Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Em estreia 'iluminada' de Nikão, América atropela Guarani no Independência: 4 a 0

Meia recém-chegado ao Coelho entrou no lugar de Rodriguinho e balançou a rede em duas oportunidades. Juninho e Fábio Júnior completaram a goleada em Belo Horizonte

postado em 20/03/2013 23:59 / atualizado em 22/03/2013 16:26

Ramon Lisboa/EM/D.A Press


Finalmente veio a segunda vitória do América no Campeonato Mineiro. Na noite desta quarta-feira, em partida bastante tranquila, o Coelho jogou bem e massacrou o Guarani por 4 a 0, no Estádio Independência. Os gols foram marcados por Juninho, aos 26’ do primeiro tempo; Fábio Júnior, aos 6’ e Nikão, em duas oportunidades, aos 39’ e 43’ da etapa complementar. Desta forma, o time americano voltou a triunfar após quatro rodadas de jejum.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO CAMPEONATO MINEIRO


A boa vitória em casa faz o América respirar e pensar com um pouco mais de calma sobre suas expectativas no Campeonato Mineiro. Apesar de ainda aguardar o término da rodada, o Coelho pulou para a sexta posição na tabela, com nove pontos em sete partidas, e agora torce contra Tombense e Tupi, adversários diretos na luta pela classificação à semifinal. O sentimento, no entanto, é de que o primeiro dos cinco passos pela vaga na próxima fase está dado.

O Guarani, por sua vez, segue em situação bastante complicada. O Bugre, que venceu apenas uma partida, torce por empate entre Boa Esporte e Araxá e por derrota do América de Teófilo Otoni contra o Tupi para não terminar a rodada na zona de rebaixamento.

Com um pouco mais de tranquilidade para trabalhar durante os próximos dias, o Coelho volta as atenções para o duelo contra o América de Teófilo Otoni, na próxima quarta-feira, às 22h, no Vale do Mucuri. Já o Guarani, que segue ameaçado na tabela do Mineiro, recebe o Nacional em Nova Serrana apenas no Domingo de Páscoa, dia 31 de março, às 16h.

Presente de aniversário para Juninho

América e Guarani precisavam muito da vitória e a impressão é de que travariam grande duelo desde os primeiros instantes. O espetáculo, no entanto, foi ofuscado pela pouca produtividade das duas equipes durante os 15 minutos iniciais. A expectativa era a de que o Coelho, mandante do jogo, comandasse todas as ações, mas isso não aconteceu. Desta forma, o pequeno público no Estádio Independência acompanhou um início de embate pouco emocionante.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
A característica do jogo começou a mudar a partir dos 18 minutos, quando o América criou a primeira oportunidade de perigo. O lateral Gedeílson fez boa jogada pela direita, deixou um marcador para trás e cruzou para a grande área. A defesa do Guarani se atrapalhou ao tentar cortar e a bola sobrou para Geovanni, que finalizou muito mal por cima do gol.

E foi na segunda oportunidade que o América abriu o placar no Horto. Embora o tento não tenha saído em jogada bem trabalhada e com tabelas rápidas, ele não deixou de ter a sua plástica. O volante Juninho, que havia perdido um gol feito no clássico contra o Atlético – a partida ainda estava empatada em 1 a 1 –, construiu um desfecho diferente. Aos 26 minutos, o camisa 8 acertou uma bomba de pé direito da intermediária e colocou a bola no ângulo da baliza defendida por Leandro. Belo presente para o aniversariante, que comemorou seus 27 anos de idade no gramado do Estádio Independência: 1 a 0.

Pouquíssimo tempo após fazer o primeiro gol, o América voltou a assustar. Aos 28’, Rodriguinho quis coroar seu retorno ao time titular também com um gol de fora da área, mas dessa vez Leandro conseguiu desviar com a ponta dos dedos. O árbitro, no entanto, não perecebeu o toque do goleiro do Guarani e marcou tiro de meta.

A única chance de perigo criada pelo Guarani no primeiro tempo foi com o lateral-esquerdo Rafael Estevam, aos 34 minutos. Ele cobrou falta perigosíssima da intermediária e a bola tirou tinta da trave esquerda do gol defendido por Neneca.

Antes do fim do primeiro tempo, o América criou mais duas chances em lances parecidos. Pelo lado direito da entrada da grande área, Fábio Júnior acertou a parte externa da rede aos 39 minutos. Aos 41’ foi a vez de Gedeílson, da mesma posição, atirar a bola sobre o goleiro Leandro. Desta forma, o Coelho foi para o vestiário com vantagem mínima no marcador.

Brilha a estrela do estreante Nikão


Diferentemente do primeiro tempo, a partida na etapa complementar começou movimentada. E logo aos 6 minutos a rede balançou no Estádio Independência – para alegria dos torcedores presentes, o tento foi alviverde. Fábio Júnior e Claudinei fizeram boa tabela na entrada da área e o lance terminou em finalização do camisa 7: América 2 a 0.

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
O gol deu muita tranquilidade ao América. O time passou a controlar a partida com autonomia e não deu espaços para o Guarani. Aos 17’, Geovanni arriscou chute de longe e a bola passou por cima. Dois minutos depois, o camisa 9 recebeu bom passe de Rodriguinho e tentou lançar Fábio Júnior. Esperto, o goleiro Leandro conseguiu intervir na jogada e afastar o perigo.

Com a partida dominada, Paulo Comelli promoveu a primeira mudança na equipe. Ele deu a oportunidade para Nikão, que substituiu Rodriguinho. A alteração também serviu para dar descanso ao camisa 10, recém-recuperado de lesão no tornozelo esquerdo.

O Guarani só ameaçou aos 29 minutos em lance protagonizado pelo atacante Vítor. Ele recebeu passe de Eric, mas finalizou em cima do goleiro Neneca. Na sequência, o América fez duas substituições: entraram Felipe e China nos lugares de Fábio Júnior e Geovanni, respectivamente.

E brilhou a estrela de Nikão. O recém-chegado ao América fez o primeiro gol na sua estreia após chutar de fora da área e contar com a falha do goleiro Leandro, aos 39 minutos: 3 a 0. E a conta poderia ter sido aumentada logo em seguida se o armador não fosse atrapalhado pela presença de China na hora da finalização, aos 41'.

Aos 43’, porém, veio o segundo gol em cobrança de pênalti sofrida por Nikão. Ele próprio cobrou a infração e decretou a goleada do América sobre o Guarani, por 4 a 0, diante do pequeno público de 325 pagantes no Estádio Independência.

AMÉRICA 4X0 GUARANI


AMÉRICA
Neneca; Gedeilson, Everton Luiz, Lula e Wanderson; Claudinei, Doriva, Juninho e Rodriguinho (Nikão aos 20’ do 2ºT); Geovanni (China aos 30’ do 2ºT) e Fábio Júnior (Felipe aos 31’ do 2ºT)
Técnico: Paulo Comelli

GUARANI

Leandro; Rafael Pulga, Adalberto, Asprilla e Rafael Estevam; Éder, André Silva, Nando (Silas aos 21' do 2ºT) e Jouberth (Thiago Papel aos 13’ do 2ºT); Carlos Júnior (Vítor aos 13 do 2ºT) e Eric
Técnico: Leston Júnior

Motivo: sétima rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte
Data: quarta-feira, 20 de março de 2013

Gols:
Juninho aos 26’ do 1ºT (América)
Fábio Júnior aos 6’ do 2ºT (América)
Nikão aos 39 do 2ºT (América)
Nikão aos 43 do 2ºT (América)

Árbitro: Émerson Ferreira de Almeida
Auxiliares: Frederico Soares Vilarinho e Ricardo Junio de Souza

Cartões amarelos:
Asprilla aos 4’ do 2ºT (Guarani)
Nando aos 5’ do 2ºT (Guarani)
Fábio Júnior aos 16’ do 2ºT (América)
Leandro aos 43' do 2ºT (Guarani)

Público e renda: 325 pagantes e R$ 6.110,00