Futebol Nacional
None

América perde a primeira em casa e completa três jogos sem vitórias na Série B

Mesmo com três atacantes, Coelho não balançou as redes e foi derrotado pelo Joinville

postado em 31/07/2012 21:30 / atualizado em 31/07/2012 22:10

Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A Press

O América não conseguiu a reabilitação na Série B do Brasileiro diante do Joinville, na noite desta terça-feira, no Estádio Independência, e completou três jogos sem vitórias. O Coelho sofreu a primeira derrota em casa ao ser derrotado pelo time catarinense por 2 a 0, pela 14ª rodada da competição.

Agora, o América terá apenas três dias para levantar a cabeça e buscar a reação contra o ASA, fora de casa, no próximo sábado, a partir das 16h20. Já o Joinville vai encarar o Criciúma, no mesmo dia e horário, na Arena Joinville.


Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A Press
Em função do desfalque do meia Rodriguinho, o técnico Givanildo Oliveira resolveu mudar o esquema tático do América ao invés de procurar um substituto para a armação. O Coelho ganhou mais um atacante e enfrentou o Joinville no 4-3-3, com Alessandro, Fábio Júnior e Rodrigo Pimpão na linha de frente. Contudo, o time também sofreu com baixas na defesa e no setor de contenção do meio-campo. O zagueiro Vinícius Simon jogou no lugar do lesionado Everton Luiz e o volante Agenor supriu a ausência do suspenso Leandro Ferreira.

Depois de empatar com o Guarani e perder para o Boa Esporte nas duas últimas rodadas, o América entrou em campo pressionado para se manter entre os quatro primeiros colocados. Cientes da queda de rendimento e a consequente desconfiança do torcedor, os jogadores mostraram empenho desde o primeiro minuto de jogo, mas não conseguiram apresentar um futebol primoroso.

As melhores chances de gol do América foram criadas na base da raça. Jogadas envolventes, com toques rápidos, apresentadas pelo time nas partidas no começo do campeonato ficaram de lado diante do Joinville. Faltou técnica ao time do Coelho no primeiro tempo. A melhor chance veio aos 20’, quando o meia Gilberto resolveu arriscar de fora da área e mandou uma bomba que explodiu no travessão.

No fim da etapa inicial, o técnico Givanildo Oliveira foi vaiado por parte da torcida. O comandante, por sua vez, não deixou por menos e esbravejou com aqueles que o criticaram.

Os times voltaram para o segundo tempo sem alterações. O América dominou as ações do confronto e ficou perto de abrir o marcador duas vezes. Aos 14’, Rodrigo Pimpão cruzou do lado esquerdo, dentro da área, e Alessandro ficou na cara do gol. No entanto, o jogador perdeu o tempo da bola e chutou, de carrinho, para fora.

Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A Press
Sem conseguir marcar, o América foi castigado. Aos 18’, Marcinho ficou cara a cara com o goleiro Neneca na pequena área e tocou de lado para o companheiro Lima empurrar para o gol vazio. O atacante, porém, perdeu uma chance incrível e chutou por cima do travessão. No minuto seguinte, Lima se redimiu e balançou a rede. O jogador recebeu um lançamento em diagonal e bateu forte no canto direito. Gol do Joinville: 1 a 0.

Frustrado com o desempenho do time no 4-3-3, Givanildo Oliveira substituiu o atacante Fábio Júnior pelo meia argentino Sebástian Sciorilli. Além disso, o lateral-esquerdo Pará deixou o campo para a entrada de Bryan. Nos últimos minutos, o técnico ainda tentou a sorte ao trocar o volante Agenor pelo atacante Romão.

As mudanças no América não surtiram efeito e o time ainda sofreu mais um gol no contra-ataque do Joinville nos acréscimos. Marcinho recebeu a bola no meio-campo, avançou em velocidade e tocou para Jean Carlos marcar: 2 a 0.

América 0 x 2 Joinville

América

Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Vinicius Simon e Pará (Bryan); Dudu, Agenor (Romão) e Gilberto; Alessandro, Fábio Júnior (Sebástian Sciorilli) e Rodrigo Pimpão. Técnico: Givanildo Oliveira.

Joinville
Ivan; Eduardo, Maurício, Pedro Paulo e Tarcísio; Leandro Carvalho, Glaydson, Ricardinho e Tiago Real (Willian); Lima (Jean Carlos) e Adaílton (Marcinho). Técnico: Leandro Campos.

Gols: Lima e Jean Carlos (Joinville)

Motivo: 14ª rodada da Série B
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: dia 31 de julho de 2012, segunda-feira, às 19h30

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Ricardo Pavanelli Lanutto (SP) e Fabrício Pofírio de Moura (SP)
Cartões amarelos: Dudu, Rodrigo Pimpão (América); Leandro Carvalho, Glaydson e Ivan (Joinville)