Futebol Nacional
None

FORA DE JOGO

Sem previsão de retorno, Kaio desabafa: 'Quando a dor vem, me joga lá no chão'

Revelação do Coelho passa por tratamento contra 'dor do crescimento' há nove meses e não tem previsão de retorno aos gramados. Emocionado, ele busca recuperação rápida

postado em 26/02/2013 09:00 / atualizado em 25/02/2013 23:47

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Se dependesse da própria vontade, o jovem Kaio, uma das grandes revelações do América nos últimos tempos, já estaria em campo nesta edição do Campeonato Mineiro. O armador, no entanto, ainda passa por tratamento contra as “dores do crescimento” e não tem previsão de retorno aos gramados. Confiante no trabalho do departamento médico, o garoto de 20 anos não esconde o desejo de voltar a jogar em breve, mas ressalta que tudo tem que ser feito com calma para acabar de vez com todos os incômodos.

“Tenho treinado bem, estou muito bem fisicamente e progredindo bastante por conta dos trabalhos na pré-temporada. Sinto um pouco de dor, mas aí me poupam e eu faço um trabalho específico e mais tranquilo para ter uma adaptação melhor. Desta forma é só dar sequência à programação que está sendo feita. Espero que eu esteja liberado o mais rápido possível e sem dores, pois, querendo ou não, a minha ansiedade por poder voltar a jogar é muito grande”, disse Kaio, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Kaio explica que o momento em que sente mais dor é nos trabalhos com bola, durante as finalizações. No entanto, mesmo quando que os incômodos aparecem, a vontade de pisar no gramado é mais forte e os supera. “A dor é muito aguda no momento da finalização. Depois eu dou uma descansada e faço o que eles pedem, até ela dar uma diminuída. Em seguida eu volto a fazer os trabalhos nos treinos para ir readaptando e também porque eu não quero ficar parado”, conta o jovem.

Ansiedade, vontade de jogar e paixão pela profissão: estes são os sentimentos de Kaio quando é questionado sobre o andamento da recuperação de sua lesão. O armador é ciente do potencial que apresentou nos últimos anos e por isso sente bastante com os problemas que o acompanham há algum tempo. Bastante emocionado, ele revela o desejo de voltar rapidamente a fazer a coisa que “mais ama”, que é jogar futebol. Para que isto aconteça, toda a confiança é depositada no trabalho do departamento médico do América.

“Fico feliz quando estou em campo, parece que eu esqueço da dor. Mas quando ela vem, me joga lá no chão. Parece que eu estou simplesmente triste e chateado com a dor, mas no momento em que estou treinando sem ela é o melhor momento do dia. Hoje meu presente seria estar dentro de campo, sem dor e fazendo o que eu mais amo, que é jogar futebol. Isso não vai demorar não, estou confiando neles (departamento médico), em nenhum momento jogo a responsabilidade. É uma coisa que eu tenho que passar e então necessito da ajuda de todos”, finaliza.

Palavra do médico

Responsável por cuidar da lesão de Kaio, o diretor do departamento médico do América, Dr. Cimar Eustáquio, se diz confiante na recuperação do atleta, mas não dá um prazo exato para que isto aconteça. “Sobre a perspectiva de volta é difícil falar. Eu acho que ele não vai demorar muito tempo, mas especificar o tempo preciso eu não teria condições de colocar agora”, explica o médico.

Dr. Cimar Eustáquio afirma que a lesão de Kaio é comum em atletas que alcançam estatura elevada, entre eles jogadores de basquete e vôlei, e que por isso teve de trabalhar mais no tratamento. O médico diz que cautela e paciência são fundamentais neste processo de recuperação, já que qualquer avanço precoce nas etapas pode adiar o retorno do jovem aos gramados.

“O caso do Kaio é um pouco atípico. É mais comum em atletas que crescem muito, como os jogadores de basquete. É difícil eu responder isso porque ele pode retornar dentro de 15 a 20 dias ou demorar um tempo maior.Tem que ter um pouco de paciência. Eu acredito que depois ele será um atleta muito forte, de performance excepcional e que vai voltar a ser o grande Kaio que todo mundo fala. Não posso te dar essa resposta precisa, mas vamos trabalhar com calma para que seja o mais rápido possível”, finalizou.