Futebol Nacional
None

AMÉRICA

Marcus Salum avalia elenco, busca reforços e rebate críticas do zagueiro David Luiz

Dirigente aposta no jovem elenco para levar o América de volta à elite do Brasileiro

postado em 24/03/2013 15:26 / atualizado em 25/03/2013 16:36

Leandro Couri/Esp. EM/D.A Press

O América está em busca de, pelo menos, mais dois reforços para a disputa do Campeonato Mineiro. A diretoria trabalha em busca de um novo zagueiro e de um lateral-esquerdo para os próximos dias. Também não está descartada a contratação de um jogador já consagrado no futebol, mas desde que seja viável para o clube e que esteja disponível no mercado.

Marcus Salum, um dos integrantes do Conselho Administrativo do América, acredita que os jogadores ainda não atingiram um nível desejado em campo. Prova disso, foi a mudança no comando técnico recentemente. Sem conseguir bons resultados, Vinícius Eutrópio foi substituído por Paulo Comelli, ex-Criciúma. Para o dirigente, elenco tem capacidade de dar a volta por cima e apagar os maus resultados colhidos nos primeiros jogos na temporada 2013.

“Falei várias vezes para a torcida que no futebol o principal é o resultado. Quem não ganha sofre. Fui para o jogo de quarta-feira (América 4 x 0 Guarani) tenso, pois os resultados até então tinham sido ruins, o que não significa que o time seja ruim e que não vai ficar bom. Eu diria que o time ainda está abaixo do que eu quero e do que a torcida espera, mas não diria que ele é ruim. O grande problema que o torcedor do América tem que entender é que o clube tinha um grupo sensacional e que vinha atuando junto há três anos. Esse grupo alcançava resultados em uma média para cima sempre, mas que foi envelhecendo".

O dirigente revela que com os demais membros do Conselho Administrativo optaram por mudar parte do elenco, invenstindo em jovens atletas.

"Tínhamos uma nítida noção que para retornamos à Série A do Brasileiro, o grupo já não tinha a mesma força. Então, tomamos uma atitude de coragem que é a mesma atitude que o Cruzeiro tomou, remontar todo o grupo. A experiência com o Vinícius Eutrópio foi muito ruim. Tivemos que mudar a rota disso. O América apresentou uma postura que eu não admito, pouca ofensiva e sem a cabeça de time grande que ele é. Dentro dessa linha percebemos que precisávamos reforçar o clube e continuamos atrás de outros jogadores. Mais um ou dois até o fim do Mineiro, pois temos um prazo curto para inscrevê-los na competição. Vamos nas nossas carências contratar mais um zagueiro e ainda temos uma deficiência na lateral esquerda, que é uma prioridade. A não ser que surja um grande nome”, afirmou.

Série B

Carlos Cruz / Assessoria América FC
O dirigente também fez questão de ressaltar que novos nomes surgirão no Coelho para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Outros jogadores também poderão ser despedidos. Vai depender do desempenho deles na disputa do Estadual.

“Para o Brasileiro traremos além desse nome, um ou dois, poderemos mudar as peças. Se você analisar Nikão e Willians, recém-contratados, verá que já são de um nível elevado. Os jogadores que virão, pegarão a camisa e entrarão em campo”, frisou.

Marcus Salum também comparou o atual elenco em relação ao que atuou no ano passado. Para ele, os jogadores de hoje não são tão rodados e experientes, mas têm condições de levar o time de volta à elite do futebol nacional.

“O elenco de 2012 foi um dos melhores que o América montou nos últimos anos. Tinha jogadores de nome e que passaram por outros grandes clubes. Aquele elenco em termos de nome e bagagem era muito superior ao atual. Não deu liga e percebemos que ele estava um pouco envelhecido. Fizemos as mudanças para um time mais jovem e com mais possibilidades de dar resultados para que o time consiga o acesso à Série A. Considero que esse time que estamos montando nesta temporada seja menos graduado e com mais potencial para a disputa da Série B”, destacou.

Velho conhecido


Questionado sobre um possível desejo do atacante Bruno Meneghel de retornar ao futebol brasileiro, Marcus Salum acredita que, se for verdade, certamente o América não pensará duas vezes em repatriá-lo. O jogador teve boa passagem pelo clube no último ano e se transferiu para o futebol chinês.

“Se o Bruno quisesse voltar o traria imediatamente. Essa informação não chegou para mim. Até sondei que o Bruno foi para o Japão e está ganhando muito bem. É um jogador que tem as portas abertas, pois fez um belo trabalho aqui. A gente sempre mantém contato com ele e se houver a possibilidade dele voltar, certamente virá para cá”.

Polêmica causada por David Luiz

Wander Roberto/VIPCOMM
Por fim, o dirigente rebateu uma declaração do zagueiro do Chelsea e da Seleção Brasileira, David Luiz, que afirmou ter vivido momentos ruins quando esteve na base do América, por volta dos 14, 15 anos. Ele teria dito que chegou a comer feijão cozido no copo por dias seguidos para se sustentar. A estrutura naquela época, segundo o defensor, era muito precária.

“Eu fiquei muito triste com essa declaração que tem pouca consistência. O América recebe cerca de mil meninos por ano, talvez mais. Eu procurei em todos os arquivos o Davi Luis no América e não achei. Nem sei em que período ele passou por lá. Acho que ele deveria conversar com o Fred, com o Danilo, jogadores da Seleção Brasileira que estão com ele e perguntar um pouquinho sobre o clube. Se o América fosse tão ruim assim no tratamento, não teria feito o Gilberto Silva, Evanílson, Fred, Palhinha, todos os jogadores que inclusive jogaram nas Seleções Brasileira e Japonesa que foram à Copa do Mundo. Acho que ele deve ter vindo em teste em um período curto, talvez pedido por algum empresário numa época infeliz qualquer e aconteceu algum incidente com o rapaz. Agora, o tratamento e o nível da categoria de base do América, o grande resultado disso é o que revelamos".

Sobre o trabalho realizado na base do clube Salum ressaltou. "Aqui o trabalho é feito com qualidade. Não tem como eu refutar uma declaração que nem consta em nosso arquivo, ele que deve ter vindo em teste por um período curto. Se ele tivesse treinado no América todos saberiam quem era o David Luiz. Desejo a ele toda a sorte do mundo e que também tenha um pouco mais de educação e gratidão. Temos recebido isso aqui e ele também deve ter recebido. Mas esse é o caminho do futebol. O sujeito alcançou um passo à frente e acha que pode falar de tudo. O América tem um trabalho sério e organizado. Cuida dos meninos e é lógico que às vezes tem alguma dificuldade. Isso pode ter sido uma coincidência pelo fato do clube ter passado por um período mais difícil anteriormente. Considero ridícula essa declaração dele”, concluiu.

Tags: luiz david zagueiro do críticas rebate e reforços busca elenco, avalia salum marcus