Futebol Nacional
None

REFORÇOS NO BANCO

Zagueiros contratados pelo América ainda não entraram em campo nesta temporada

Everton Luiz e Lula se firmaram como titulares a partir da segunda rodada do Mineiro, contra o Boa Esporte; Edmário e Wallinson não disputaram nenhuma partida em 2013

postado em 01/04/2013 19:30 / atualizado em 01/04/2013 20:40

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press e Carlos Cruz/América FC


O experiente César Lucena, de 32 anos, é o terceiro zagueiro contratado pelo América em 2013 e o sexto do atual elenco. Antes dele, os jogadores Edmário, ex-Duque de Caxias, e Wallinson, emprestado pelo Goiás (ambos na foto acima), reforçaram o Coelho para esta temporada. Os dois atletas, no entanto, nem sequer tiveram a oportunidade de entrar em campo nas oito partidas pelo Campeonato Mineiro.

Edmário foi confirmado como reforço do América no fim de 2012, juntamente com mais seis jogadores. O atleta chegou ao CT Lanna Drumond sob recomendação do então técnico Vinícius Eutrópio, que havia trabalhado com ele no Duque de Caxias. Já Wallinson veio para o Coelho depois de longo período de negociação com o Goiás, que não queria fixar seus direitos econômicos após o término do contrato de empréstimo. O próprio zagueiro, no entanto, insistiu muito e a diretoria esmeraldina aceitou liberá-lo com as condições inicialmente apresentadas pela cúpula americana.

No primeiro jogo oficial do América em 2013, Vinícius Simon e Lula formaram a dupla de zaga, enquanto Edmário permaneceu no banco. No Alto Paranaíba, o Coelho foi derrotado pelo Araxá na estreia do Campeonato Mineiro, por 2 a 1, e ambos os jogadores tiveram atuações modestas. A falta de entrosamento do sistema defensivo na primeira rodada era evidente.

Titular em grande parte dos jogos da Série B de 2012, Éverton Luiz estava em fase de recuperação de lesão no púbis no início do ano e por isso não participou do jogo de estreia. Seu retorno ao time principal foi confirmado após Vinícius Simon sofrer lesão na coxa direita e ser cortado da segunda rodada do Mineiro, no duelo contra o Boa Esporte.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press e Carlos Cruz/Assessoria América FC
Nas últimas sete rodadas, Everton Luiz e Lula formaram a dupla de zaga do América e atuaram durante os 90 minutos de cada jogo. No banco de reservas, Edmário, Wallinson e Vinícius Simon se revezaram como suplentes, mas não chegaram a ser utilizados em nenhum momento.

Com Everton Luiz e Lula atuando juntos em sete partidas, o América sofreu oito gols – cinco deles no clássico contra o Atlético (2 a 5). Em três oportunidades, o Coelho saiu de campo sem ser vazado - empate com o Boa Esporte (0 a 0) e vitórias sobre Caldense (1 a 0) e Guarani (4 a 0).

Um ponto positivo de Lula em relação aos demais zagueiros é o fato de ele já ter balançado a rede neste Estadual. Foi dele o gol do América no empate contra o Tupi, por 1 a 1, pela quarta rodada da competição, em Juiz de Fora. Ele e Everton Luiz jogarão juntos novamente no clássico contra o Cruzeiro, no próximo domingo, às 16h, no Mineirão.

Rodada do Mineiro,  resultado e dupla de zaga

1ª rodada - Araxá 2x1 América – Vinícius Simon e Lula
2ª rodada - América 0x0 Boa Esporte – Everton Luiz e Lula
3ª rodada - América 1x0 Caldense – Everton Luiz e Lula
4ª rodada - Tupi 1x1 América – Everton Luiz e Lula
5ª rodada - América 1x1 Nacional – Everton Luiz e Lula
6ª rodada - Atlético 5x2 América – Everton Luiz e Lula
7ª rodada - América 4x0 Guarani – Everton Luiz e Lula
8ª rodada - América-TO 1x3 América – Everton Luiz e Lula