Futebol Nacional
None

Clima tenso na prisão

postado em 24/02/2013 08:49

A embaixada brasileira deverá auxiliar os corintianos que estão presos na Bolívia depois que um sinalizador, que partiu da torcida do time paulista, atingiu e matou o garato Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos. O incidente ocorreu quando a equipe brasileira jogava contra o San José na última quarta-feira em Oruro, na Bolívia, pela Copa Libertadores. A imprensa boliviana noticiou que dois dos torcedores presos foram indiciados como autores do disparo e os outros 10 devem responder à Justiça como cúmplices.

O embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, deve chegar a Oruro hoje com a tarefa de acelerar o julgamento do recurso que foi solicitado pelos advogados dos torcedores presos. Quando a prisão foi decretada, na sexta-feira, a embaixada brasileira na Bolívia disse que não havia provas suficientes para manter os corintianos detidos e contestou a decisão. Na ocasião, o juiz Julio Huarachi Pozo, da Corte Superior de Justiça de Ouro, disse que a medida impede que os brasileiros fujam do país.

De acordo com o coronel Carlos Coritza, responsável pela Penitenciária San Pedro, os 12 torcedores estão em duas celas isoladas dos presos bolivianos e nem mesmo há contato visual entre eles. A versão da mulher de um dos torcedores, que permaneceu na cidade depois da partida, é diferente. De acordo com ela, os bolivianos gritavam “San José, San José” quando os brasileiros chegaram à penitenciária. Ela descreveu como hostil e assustador o clima na prisão.

Inocência Os corintianos alegam inocência. O incidente resultou em punição do Corinthians que, como mandante na Libertadores, terá de jogar com portões fechados pelos próximos 60 dias, conforme determinou a Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF). A diretoria do clube recorreu e divulgou nota questionando a restrição. “A punição é injusta, na medida em que prejudica diretamente o direito dos inocentes. A medida fere não só o clube, mas, principalmente, os mais de 80 mil torcedores que perderão o direito, já adquirido de forma antecipada, e que não merecem tal pena”.

O acidente que levou à morte do jovem torcedor boliviano ocorreu no primeiro tempo da partida, na noite de quarta-feira. O sinalizador partiu da arquibancada onde estavam cerca de 300 torcedores do time alvinegro e atingiu o olho da vítima, que morreu quase que imediatamente.