Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Em tarde pouco inspirada, América fica apenas no empate contra o Nacional: 1 a 1

Kaká deu esperanças ao América com gol aos 31 minutos do 2º tempo, mas Vanderlei deixou igual para o Nacional. Técnico Vinícius Eutrópio foi demitido após a partida

postado em 09/03/2013 18:01 / atualizado em 09/03/2013 19:38

Ramon Lisboa/EM/D.A Press



O América voltou a tropeçar no Independência. Diante de sua torcida, na tarde deste sábado, o Coelho não passou de um empate contra o Nacional, em duelo válido pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Mais uma vez, o time pecou pela pouca produtividade, principalmente no primeiro tempo, e deixou o gramado sob vaias após o resultado de 1 a 1. Com o resultado, o técnico Vinícius Eutrópio foi demitido do comando do clube após uma sequência negativa no início desta temporada.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO CAMPEONATO MINEIRO DE 2013


Após fazer um primeiro tempo ruim, o Coelho ensaiou a vitória aos 31 minutos da etapa complementar. Fábio Júnior fez boa jogada pelo lado esquerdo do ataque, mas errou o passe. O atacante Kaká, no entanto, brigou pela bola e colocou no canto esquerdo de Rodrigo Posso. Aos 38 veio a ducha de água fria para os americanos: o Nacional conseguiu o empate com o experiente Vanderlei, que escorou, de cabeça, o cruzamento de Luizinho.

O empate deixa o América com seis pontos, provisioramente na sexta posição do Campeonato Mineiro. A equipe pode ser ultrapassada por Caldense, Araxá e América de Teófilo Otoni, que ainda jogam pela quinta rodada. No próximo domingo, o Coelho enfrenta o Atlético no Independência, porém como visitante. O clássico está marcado para 16h.

O Nacional, por sua vez, conquistou um ponto importante fora de casa. O Búfalo mantém a diferença para o América, mas também pode perder posições após o término da rodada. Na sequência do Mineiro, a equipe de Alexandre Grasselli enfrenta o Tupi, em Patos de Minas. O jogo acontece no próximo sábado, às 16h.

Primeiro tempo sem grandes oportunidades

O início do primeiro tempo no Independência esteve em ritmo de jogo-treino. Tanto o América quanto o Nacional pouco ameaçaram em seus lances de ataque. Inofensivas, as duas equipes se limitaram a tocar a bola no meio-campo e deixaram a partida bastante lenta.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
A partida no Horto começou tão fraca que o primeiro acontecimento importante foi a substituição de Gedeílson, que deu lugar a Patrick aos 14 minutos por conta de lesão no tornozelo esquerdo.

Somente aos 17 minutos é que o América ameaçou o Nacional pela primeira vez na partida. Wanderson tabelou com Fábio Júnior e bateu rasteiro para o gol. A bola tocou na rede de Rodrigo Posso, porém do lado de fora.

Mesmo sem fazer boa partida, o Coelho voltou a ameaçar aos 23 minutos e reclamou de um lance bastante polêmico. Doriva recebeu bom passe de Éverton Luiz e foi derrubado por Bruno Barros dentro da área. O árbitro Átila Carneiro Magalhães não marcou o pênalti claro e deixou o lance seguir.

Aos 26 minutos, o América teve a grande oportunidade do primeiro tempo. Após pressão desorganizada na área do Nacional, o lance sobrou limpo para Leandro Ferreira, que, da meia-lua, soltou a bomba de pé direito e viu a bola explodir na trave de Rodrigo Posso.

No restante do primeiro tempo, o América criou mais duas oportunidades, porém, sem muito perigo. A primeira foi em chute fraco de Patrick de fora da área, aos 33 minutos. Aos 37, Kaká recebeu passe de Doriva e bateu cruzado para boa defesa de Rodrigo Posso.

No fim do primeiro tempo, o América deixou o gramado do Independência sob fortes vaias da torcida.

Um gol para cada time na etapa complementar


O nível técnico da partida melhorou bastante no segundo tempo. Quem criou a primeira chance foi o Nacional, aos cinco minutos, com o experiente Vanderlei. No corpo a corpo, ele ganhou a disputa de bola com Lula, mas finalizou à esquerda de Neneca.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Aos nove minutos, o América mandou mais uma bola na trave, desta vez com Geovanni. O lance ainda contou com um leve desvio de Rodrigo Posso, fundamental para evitar o primeiro gol do Coelho.

Mesmo sem grandes recursos, o América seguiu pressionando. Aos 20 minutos, Fábio Júnior tentou finalizar por cobertura, mas Rodrigo Posso conseguiu evitar o gol. Pouco tempo depois, Everton Luiz chutou fraco nas mãos do arqueiro do Nacional.

De tanto insistir, quem inaugurou o marcador no Independência foi o Coelho. Fábio Júnior fez boa jogada, mas errou o passe. Com muita vontade no lance, Kaká brigou pela bola e conseguiu roubá-la de Jaílton, volante do Nacional. Ele finalizou no canto esquerdo de Rodrigo Posso e fez a torcida americana vibrar no estádio: 1 a 0.

Apesar do gol, o América não criou recursos para conseguir ampliar a vantagem. Desta forma, quem assustou foi o Nacional, que passou a pressionar bastante nas jogadas pelo lado direito. E foi através delas que o Búfalo chegou ao empate, aos 38 minutos do segundo tempo. Vanderlei escorou, de cabeça, o cruzamento de Luizinho e igualou o duelo no Independência: 1 a 1.

AMÉRICA 1x1 NACIONAL

AMÉRICA
Neneca; Gedeílson (Patrick, aos 14 do 1ºT), Everton Luiz, Lula e Wanderson; Claudinei, Doriva, Leandro Ferreira (Juninho, no intervalo) e Geovanni (Alan Mota, aos 37 do 2ºT); Fábio Júnior e Kaká
Técnico: Vinícius Eutrópio

NACIONAL
Rodrigo Posso; Luizinho, Cláudio, Luizão e Bruno Barros (Wanderson, aos 32 do 1ºT); Mancuso, Jaílton, Thiago Santos e Kanu (Fábio Cracco, no intervalo, depois Maranhão, aos 35 do 2ºT); Marcinho e Vanderlei
Técnico: Alexandre Grasselli

MOTIVO: quinta rodada do Campeonato Mineiro
LOCAL: Estádio Independência, Belo Horizonte
DATA: sábado, 9 de março de 2013

GOLS
Kaká, aos 31 do 2ºT (América)
Vanderlei, aos 38 do 2ºT (Nacional)

ÁRBITRO: Átila Carneiro Magalhães
ASSISTENTES: Marconi Helbert Vieira e Flamarion Sócrates da Silva

CARTÕES AMARELOS
Mancuso, aos 17 do 1ºT (Nacional)
Everton Luiz, aos 45 do 1ºT (América)
Marcinho, aos 7 do 2ºT (Nacional)
Geovanni, aos 8 do 2ºT (América)

PÚBLICO E RENDA: 844 pagantes e R$ 17.480,00