Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Vale a sobrevivência

Com obrigação de vencer, América recebe o Guarani no Independência. Retorno do armador Rodriguinho aumenta esperança de reabilitação para que o time comece a sonhar com o G4

postado em 20/03/2013 08:20

Euler Júnior/EM/D.A Press
Sem vencer há 28 dias, o América luta hoje pela segunda vitória no Campeonato Mineiro para que possa respirar e sonhar com sua recuperação. O time recebe o Guarani de Divinópolis, às 22h, no Independência. Se a meta é chegar entre os quatro primeiros, a realidade mostra que o Coelho está mais próximo da zona de rebaixamento – apenas três pontos o separam do Araxá e do América-TO, os últimos colocados. A única vitória em seis jogos foi por 1 a 0, sobre a Caldense.

Na última rodada, estreia do técnico Paulo Comelli, que substituiu Vinícius Eutrópio, o alviverde perdeu por 5 a 2 para o Atlético. Apresentou bons momentos, especialmente na primeira etapa, quando começou vencendo e teve chance de, no início da etapa final, fazer o segundo gol, desperdiçado por Juninho após bela jogada do volante Doriva. O técnico criticou a falta de concentração na marcação nos três gols do zagueiro Réver, que liquidaram o Coelho. Para Comelli foram falhas infantis que não podem ser cometidas, especialmente contra times de alta qualidade técnica.

Em dois treinamentos, a preocupação do treinador foi acertar o posicionamento dos jogadores para não dar mais tanta liberdade aos adversários. No treino tático de ontem à tarde, ele colocou em campo os titulares sem adversários e exigiu simulações com muita troca de passe em velocidade, além de cobrar a aproximação dos defensores. Fábio Júnior considerou boa a preparação e espera melhor sorte. O mesmo destaca Geovanni: “Agora não há como pensar em outro resultado que não seja a vitória. Nem o empate. O bom é que estamos bem preparados e confiantes. Com certeza, o América pode se considerar muito mais seguro, mesmo numa classificação delicada e enfrentando uma enorme pressão”.

Geovanni, que atuará mais avançado, e os companheiros pedem o apoio do torcedor e, mais uma vez, paciência, dizendo que nos jogos finais (Guarani, América-TO, Cruzeiro, Tombense e Villa Nova) o América ainda terá a chance de passar dos 19 pontos e chegar entre os quatro primeiros classificados para a próxima fase: “Time nós temos”, assegura o zagueiro Éverton Luiz. Os elogios são para o volante Doriva, pelo futebol que apresentou no clássico, mas ele trocaria tudo pelas vitórias: “Que diante do Guarani possamos encontrar o nosso caminho”.

MUDANÇA

Em relação à última partida, a única troca será o armador Rodriguinho, no lugar do volante Leandro Ferreira, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Juninho foi escalado um pouco atrás, na função também de marcação, para que na frente o Coelho tenha novamente a dupla que representa muito em termos de experiência: Geovanni e Fábio Júnior.

ATAQUE REFORÇADO

O atacante Nikão, de 20 anos, mineiro de Montes Claros, cujos direitos pertencem ao Atlético, começou a viver ontem nova fase na carreira. Depois dos empréstimos para o Vitória, onde marcou nove gols em 10 jogos, e pela Ponte Preta, onde fez bons jogos no Campeonato Brasileiro do ano passado, o atacante agora ficará no América até o término da Série B do Brasileiro, em novembro: “Quero aproveitar esta oportunidade. Vim para jogar e ajudar muito”, diz. No Vitória, atuou com Geovanni em 2011. Já no Santos, onde foi revelado, jogou ao lado de dois outros atletas do Coelho: o zagueiro Vinícius e o atacante Tiago Alves, também pertencentes ao Peixe. Ele já está nos planos de Paulo Comelli para o confronto com o América-TO, na próxima quarta-feira. O técnico o conhece bem dos duelos Ba-Vi, já que comandava o Bahia.

O ADVERSÁRIO

Bugre embalado

Confiança é o que não falta ao Bugre, depois de golear o América-TO por 4 a 1. O técnico Leston Júnior repetirá a formação. Só não viaja a Belo Horizonte o atacante Jajá, reserva, que sofreu uma lesão no ombro e ficará três meses em recuperação. Os jogadores estudaram todos os detalhes do adversário, por meio de vídeos, e esperam o mesmo desempenho em termos de marcação do empate por 0 a 0, contra o Cruzeiro: “Estamos sabendo jogar mais contra os times que dão espaço. O América terá de se abrir, pressionado por estar em casa e teremos de aproveitar, em jogadas rápidas”, diz o atacante Eric, um dos goleadores contra o América-TO.

América x Guarani

América
Neneca; Gedeílson, Lula, Éverton Luiz e Wanderson; Claudinei, Doriva, Juninho e Rodriguinho; Geovanni e Fábio Júnior
Técnico: Paulo Comelli

Guarani
Leandro; Éder Silva, Adalberto, Asprilla e Rafael Estevam; André Silva, Carlos Júnior, Nando e Eric; Jouberth e Lucas Newiton
Técnico: Leston Júnior

Estádio: Independência
Horário: 22h
Árbitro: Emérson de Almeida Ferreira
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Ricardo Junio de Souza
Ingressos: cadeiras, acesso pelas ruas Ismênia e Pitangui, R$ 40; Setor especial Minas, R$ 20. Menores de 12 anos, maiores de 60 estudantes pagam a metade
TV: Globo