Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

'Pressionado' por bons resultados, América enfrenta o Nacional no Independência

Duelo entre Coelho e Búfalo acontece neste sábado, às 16h, na arena do Horto. Placar pode ser crucial para o futuro do 'pressionado' Vinícius Eutrópio no comando da equipe

postado em 08/03/2013 20:00 / atualizado em 08/03/2013 21:07

Leandro Couri/EM/D.A Press


“Sob forte pressão”. É desta forma que o América pisa no gramado do Independência, neste sábado, para enfrentar o Nacional. O Coelho não faz boa campanha no Campeonato Mineiro - ocupa apenas a sétima posição, com cinco pontos em quatro jogos - e terá de vencer a todo custo para pelo menos se aproximar dos primeiros colocados. Para aumentar ainda mais a responsabilidade, o técnico Vinícius Eutrópio tem futuro incerto no CT Lanna Drumond e um tropeço em casa pode causar a sua demissão. A partida no Horto, válida pela quinta rodada do Estadual, começa às 16h.

A diretoria do América já deixou bem claro para o técnico Vinícius Eutrópio que não está satisfeita com o desempenho do time. O discurso apresentado, no entanto, prega calma e cautela em qualquer decisão que for tomada. “O Vinícius está ciente que eu não estou satisfeito com os resultados. Mas ele segue treinador do América. Qualquer novidade que aparecer só será divulgada após o jogo”, afirmou Marcus Salum, integrante do conselho administrativo do clube e principal responsável pelo departamento de futebol.

De fato o América não fez bons jogos. Com exceção ao primeiro tempo da vitória sobre a Caldense (1 a 0), no Independência, e os quinze minutos iniciais do empate com o Tupi (1 a 1), em Juiz de Fora, o Coelho não agradou aos torcedores, dirigentes e até mesmo ao técnico Vinícius Eutrópio, que chegou a reconhecer a superioridade do Galo Carijó na rodada anterior do Campeonato Mineiro.

CONFIRA A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MINEIRO


Se por um lado a pressão exercida por torcida e diretoria é forte, pelo outro o América poderá contar com a força máxima neste sábado. Praticamente recuperado de torção no tornozelo esquerdo, o armador Rodriguinho treinou entre os titulares durante a semana e não deve ser problema contra o Nacional. Ele havia sido substituído no empate com o Tupi por conta da mesma lesão que o tirou de cena contra Caldense e Boa Esporte. Caso seja necessário, o meio-campo Geovanni é a opção no banco de reservas.

Leandro Couri/EM/D.A Press
Vinícius Eutrópio pode fazer alterações na parte ofensiva. Nos últimos treinos, o técnico colocou Tiago Alves entre os titulares com o objetivo de dar mais movimentação e rapidez ao ataque. Sua escalação, no entanto, não está garantida. Kaká, que começou jogando contra o Tupi, tem chances de permanecer. Já na lateral-direita, Gedeílson sofreu uma pancada no tornozelo e pode dar lugar a Patrick, reserva imediato da posição.

Questionado a respeito da pressão por bons resultados, o técnico Vinícius Eutrópio se mostrou tranquilo e disse que o empate do último domingo fez a cobrança aumentar. “Se tivéssemos uma vitória a mais, estaríamos no G4. Como não aconteceu este resultado, que poderia ter sido no domingo, você é mais cobrado. Em clube grande é natural quando os resultados não acontecem. Ela (pressão) existe a cada partida e você tem que conviver com ela”, frisou o treinador.

Nacional ganha três “reforços” para enfrentar o América

O técnico Alexandre Grasselli relacionou 19 jogadores do Nacional para a partida deste sábado contra o América, no Independência. Entre os convocados estão o volante Fabrício Cracco, o armador Dudu e o atacante Roni, recém-liberados pelo departamento médico após se recuperarem de lesão.

O destaque do Nacional, no entanto, é o veterano Vanderlei, centroavante que passou pelo Atlético entre 2007 e 2008. Ele foi autor de dois dos quatro gols de sua equipe na vitória sobre o América de Teófilo Otoni, pela rodada anterior do Campeonato Mineiro. O resultado fez o Búfalo pular para a oitava posição, com quatro pontos ganhos.

AMÉRICA X NACIONAL

AMÉRICA

Neneca; Gedeílson (Patrick), Everton Luiz, Lula e Wanderson; Claudinei, Doriva, Leandro Ferreira e Rodriguinho (Geovanni); Fábio Júnior e Kaká (Tiago Alves)
Técnico: Vinícius Eutrópio

NACIONAL

Rodrigo Posso; Luizinho, Claudio, Luizão e Bruno Barros; Mancuso, Jailton, Thiago Santos e Kanu; Marcinho e Vanderlei
Técnico: Alexandre Grasselli

MOTIVO:
quinta rodada do Campeonato Mineiro
LOCAL: Estádio Independência, Belo Horizonte
DATA: sábado, 9 de março de 2013, às 16h

ÁRBITRO: Átila Carneiro Magalhães
ASSISTENTES: Marconi Helbert Vieira e Flamarion Sócrates da Silva