Futebol Nacional
None

Foco no ataque

Com um gol marcado em quatro jogos, setor ofensivo do América é a principal preocupação do técnico Vinícius Eutrópio

postado em 05/03/2013 09:09

O América começa hoje a preparação para encarar o Nacional, sábado, às 16h, no Independência, com atenção especial voltada para o ataque. Em quatro partidas disputadas pela equipe, Fábio Júnior foi o único jogador de frente a balançar as redes adversárias – na estreia da equipe no Campeonato Mineiro, quando o Coelho acabou derrotado pelo Araxá por 2 a 1. Na vitória por 1 a 0 sobre a Caldense, o gol foi do lateral Wanderson, e no empate por 1 a 1 com o Tupi, na última rodada, marcou o zagueiro Lula. Foram utilizados cinco atacantes em quatro rodadas.

Para complicar ainda mais a situação do técnico Vinícius Eutrópio, ameaçado de demissão, o armador Rodriguinho voltou de Juiz de Fora reclamando de nova torção no tornozelo esquerdo, lesão que o afastou de dois jogos, e será avaliado hoje. No ataque, além de Fábio Júnior, titular em todos os jogos, foram escalados Felipe (que nem entrou em campo contra o Tupi), Laércio (atuou na segunda etapa contra o Araxá e a Caldense), Kaká (titular pela primeira vez domingo) e Tiago Alves (jogou nos 15 minutos finais contra o Tupi e deixou boa impressão.

A semana será de muita exigência para os atacantes, com trabalho específico de jogadas ensaiadas em velocidade, cruzamentos na área, finalizações e maior presença no campo adversário, para corrigir o que ocorreu, por exemplo, no jogo com o Galo Carijó, em Juiz de Fora: “Nosso adversário foi superior, criouo mais chances, teve maior posse de bola e o América enfrentou muitas dificuldades”, disse o técnico, que fez uma ressalva: “Mesmo assim poderíamos ter vencido. Mas alcançamos um ponto contra um adversário que também busca estar entre os primeiros e que dificilmente deixará de fazer os três pontos em casa”. Se o América tivesse vencido os outros jogos, o resultado de domingo poderia até ser considerado bom, pois foi o único time que não perdeu como visitante na última rodada.

PRESSÃO Outra preocupação é com relação à insatisfação da torcida com o treinador. “A cobrança inicial tem de ser aqui, nossa e dos jogadores. Vou aproveitar para pedir paciência, porque é uma competição difícil. Vamos enfrentar mais um adversário complicado. Com apoio vamos chegar entre os quatro. Nossas chances são reais, vejam os números”, garantiu o técnico. Se o América vencer, chegará a oito pontos e pode melhorar sua situação.


E MAIS...
Alessandro
Os preparadores físicos estão a cada dia mais confiantes na recuperação do atacante Alessandro, que passou por uma cirurgia do ligamento cruzado do joelho esquerdo. A previsão é de que ele esteja em campo em abril, treinando com bola.


LEÃO REFORÇA A ZAGA
Coma a vitória sobre o Boa por 3 a 1, domingo, na reinauguração do estádio Castor Cifuentes, que estava vetado pela Federação Mineira, o Villa Nova subiu para a terceira posição do Campeonato Mineiro, com oito pontos. Para seguir bem e tentar avançar às semifinais, o Leão do Bonfim anunciou ontem a contratação de mais um reforço: o zagueiro Evaldo. Natural de Janaúba, no Norte de Minas, o atleta de 30 anos e 1,91m começou a carreira no Corinthians e passou por clubes como Grêmio e Santos, além de ter defendido Coritiba, Bahia, Ponte Preta e Criciúma, entre outros. Fora do Brasil, atuou no Tokyo FC, do Japão, e seu último clube foi o Tarxien Rainbows, de Malta.