Futebol Nacional
None

CAMPEONATO MINEIRO

Dormindo no G4

América vence o xará de Teófilo Otoni em rodada antecipada e fica pela primeira vez entre os quatro que se classificam para a semifinal

postado em 28/03/2013 08:18 / atualizado em 28/03/2013 08:22

CARLOS CRUZ/ASSESSORIA DO AMÉRICA/DIVULGAÇÃO

O América mostrou mais uma vez evolução, ao vencer de virada o América-TO por 3 a 1, ontem à noite, no Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni, na abertura da oitava rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. Agora sua torcida está esperançosa de que será possível alcançar a classificação para as semifinais. O time chegou a 12 pontos e pela primeira vez é um dos quatro primeiros, superando o Tupi, com a mesma pontuação, no saldo de gols: um de vantagem.

A troca de Vinícius Eutrópio por Paulo Comelli deu o resultado esperado. O Coelho estava lutando para fugir das últimas colocações, com apenas uma vitória, em três partidas subiu na classificação com um futebol convincente. A noite de ontem foi um exemplo disto. Mas os números é que mostram a verdade sobre o crescimento do time. Nos cinco primeiros jogos foram apenas quatro gols. Nos três últimos, nove. A equipe ganha maior confiança para o próximo compromisso: o clássico contra o Cruzeiro, contra quem foi responsável por uma terrível dor de cabeça nas semifinais do Estadual do ano passado, superando-o nos dois jogos, por 3 a 2 e 2 a 1.

Em Teófilo Otoni, só houve equilíbrio no começo do confronto. Pressionado por estar em casa e na zona de rebaixamento (é o lanterna), o América-TO foi para cima. Criou as melhores chances e foi logo fazendo 1 a 0, gol de Daniel, depois de preciso cruzamento de Leandrinho da direita. Mas, com agressividade no ataque e muita velocidade, o Coelho foi se impondo. Em pouco tempo se impôs e empatou com Fábio Júnior, aproveitando uma bola que o goleiro Raphael Barrios largou, depois da falta cobrada com violência por Nikão. O artilheiro chutou, ela resvalou no zagueiro Araújo e entrou.

O Dragão se assustou com o empate e ficou ainda mais perdido em campo quando Rodriguinho – que ontem completou 25 anos – emendou no canto direito, depois de passe de Fábio Júnior para fazer 2 a 1. O terceiro gol veio também no primeiro tempo. O lateral Wanderson avançou e levou uma tesoura de Iran dentro da área. Pênalti indiscutível, que Fábio Júnior cobrou no canto esquerdo do goleiro. Era tudo de que o Coelho precisava: a vantagem ampliada para jogar com tranquilidade e confiança.

DESESPERO Na segunda etapa, mesmo o América-TO tendo alguns bons momentos, com bolas cruzadas na área e partindo para o abafa, foi o América quem esteve perto do gol. Destaque para Fábio Júnior pelos dois gols, agora artilheiro do campeonato com cinco e, Nikão, que deu nova movimentação ao ataque, ao criar as jogadas e ter capacidade para concluí-las. Pelo menos ontem ficou muito difícil marcar as investidas do time, especialmente na primeira etapa. Mérito também para Paulo Comelli, que em 17 dias colocou o Coelho para saltar bonito.

América-TO 1 x 3 América

América-TO

Rafael Barrios; Rodrigo Sena (Clênio no intervalo), Araújo e Rancharia; Iran (Flávio Lopes no intervalo), Élder, Luizinho, Luciano Mourão e Leandrinho; Daniel e Grafite (22 do 2º)
Técnico: Gilmar Estevam

América
Neneca; Patrick, Everton Luiz, Lula e Wanderson; Leandro Ferreira, Juninho, Doriva e Rodriguinho (Geovanni 30 do 2º); Nikão (Júnior Lemos 40 do 2º) e Fábio Júnior (Felipe 45 do 2º)
Técnico: Paulo Comelli

Estádio: Nassri Mattar
Gols: Daniel 16, Fábio Júnior 21, Rodriguinho 36 e Fábio Júnior 41 do 1º
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Breno Rodrigues
Cartão amarelo: Araújo, Luciano Mourão, Grafite, Leandro Ferreira, Juninho e Rodriguinho

Tags: interiormg