Futebol Nacional
None

PRATA DA CASA

América dará prioridade às categorias de base para reforçar equipe profissional

Gerente de futebol Jair Albano Félix aposta em solução caseira para melhorar elenco

postado em 05/02/2013 16:20 / atualizado em 05/02/2013 16:53

Carlos Cruz/Assessoria AFC

A saída de Bryan para o Benfica de Portugal deixou uma lacuna a ser preenchida na lateral-esquerda do América. Wanderson, recém-contratado junto ao América de Natal, foi o titular na derrota para o Araxá, por 2 a 1, pela estreia do Campeonato Mineiro de 2013 e não teve substituto imediato. Ao contrário do que se pensava, a diretoria do Coelho não deverá buscar jogadores no mercado para ocupar este espaço, mas sim dar oportunidade aos jovens do time sub-20.

“Primeiro temos que olhar aqui para dentro para depois, se for o caso, a gente ir ao mercado. Acredito que a base nos dá essa tranqüilidade para que a gente tenha calma e paciência para olhar o mercado só se for o caso. Então nós temos não só o Carlos Renato, mas também o Michael do nosso time sub-20 para observa-los”, disse o gerente de futebol Jair Albano Félix.

Jair Albano explicou que, além de Carlos Renato e Michael, outros atletas do time júnior também podem ascender ao elenco profissional. O objetivo é que eles treinem com os profissionais, mas continuem atuando pela equipe sub-20 para não perderem o ritmo de jogo. Assim, mesmo em outras posições, o mais provável é que as peças de reposições sempre sejam caseiras.

“O interessante do nosso sub-20 é que todos eles ainda têm mais um ano de júnior. Então dentro de uma metodologia de trabalho que a gente tem que plantar, para que esses atletas não percam a competitividade, é que eles treinem com a gente e continuem disputando as partidas pelo júnior. Isso é importante para eles estarem em ritmo de competição para quando tiverem a oportunidade de entrar em uma partida pelo time profissional”, explicou.

O time júnior do América conseguiu ótimos resultados nos últimos dois anos. O Coelhinho sagrou-se campeão do Brasileiro Sub-20 em 2011 e foi o terceiro colocado na edição de 2012. Entre as principais revelações que hoje integram o elenco profissional estão o zagueiro Lula, o volante China e o armador Kaio - além do próprio Bryan, que se transferiu para o Benfica de Portugal.