Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Esperança dupla, mas com América à frente

Coelho vence o primeiro duelo da final mineira e agora tem a vantagem do empate no confronto no Mineirão. Gol no fim reacende o sonho atleticano de título no domingo

postado em 02/05/2016 11:00 / atualizado em 02/05/2016 08:55

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A partida em que o América venceu o Atlético por 2 a 1, ontem, no Independência, é uma daquelas raras em que os dois times saíram com a esperança viva de campo. Não completamente satisfeitos, óbvio, mas cada um com seus motivos para acreditar que poderá ser campeão mineiro no domingo, quando voltam a se enfrentar, desta vez no Mineirão. Por parte do Coelho, a razão do otimismo foi o resultado em si, que permite jogar pelo empate no segundo jogo da decisão estadual. Já pelo lado do Galo, o gol marcado nos acréscimos do segundo tempo foi bastante comemorado, pois levará ao bicampeonato com uma vitória pelo placar mínimo.

“Não tem problema termos tomado o gol no fim, o empate agora é nosso. Temos de ser inteligentes, trabalhar bem durante a semana e fazer um grande jogo no domingo, conquistando o título”, afirmou o lateral-esquerdo Bryan, um dos destaques do time americano nesta reta final de Mineiro.

Autor do gol atleticano, Lucas Pratto acredita que o Atlético tem toda condição de levantar a taça. “Não merecíamos perder por dois gols de diferença, principalmente pelo segundo tempo que fizemos. Nosso time teve chance não só de empatar, mas até de virar. Mas está tudo bem”, disse o camisa 9, que começou o jogo no banco de reservas por causa do desgaste da sequência de jogos e entrou no intervalo. “Agora é descansar, nos recuperar bem, pois sabemos que precisamos ganhar na quarta-feira”, disse ele, referindo-se ao jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, contra o Racing-ARG, novamente no Horto.

As partidas por outras competições, aliás, influenciaram diretamente nas escalações das equipes ontem. No América, o técnico Givanildo Oliveira não pôde contar com o volante e armador Tony, que se contundiu durante a vitória por 3 a 2 sobre o Red Bull-SP, pela Copa do Brasil. Além disso, perdeu o atacante Victor Rangel, poupado na quinta-feira, mas que sofreu lesão na panturilha no treino de sábado. Já no Atlético, Diego Aguirre decidiu poupar o volante Júnior Urso, com cansaço muscular, além de deixar Lucas Pratto no banco. Para completar, o armador Dátolo se lesionou.
Mas o que era um problema se tornou solução para o Coelho, que perdeu o armador Tiago Luís aos 16min – o jogador se sentiu mal. Em seu lugar entrou o lateral-esquerdo Danilo, que abriu o marcador, aos 33min, com belo chute depois de se livrar da marcação de Marcos Rocha.

Se o América ainda teve a oportunidade de ampliar com Bryan, para boa defesa de Victor, o Atlético só conseguiu criar alguma coisa aos 45min, quando Hyuri foi lançado, ganhou na corrida do goleiro e cruzou. Suéliton tirou quase em cima da linha.

MAIS GOLS Tentando dar mais ofensividade ao Galo, Diego Aguirre mandou o time para o segundo tempo com Lucas Pratto no lugar de Patric. Mas quem voltou a marcar foi o Coelho, aos 5min, novamente com Danilo, que recebeu outra vez livre na esquerda e chutou rasteiro, com a bola ainda batendo em Marcos Rocha antes de entrar.

A partir dali, porém, o Coelho abdicou de atacar. O alvinegro, por sua vez, foi para cima e passou a desperdiçar chances. Hyuri perdeu três, sendo que, numa delas, furou dentro da pequena área.

O gol poderia ter saído aos 45min, depois que a bola bateu no braço de Leandro Guerreiro dentro da área em chute de Carlos César, mas João Ricardo pegou a cobrança de pênalti de Robinho. Aos 48min, porém, o goleiro não conseguiu segurar chute rasteiro rasteiro de Lucas Pratto, o que representou alívio mínimo para o time alvinegro.


América 2 X 1 Atlético

América
João Ricardo; Pablo (Artur 42 do 2º), Alison, Suéliton e Bryan; Claudinei, Leandro Guerreiro, Tiago Luís (Danilo 17 do 1º) e Rafael Bastos (Ernades 33 do 2º); Osman e Borges. Técnico: Givanildo Oliveira

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos (Carlos César 20 do 2º); Rafael Carioca, Leandro Donizete, Patric (Lucas Pratto, intervalo) e Hyuri; Clayton (Cazares 6 do 2º) e Robinho. Técnico: Diego Aguirre

Estádio: Independência
Gols: Danilo 33 do 1º; Danilo 5 e Lucas Pratto 48 do 2º
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Eduardo Gonçalves (MS) e Rodrigo Figueiredo H. Correa (RJ)
Cartão amarelo: Alison
Pagantes: 7.188
Renda: R$ 229.085

Tags: americamg atleticomg mineiro2016