Futebol Nacional
None

VAI TER QUE 'IR ALÉM'

Coelho terá de superar ineficácia ofensiva para eliminar o Avaí pela Copa do Brasil

América, que só conseguiu fazer dois ou mais gols em quatro dos 14 jogos disputados neste ano, está em desvantagem no duelo válido pela segunda fase do torneio nacional

postado em 14/05/2013 17:40 / atualizado em 14/05/2013 18:06

Ramon Lisboa/EM/D.A Press

O América terá uma missão muito difícil nesta quinta-feira, contra o Avaí, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. Para se classificar sem depender da disputa de pênaltis, o Coelho pode vencer pela vantagem mínima, desde que marque dois ou mais gols no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Uma estatística, porém, é alarmante. O time de Paulo Comelli só balançou a rede por mais de uma vez em quatro dos 14 jogos disputados nesta temporada.

Nas cinco primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, o América não conseguiu fazer mais de um gol por jogo. Nas ocasiões, o time treinado por Vinícius Eutrópio perdeu para o Araxá por 2 a 1, empatou com o Boa Esporte em 0 a 0, venceu a Caldense por 1 a 0 e empatou com Tupi e Nacional, os dois por 1 a 1. Os resultados irregulares custaram na demissão do comandante.

Paulo Comelli foi contratado e logo na sua estreia, uma pedreira: o rival Atlético. O Coelho começou bem, porém sucumbiu à força do time alvinegro. Levou cinco gols, mas ao menos conseguiu fazer dois. Nos jogos seguintes, o ataque do América funcionou contra Guarani (vitória por 4 a 0) e América de Teófilo Otoni (vitória por 3 a 1).

A boa sequência do América no Estadual foi barrada pelo Cruzeiro. No Mineirão, o time alviverde foi derrotado por 4 a 1. Em seguida, contra Villa Nova e Tombense, duas derrotas, ambas por 2 a 0. O time terminou a primeira fase na oitava posição, com 14 gols feitos e 18 sofridos. Com cinco tentos, Fábio Júnior foi o artilheiro americano no torneio.

Pela fase estreia da Copa do Brasil, o América venceu o Gurupi de Tocantins por 3 a 2, fora de casa, e empatou em 0 a 0 no Independência. Na última terça-feira, dia 7, a sorte não foi a mesma. O Coelho perdeu para o Avaí no Horto e se complicou no andamento do torneio. Para complicar ainda mais, o clube não faz gols há quatro jogos e terá de superar os próprios limites na luta pela sobrevida na competição nacional.

Jogos do América em 2013 (Em negrito, as partidas em que o Coelho fez dois ou mais gols)

Araxá 2x1 América - 1ª rodada do Mineiro
América 0x0 Boa Esporte - 2ª rodada do Mineiro
América 1x0 Caldense - 3ª rodada do Mineiro
Tupi 1x1 América - 4ª rodada do Mineiro
América 1x1 Nacional - 5ª rodada do Mineiro
Atlético 5 X 2 América - 6ª rodada do Mineiro
América 4X0 Guarani - 7ª rodada do Mineiro
América-TO 1X3 América - 8ª rodada do Mineiro
América 1 X 4 Cruzeiro - 9ª rodada do Mineiro
Gurupi-TO 2X3 América - jogo de ida da 1ª fase da Copa do Brasil
Villa Nova 2x0 América - 10ª rodada do Mineiro
Gurupi-TO 0x0 América - jogo de volta da 2ª fase da Copa do Brasil
América 0x2 Tombense - 11ª rodada do Mineiro
América 0x1 Avaí - jogo de ida da 2ª fase da Copa do Brasil