Futebol Nacional
None

COPA DO BRASIL

Contra o desconhecido Gurupi, América inicia trajetória na Copa do Brasil de 2013

Coelho está em Tocantins para estrear no torneio nacional nesta quarta, às 20h30

postado em 09/04/2013 20:19 / atualizado em 10/04/2013 14:56

Carlos Cruz/Assessoria América FC


O América inicia, nesta quarta-feira, a sua trajetória na Copa do Brasil de 2013. No Estádio Gilberto Rezende Rocha, o Coelho enfrenta o Gurupi de Tocantins no jogo de estreia da competição a partir das 20h30. Momentaneamente, a equipe de Paulo Comelli deixa de lado o Campeonato Mineiro e centra as atenções para fazer uma boa campanha na competição nacional. Caso vençam por dois ou mais gols de diferença, os mineiros eliminam o jogo de volta, marcado para o Independência, em Belo Horizonte.


A melhor campanha do América na história da Copa do Brasil foi em 1998. O time comandado por Givanildo Oliveira eliminou Ji-Paraná e Internacional, mas caiu nas oitavas de final para o Sport Recife. No primeiro duelo, empate por 3 a 3 no Independência. No jogo da volta, vitória por 2 a 1 dos pernambucanos. O Coelho finalizou o torneio em 11º lugar.

Nas outras 13 participações na Copa do Brasil, o América chegou à segunda fase em cinco oportunidades (1996, 1999, 2000, 2004 e 2012) e foi eliminado na ronda inicial por oito vezes (1993, 1994, 1997, 2001, 2002, 2005, 2006 e 2009).

A expectativa, agora, é a de que o Coelho possa quebrar todo o retrospecto ruim na competição e fazer boas partidas. Para o recém-chegado César Lucena, campeão da Copa do Brasil com o Sport em 2008, é preciso respeitar os adversários e ter muita tranquilidade nos jogos de mata-mata.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
“Quando você vence o primeiro jogo na Copa do Brasil, vai ganhando mais confiança e a competição vai se afunilando. Na medida em que vencemos, os adversários se complicam cada vez mais. É preciso muita humildade contra todas as equipes. Não será diferente contra o Gurupi, vamos respeitá-los mesmo sem conhecer os jogadores da equipe”, disse o camisa 4.

Apesar da estreia irregular, César Lucena deve ser mantido por Paulo Comelli na equipe titular, repetindo a dupla de zaga com Everton Luiz. A  única mudança confirmada é na lateral-direita: Patrick entra no lugar de Gedeílson, que nem sequer foi relacionado para o jogo. O técnico ainda estuda a possibilidade de fazer alterações na parte ofensiva e um dos nomes que ganha força é o do armador Willians, que pode começar jogando em Gurupi.

Gurupi aposta na base para surpreender na Copa do Brasil


O técnico do Gurupi, Léo Goiano, tem à disposição um misto de atletas remanescentes de 2012 e jovens oriundos das categorias de base. O volante Sandro Maranhão e o lateral-esquerdo Geovani se juntaram aos veteranos da equipe, casos dos dois zagueiros Anderson Cristo e Dentinho, dos volantes Urânio e Hemerson, do meia Thiago Campos e do atacante Héder. O Camaleão, como o clube é conhecido, é o atual campeão de Tocantins e está na decisão do primeiro turno do Estadual, contra o Interporto.

GURUPI-TO X AMÉRICA

GURUPI-TO
Bruno; Apodí, Paulão, Dentinho e Geovani; Hermeson, Sandro Maranhão, Eduardo e Gutenberg; Leonardo e Héder
Técnico: Léo Goiano

AMÉRICA
Neneca; Patrick, Everton Luiz, César Lucena e Wanderson; Claudinei, Juninho, Doriva e Rodriguinho; Nikão e Fábio Júnior
Técnico: Paulo Comelli

Motivo: jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil
Local: Estádio Gilberto Rezende Rocha, em Gurupi (TO)
Data: quarta-feira, 10 de abril de 2013, às 20h30

Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Assistentes: Marrubson Melo Freitas (DF) e José Reinaldo Júnior (DF)