Futebol Nacional
None

CONMEBOL

Conmebol se responsabiliza por eventual perda de vaga da América do Sul na Copa do Mundo

Presidente disse que se sanção ocorrer será por incompetência da própria entidade

postado em 22/05/2015 11:59 / atualizado em 22/05/2015 12:09

AFP PHOTO / Norberto Duarte

Diante da ameaça da América do Sul perder a vaga da repescagem para o Mundial de 2018, na Rússia, o presidente da Conmebol, entidade responsável pelo futebol sul-americano, assumiu a responsabilidade pela eventual sanção. Juan Ángel Napout falou, em conferência de imprensa na última quarta, que a pena, se aplicada, não acontecerá por conta da sanção ao Boca Juniors e sim por incompetência da própria Conmebol.

O mandatário da instituição que coordena o futebol na América do Sul comentou a especulação de um meio de imprensa espanhol que dava como certo o castigo da Fifa a Conmebol por não ter punido de forma mais exemplar o Boca Juniors, tendo em vista os atos de barbárie acontecidos na Bombonera há uma semana, em jogo diante do River Plate, pela Copa Libertadores – principal competição do continente.

“Se perdermos a vaga será por incapacidade do presidente. Não tem nada a ver com o que passou no clássico entre Boca e River. Nunca gostei de dar desculpas, se tivermos prejuízos, o culpado sou eu”, comentou Napout, trazendo para si a responsabilidade de não ter sido mais implacável com a torcida xeneize e aproveitando para fazer um pedido.

“O nosso continente é o do futebol, com nove Copas do Mundo, quatro Olimpíadas e inúmeros campeonatos nacionais. O que pedimos (a todos os países afiliados a Fifa) é jogar futebol. Creio que é razoável que nos permitam jogar a repescagem, são apenas mais 180 minutos. Acredito que não estamos pedindo nada fora de propósito”, insistiu. “As Eliminatórias começam em outubro, até lá só vou pontuando o direito da América do Sul em disputar todas as vagas”, completou.

Além de ter sido excluído da Copa Libertadores 2015, o Boca Juniors teve de pagar multa equivalente a 200 mil dólares (cerca de R$ 600 mil), além de ter sido punido com quatro partidas sem a presença da torcida em jogos continentais e outros quatro sem poder levar torcida para jogos fora de casa. Contudo, especula-se que a Fifa haveria protestado contra sanções mais severas aos envolvidos no ato.

Tags: mundial vaga copa2018 libertadores futnacional