Futebol Nacional
None

REFORMULAÇÕES

Reforços contratados nesta temporada já são maioria no América de Paulo Comelli

No clássico de domingo, contra o Cruzeiro, técnico deve escalar seis contratações para este ano e cinco remanescentes de 2012. Zagueiro César Lucena fará estreia pelo clube

postado em 05/04/2013 09:00 / atualizado em 05/04/2013 11:20

Marcos Michelin/EM/D.A Press


O América realizou, até o momento, 16 contratações para esta temporada. O número de reforços representa 51% do elenco atual, que conta com 31 atletas. Dos jogadores apresentados em 2013, alguns são presenças constantes na equipe principal, enquanto outros nem sequer entraram em campo. Passadas oito rodadas do Campeonato Mineiro, uma coisa pode ser notada: os que chegaram no início do ano já são maioria no time de Paulo Comelli.

O time que estreou contra o Araxá (derrota por 2 a 1) contava com sete remanescentes de 2012 e quatro “caras novas”. Os mesmos números foram mantidos na segunda, quarta e quinta rodadas, respectivamente contra o Boa Esporte (empate por 0 a 0), Tupi (empate por 1 a 1) e Nacional (empate por 1 a 1). Apenas na vitória sobre a Caldense é que a proporção foi ligeiramente diferente, com cinco recém-chegados no time titular (vitória por 1 a 0).

Na metade do Campeonato Mineiro, o América demitiu o técnico Vinícius Eutrópio e contratou Paulo Comelli. Na sexta e sétima rodadas, contra Atlético (derrota por 5 a 2) e Guarani (vitória por 4 a 0), o novo comandante escalou seis remanescentes de 2012 e cinco reforços no time titular. Já na oitava rodada, com os cortes de Gedeílson e Claudinei, o Coelho venceu o América de Teófilo Otoni (3 a 1) com apenas quatro contratados.

Para o clássico contra o Cruzeiro, porém, o número de reforços prevalecerá na escalação do América. Comelli já confirmou o retorno de Claudinei ao time titular na vaga de Leandro Ferreira e muito provavelmente colocará o recém-contratado César Lucena (este chegou na última segunda-feira) no lugar de Lula, com a camisa 4. Desta forma, o time terá cinco remanescentes na formação inicial.

Vale lembrar que os armadores Willians e Mazinho chegaram ao CT Lanna Drumond no decorrer de março e não tiveram tempo suficiente de preparação para estrear com a camisa do Coelho.

Os reforços mais prestigiados


Arquivo/EM/D.A Press

Wanderson (lateral-esquerdo)

O atleta contratado para 2013 que ganhou mais prestígio no América foi o lateral-esquerdo Wanderson. Auxiliado pela negociação de Bryan com o Benfica, o ex-camisa 6 do América de Natal assumiu a condição de titular e não saiu mais. Ele, inclusive, foi o autor do gol da primeira vitória do Coelho no Campeonato Mineiro, contra a Caldense, por 1 a 0, em jogo válido pela terceira rodada, no Independência.

Claudinei (volante)

O volante Claudinei é considerado o atleta mais regular do meio-campo do América. Com poucas faltas e várias intervenções defensivas, o camisa 5 conquistou a confiança tanto de Vinícius Eutrópio quanto de Paulo Comelli, treinadores que comandaram o Coelho nesta temporada.

Doriva (volante)

Somente nos dois primeiro jogos desta temporada é que o atual camisa 11 do América ficou no banco de reservas. Com as boas exibições no segundo tempo das partidas contra Araxá e Boa Esporte, Doriva tomou o lugar de Patrick no time titular e se mostrou um jogador com boa presença ofensiva. Foram dele, por exemplo, as principais jogadas do Coelho na goleada sofrida para o Atlético, pela sexta rodada do Mineiro.

Nikão (meia-atacante)

Emprestado pelo Atlético até o fim da temporada, Nikão foi convocado por Paulo Comelli logo que chegou ao CT Lanna Drumond. Na estreia contra o Guarani, o meia-atacante fez dois gols e demonstrou ter estrela, apesar da forma física deficiente. Já na partida contra o América-TO, o jovem jogador melhorou sua resistência e deu bastante trabalho ao time adversário. Parece ter se firmado como parceiro de Fábio Júnior na linha de frente.


Atletas contratados com boas oportunidades


Arquivo/EM/D.A Press


Juninho (volante)

Embora tenha sido capitão do Duque de Caixas sob o comando de Vinícius Eutrópio, Juninho amargou a reserva nos primeiros jogos pelo América. Quando recebeu a primeira chance como titular, através de Paulo Comelli, o meio-campista não largou mais. Ele foi coroado, recentemente, com um belo gol de fora da área contra o Guarani, justamente no dia de seu aniversário de 27 anos.

Gedeílson (lateral-direito)


Ele chegou ao CT Lanna Drumond com a condição de um dos poucos destaques do rebaixado Ipatinga (atual Betim). Nos primeiros jogos, apresentava muita movimentação e ia bastante à linha de fundo. No entanto, acabava pecando na hora dos cruzamentos. O primeiro que conseguiu acertar foi no clássico contra o Atlético, que terminou em gol de Fábio Júnior. Por conta de algumas lesões no tornozelo, vem, com certa frequência, revezando a titularidade com o remanescente Patrick.

Felipe (atacante)

Começou como titular ao lado de Fábio Júnior, mas perdeu a posição logo na quarta rodada do Campeonato Mineiro. Considerado o principal reforço do América para esta temporada, Felipe não conseguiu render o mesmo futebol que o consagrou com as camisas de Náutico e Goiás. Hoje, o antigo carrasco de Cruzeiro e Atlético sempre surge como opção no banco de reservas, entrando somente ao término das partidas.

Reforços com poucas oportunidades


Arquivo/EM/D.A Press


Os atacantes Laércio e Tiago Alves e o volante Alan Mota são os atletas que tiveram poucas oportunidades em 2013. O primeiro foi o que soube aproveitar melhor as suas chances, já que balançou a rede no clássico contra o Atlético, no Independência. O ex-jogador entrou em campo três vezes, enquanto os dois últimos jogaram em apenas uma ocasião.


Contratações que ainda não foram testadas em 2013


Além dos recém-chegados César Lucena, Willians e Mazinho, o América conta com jogadores um pouco mais antigos de casa que ainda não entraram em campo nesta temporada. São eles os zagueiros Wallinson e Edmário e o lateral-direito Bernardo. O último, inclusive, nem sequer foi relacionado para alguma partida da equipe em 2013.

Números dos reforços do América nesta temporada

Wanderson (lateral-esquerdo) – oito jogos e um gol
Doriva (volante) – oito jogos e nenhum gol
Juninho (volante) – sete jogos e um gol
Claudinei (volante) – sete jogos e nenhum gol
Gedeílson (lateral-direito) – sete jogos e nenhum gol
Felipe (atacante) – cinco jogos e nenhum gol
Laércio – três jogos e um gol
Nikão (atacante) – dois jogos e dois gols
Alan Mota – um jogo e nenhum gol
Tiago Alves – um jogo e nenhum gol
Bernardo – nenhum jogo
Wallinson – nenhum jogo
Edmário – nenhum jogo
Willians – nenhum jogo*
Mazinho – nenhum jogo*
César Lucena – nenhum jogo*


* Estes atletas chegaram por último ao América