francisco de Faria, de 70, a volta dos jogos ao local melhorou todo o entorno. “Capinaram todos os lotes vagos em volta. Tinha muito mato aqui. Para o comércio, ter as partidas de novo também é muito bom. Pena que não serão muitas.” O ambulante Marcelo Oliveira, de 39, espera continuar vendendo churrasquinhos na avenida próxima ao estádio. “Estou na expectativa de poder ficar aqui, mas acho que a prefeitura não vai deixar. Os clientes até estão perguntando.”

ACESSO DA FIEL

Para o jogo desta quarta, os corintianos terão à disposição mil cadeiras no bloco A. O acesso da torcida visitante continuará sendo pelo portão 5. A venda de ingressos para ela no local será aberta às 18h. Devido à interdição do bloco E, as salas de autoridades, como as Polícias Civil e Militar e o Juizado Especial Criminal, terão de ser transferidas para o B, à direita das cabines de imprensa. Torcedores que forem detidos, porém, terão de ser apreendidos numa sala, uma vez que as celas para detenção ficam na área interditada.

Tags: cruzeiroec