Futebol Nacional
None

SÉRIE A

Coritiba vence clássico paranaense e volta à liderança do Campeonato Brasileiro

Coxa se beneficiou da derrota do Botafogo para o Grêmio por 2 a 1 para voltar ao topo

postado em 14/07/2013 18:33 / atualizado em 14/07/2013 18:42

Divulgação/Coritiba
Após marcar um gol em cada jogo da final do Campeonato Paranaense, Geraldo voltou a decidir um Atletiba. Neste domingo, o angolano marcou o único gol do Coritiba e garantiu a vitória sobre o Atlético-PR, deixando a equipe na liderança do Campeonato Brasileiro.

O gol foi marcado aos 11 minutos do segundo tempo em lance iniciado por boa jogada de Alex sobre Pedro Botelho. O camisa 10 deixou a bola com Robinho, que passou para Geraldo tocar sem goleiro na área.

Assim, o atacante, que entrou no intervalo no lugar de Everton Costa, chega aos quatro gols em cinco clássicos paranaenses disputados. Em maio, o jogador marcou tanto no empate por 2 a 2 na ida da decisão do Campeonato Paranaense quanto na vitória por 3 a 1 no Couto Pereira no jogo de volta.

Aos 45 minutos do jogo, o Furacão teve uma chance incrível para empatar o jogo. Marcão recebeu passe em profundidade na área e ficou na cara de Vanderlei. Com Luiz Alberto livre ao seu lado, o meia demorou a bater, finalizou mal e permitiu uma boa defesa do goleiro adversário.

Assim, o Coxa conta com a derrota por 2 a 1 do Botafogo para o Grêmio para retornar à primeira posição do Campeonato Brasileiro com 15 pontos. Os atleticanos seguem com seis pontos na penúltima posição da tabela e ainda podem ser ultrapassados pelo Náutico.

O jogo - O técnico Marquinhos Santos promoveu um Coritiba ofensivo, com o volante Gil deixando o time para a entrada de Everton Costa no ataque. O Atlético-PR, por outro lado, foi escalado com três volantes pelo interino Alberto Valentim.

O Coxa tentou tomar a iniciativa da partida, mas encontrou dificuldades. A primeira chance do jogo veio apenas aos 12 minutos em cobrança direta de falta de Alex defendida por Weverton.

Sete minutos depois, a bola parada rendeu mais uma oportunidade aos mandantes. Após uma nova cobrança do camisa 10, a bola sobrou para Bottinelli na área, mas o argentino não pegou bem na bola.

Depois desse lance, porém, o jogo passou a ficar mais pegado e o Furacão acertou a marcação. O Coritiba, que já encontrava dificuldades para avançar, foi neutralizado pelo adversário.

O clima era tenso e, aos 24 minutos, Alex disputou bola aérea com Juninho, deixando o adversário no chão, e, na sequência, caiu após dividida com Léo. Com o nariz sangrando, o meia ainda teve uma conversa áspera com o lateral, iniciando discussão entre os dois times.

O Atlético-PR foi melhorando e, aos poucos, deixou de focar na marcação para buscar pressionar o rival. Ao final do primeiro tempo a equipe já tinha o controle do jogo, criando duas boas chances nos últimos minutos.

Aos 44 minutos, Everton recebeu pela esquerda da área, avançou e finalizou para defesa de Vanderlei. Na cobrança de escanteio gerada pelo próprio lance, Luiz Alberto escorou para Manoel na pequena área, mas o zagueiro não alcançou a bola.

No entanto, o Coritiba voltou do intervalo assustando. Após finalização de Ederson defendida por Vanderlei, Deivid recebeu bom passe de Junior Urso na área em posição duvidosa e dominou mal, permitindo o desarme.

Aos cinco minutos, Everton aplicou um drible da vaca sobre Victor Ferraz e cruzou na área. Ederson aparecia para desviar, mas Diogo afastou o perigo ao desviar por cima do próprio gol.

Geraldo, que entrou no intervalo, mostrou novamente sua estrela em clássicos. Aos 11 minutos, Alex fez boa jogada pela direita e deixou a bola com Robinho, que passou para o angolano mandar ao fundo da rede sem goleiro.

O Coxa melhorou após o gol e, cinco minutos após abrir o placar, assustou com chute de fora da área de Deivid após passe de Alex que saiu à esquerda do gol. O Atlético-PR tentava avançar e abria espaços, sem conseguir repetir a eficiente marcação do primeiro tempo.

O Furacão ainda teve a chance do empate aos 26 minutos, quando Marcão avançou pela esquerda e cruzou para Ederson finalizar em ótima posição. O artilheiro da equipe, porém, pegou mal de voleio e isolou a bola.

Aos 45 minutos, Marcão recebeu na frente de Vanderlei na área e perdeu a grande chance do jogo, demorando a finalizar e batendo mal para defesa do goleiro. Luiz Alberto estava livre ao seu lado. A equipe ainda buscou criar chances para alcançar a igualdade, mas não obteve sucesso.